167 views 2 mins

‘Tinder’ islâmico para incentivar casamentos saudáveis

em Pessoa Física
sexta-feira, 16 de julho de 2021

Um aplicativo de namoro que respeita a lei e a tradição islâmica. Este é o projeto apresentado pelas autoridades iranianas para facilitar “casamentos duradouros e conscientes” e tentar conter a “influência dos valores estrangeiros”, revelou a televisão estatal.

Chamado de Hamdam (“Companheiro”, em português), o serviço online é o primeiro do tipo destinado a jovens solteiros e o único aprovado pela República Islâmica, sendo todos os outros ilegais no Irã, segundo o chefe de polícia responsável pela segurança cibernética, coronel Ali-Mohammad Rajabi.

O novo aplicativo foi lançado também com o objetivo de enfrentar a queda no número de nascimentos e a crescente taxa de divórcios no país. As autoridades iranianas, incluindo o líder supremo Ali Khamenei, têm alertado para o fato de os jovens casarem cada vez mais tarde e de haver menos nascimentos.

Um dos promotores da plataforma, cujo registo é gratuito, disse que “a família é o alvo dos ataques do Diabo” e o Hamdam chegou para “ajudar a fundar famílias saudáveis”, além de ser uma tentativa de conter a influência dos valores estrangeiros. O app tem regras diferentes das tradicionais plataformas de relacionamento, uma vez que quando dois jovens se conhecem as suas famílias são automaticamente envolvidas no processo.

O Hamdam utiliza “inteligência artificial” para combinar “apenas pessoas solteiras em busca de casamento permanente”. A aplicação permite verificar a identidade dos usuários, que devem passar por um “teste psicológico” antes de poderem se conectar com potenciais parceiros. Em caso de compatibilidade entre dois perfis, o Hamdam “coloca as famílias em contato, na presença de consultores” e promete “acompanhar” os futuros casais durante os primeiros quatro anos de casamento (ANSA).