94 views 2 mins

Taiwan elege presidente no sábado e atual líder é favorita

em Política
quinta-feira, 09 de janeiro de 2020

Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen. Foto: Reuters/Reprodução

Taiwan vai escolher no próximo sábado (11) um novo presidente, em eleições em que, como sempre, as relações com a China têm papel determinante. A atual líder da ilha, Tsai Ing-wen, de 63 anos, é a favorita para continuar no cargo, juntamente com o Partido Progressista Democrático (DPP), cujo independentismo moderado conquistou a confiança da população da ilha nos últimos quatro anos.

O principal rival de Tsai vai ser Han Kuo-yu, de 62 anos, do Kuomintang (KMT), atual presidente da segunda maior cidade da ilha, Kaohsiung. Outro candidato é James Soong, do conservador Partido Primeiro o Povo (PPP), a quem as sondagens dão apenas 7% dos votos.

Além da popularidade dos candidatos ou das promessas eleitorais para reforçar o crescimento econômico, os eleitores de Taiwan vão sobretudo escolher o futuro imediato da ilha em relação a Pequim.
Em 2019, Taiwan voltou a perder aliados diplomáticos a favor da China, até ficar com os atuais 15, num ano marcado pelo impacto dos protestos antigovernamentais em Hong Kong e pela maior aproximação com Washington.

Tsai Ing-wen rejeitou o chamado “princípio de uma só China”, mediante o qual só existe uma China, abarcando a ilha e o continente, o que levou Pequim e Taipé a reclamar a totalidade do território. “As relações eram pacíficas até que Tsai chegou ao poder. Se voltar a ganhar, vai continuar uma espécie de paz fria ou de confrontação fria“, afirmou o diretor do Centro de Estudos de Taiwan, da Universidade Jiao Tong em Xangai, Lin Gang.