63 views 2 mins

Agenda do Congresso terá reformas, autonomia do BC e segunda instância

em Política
terça-feira, 07 de janeiro de 2020

A agenda de reformas em debate no Congresso Nacional promete movimentar o ano legislativo, que terá início em fevereiro. Entre os temas que vão ocupar o debate parlamentar estão as propostas de reformas tributária e administrativa, as que visam alterar regras no Código de Trânsito, a que estabelece a autonomia do Banco Central e a retomada do debate sobre a prisão após a condenação em segunda instância.

A reforma tributária é que mais avançou até o momento. Tramitam duas propostas no Congresso, sendo uma na Câmara e outra no Senado. No final de 2019, foi instalada no Congresso a comissão mista, formada por deputados e senadores, para unificar os textos das duas casas. A comissão, formada por 15 deputados e 15 senadores, tem como presidente o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) e como relator o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

“Que a gente possa organizar a tributação da renda, tributar mais aqueles que têm mais recursos para pagar. O Brasil tem sistemas que concentram e beneficiam a elite da sociedade brasileira”, disse o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que espera aprovar o texto da reforma ainda no primeiro semestre, e descartou a criação de novos impostos.

A reforma administrativa, por sua vez, quer mexer nas regras de remuneração e estabilidade para os servidores públicos, dentre outros pontos. O governo sinalizou, após adiar seu envio ao Congresso três vezes, que deve encaminhar a proposta em fevereiro. Também estará em discussão a proposta do governo batizada de Plano Mais Brasil, que consiste em três propostas que mexem com vários itens de receitas e despesas do governo federal e dos estados e municípios (ABr).