72 views 2 mins

‘Olavo de Carvalho é um vigarista profissional’, diz Santos Cruz

em Política
quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, classificou na terça-feira (26) o escritor Olavo de Carvalho como “um vigarista profissional”. Em depoimento à CPI das Fake News, o militar repudiou comentários publicados por ele em redes sociais sobre a atuação de oficiais do Exército no governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em uma das publicações, em maio passado, Olavo de Carvalho chamou Santos Cruz de ‘politiqueiro e fofoqueiro de merda’. ” A pessoa fala que é escritor e filósofo, dá sugestões na área de educação e parte para um palavreado que não dá para repetir aqui. Nunca li e não pretendo ler a obra dele. Acho que ele não tem padrão nem para se expressar. É um vigarista profissional que conseguiu influência em cima de algumas personalidades”, afirmou.

O deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) lembrou que, dias antes de deixar o governo, o militar sofreu mais de três mil ataques nas redes sociais, “orientados por Olavo de Carvalho”. “Aquele charlatão místico procurou destruir os símbolos do Exército Brasileiro, ao qual o general serviu por tantos anos e com tanta honra”, disse Frota. Questionado, o ex-ministro evitou críticas diretas ao presidente da República ou aos filhos dele”.

“Eu não vou falar de filho do presidente da República, nem como ministro e nem como cidadão. Eu tenho meu conceito sobre cada um deles. Tenho meu conceito sobre o próprio presidente. Mas acho completamente deselegante e, falta de educação, o ataque pessoal. Então, não vou fazer isso”.

A defesa de Olavo de Carvalho durante a audiência pública coube ao deputado Marco Feliciano (Podemos-SP). “Às pessoas que falam em tom pejorativo sobre o professor Olavo de Carvalho, que estudem um pouquinho suas obras. Vocês vão ver que ele é de fato uma pessoa extremamente preparada, habilidosa e não pode sofrer aqui depreciação”, disse (Ag.Senado).