74 views 46 secs

Brasil está entre os que mais ‘preservam’ florestas

em Política
terça-feira, 29 de outubro de 2019

Ao voltar a cobrar a leitura do requerimento de criação da CPI das Ongs para apurar eventuais irregularidades envolvendo essas entidades na Amazônia, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou ontem (29) que “os brasileiros não precisam ter vergonha da realidade ambiental do país”. Ele afirmou que o Brasil é um dos países que mais preservam a cobertura vegetal originária. Segundo ele, esse índice é de 69%, sendo que, na Amazônia Legal, a preservação alcança 83%.

Para o senador, países desenvolvidos que tentam ‘bater’ o carimbo da irresponsabilidade no Brasil, estão longe de ser exemplo na área ambiental. O senador citou dados que mostram que, no Canadá, o consumo de combustível fóssil per capita ao ano é de, aproximadamente, 7,6 mil quilos. Na Noruega, é de 5,8 mil quilos; na Alemanha, de 3,8 mil quilos; e na França, é de 3,6 mil quilos.

“O consumo de energia pelos brasileiros fica 1,48 quilos de equivalentes do petróleo ao ano. Estamos atrás até da Turquia. Isso significa que um canadense gasta 5 vezes mais combustível do que um brasileiro… O consumo da Noruega per capita corresponde a praticamente quatro vezes o do Brasil. E nós estamos falando do Brasil continente, com 200 e poucos milhões de habitantes”, disse (Ag.Senado).