69 views 52 secs

A burocracia como ‘principal entrave’ à inovação

em Política
sexta-feira, 29 de novembro de 2019

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) destacou a importância da inovação para o desenvolvimento do país. Segundo o parlamentar, o Brasil ocupa apenas o lugar número 66 entre 129 países no Índice Global de Inovação de 2019, uma posição que classificou como muito pouco satisfatória. Para ele, ‘a primeira pedra no caminho’ dos projetos de pesquisa e inovação é a burocracia.

Izalci disse que, às vezes, importantes projetos de inovação deixam de ser financiados por não se encaixarem em um edital ou porque a obtenção dos documentos e o cumprimento das exigências tomam mais tempo do que a pesquisa em si. Na concessão de créditos e recursos, não há critérios que avaliem o sucesso ao longo do tempo. Não há distinção entre iniciativas exitosas e aquelas que não estão alcançando resultado, criticou. 

“É perceptível que os avanços científicos, sejam na área de saúde, sejam em qualquer outra área, melhoram muito a vida das pessoas. Mas não basta que nós esperemos que outros desenvolvam esse avanço. Quebrar barreiras burocráticas e estabelecer a eficiência para nortear esta caminhada nos ajudará a fortalecer o ecossistema de inovação brasileiro, com resultados positivos e de impacto para todos nós (Ag.Senado).