62 views 55 secs

Integração dos órgãos de segurança pública do país

em Política
quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou que a solução do problema da insegurança vai além da aprovação de leis de combate à criminalidade, a exemplo do recente aprovado pacote anticrime. O senador defendeu a integração entre os órgãos de segurança de todo o país e a unificação de bancos de dados, de modo a evitar fraudes a partir da emissão de documentos.

“Porque país em que um mesmo indivíduo pode deter múltiplos números de CPF, bem como ostentar um novo documento de identidade em cada unidade federativa, convenhamos, não é um país seguro. Ou alguém acha que isso não significa justamente um campo fértil à criminalidade?”, questionou.

Para ele, é preciso valorizar e capacitar os policiais e garantir a segurança deles para que possam atuar adequadamente. O investimento em inteligência também é necessário, para que sejam alcançados índices maiores de elucidação de crimes, acrescentou o senador. E que a impunidade está associada a esse aspecto, ao citar que, no Brasil, apenas 15% dos crimes são elucidados, enquanto, no Reino Unido e na França, esse índice fica entre 80% e 90%.

O senador também defendeu a adoção de instrumentos de “pacificação social” e o estímulo a comportamentos que levem em conta o respeito ao próximo (Ag.Senado).