Como funciona a estratégia multicanal e quais são suas vantagens

Com a consolidação de propostas e experiências inovadoras em vendas, os consumidores estão cada vez mais habituados com consultas e compras feitas por meio de diversos canais. Para auxiliar os lojistas nessa dinâmica de mercado em e-commerce, existe um conceito que reúne as melhores tomadas de decisão, conhecido popularmente como estratégia multicanal.

“Com a adoção desta estratégia, os empreendedores podem combinar o uso de diversas ferramentas de comunicação e vendas de forma sinérgica, ampliando o relacionamento do comerciante com o consumidor por meio da flexibilização operacional obtida no momento do atendimento”, explica Thiago Mazeto, diretor comercial e sucesso do cliente da Tray

O ponto de partida para aderir à estratégia está no conhecimento de seu público-alvo e seus hábitos de consumo por meio de pesquisas de mercado e tendências do setor observadas no dia a dia. Nesta etapa, é possível entender, sob uma perspectiva cronológica, os percursos percorridos pelo consumidor nas etapas de pesquisa, avaliação e opção de compra.

“Diferente das estratégias de omnichannel/figital, que visam estabelecer conexões em cada ponto de interação com o consumidor em uma mesma experiência de compra, o multicanal oferece meios simultâneos e integrados. Para isso, é importante que o lojista defina quais são os canais mais importantes para seu público, dos mais tradicionais (como lojas físicas e redes de consultores) aos canais digitais (como o F-commerce e o E-marketplace)”, conta Mazeto.

A estratégia multicanal exige que os empreendedores alinhem suas campanhas de ofertas ou descontos especiais em determinadas compras com uma gestão de estoque rigorosa e eficiente, capaz de oferecer aos clientes uma experiência célere, prática e qualitativa. Com isso, é possível alcançar um aprimoramento nos canais de SAC e um crescimento considerável de taxas de conversão em vendas.

“É importante destacar que a integração pode auxiliar os empreendedores, sob o ponto de vista financeiro e operacional, em desafios rotineiros como um orçamento restrito para investimentos, irregularidades de atendimento ao cliente e eventuais manifestações de resistência à implementação de novas ideias em suas equipes.

Com isso, a estratégia multicanal pode ser a grande responsável por aumentar a presença de sua marca no mercado e, consequentemente, maximizar as vendas para um número maior e mais diversificado de clientes”, finaliza o diretor da Tray. – Fonte e mais informações, acesse: (www.tray.com.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap