84 views 4 mins

Como planejar um intercâmbio na pandemia?

em Pessoa Física
quarta-feira, 17 de março de 2021

Jéssica Carvalho (*)

Fazer intercâmbio é o sonho de muitas pessoas, seja para estudar outra língua, fazer um curso profissionalizante ou conseguir uma oportunidade de trabalho no exterior. Com o início da pandemia, ele se tornou um desejo distante para muitos, que se viram obrigados a cancelar ou adiar suas viagens por tempo indeterminado. Mesmo sem uma previsão de volta à normalidade, o interesse em realizar intercâmbios se mantém em alta, especialmente para um cenário pós-pandemia.

Segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), 33% das pessoas que já planejavam viajar continuam com este desejo, contra apenas 3% que desistiram definitivamente. As perspectivas para uma possível retomada do setor no segundo semestre deste ano são bastante positivas, principalmente com o início da vacinação em diversos países. Os planos para o seu intercâmbio não precisam ficar guardados na gaveta. Use esse tempo para se planejar e se preparar com calma para que tudo esteja em ordem até o grande dia – isso contribuirá para que seu intercâmbio seja uma experiência inesquecível.

Confira os principais pontos que não podem ficar de fora nesse momento de planejamento:

1 – Escolha o país: Cada país possui uma cultura, hábitos e rotina completamente diferentes. Aqui, é importante questionar suas preferências: você gostaria de viajar para um lugar mais tranquilo ou agitado? Centro urbano ou uma cidade menor? Cidade quente ou fria? Próximo ao litoral? De interesse histórico? É importante se fazer essas perguntas.

2 – Exigências da pandemia: Por mais que alguns países já estejam com suas fronteiras abertas para estrangeiros, outros ainda permanecem fechados ou impõem regras, como uma quarentena obrigatória ao chegar na região, por exemplo. Certifique-se de como o país escolhido está lidando com a pandemia e suas exigências para viajantes para não ser pego de surpresa.

3 – Defina o objetivo do intercâmbio: Existem diversos tipos de intercâmbio a serem explorados – estudar o idioma local, graduação, realizar um curso profissionalizante ou à trabalho. Avalie as oportunidades que cada país oferece para esses programas, e se correspondem aos seus desejos e expectativas.

4 – Tempo: Dependendo do programa escolhido, um intercâmbio pode ter uma duração de uma semana até de dois anos. É importante ter consciência do tempo ideal e necessário de acordo com o objetivo de sua viagem, uma vez que ele impacta especialmente nos gastos que você terá.

5 – Moradia: O tipo de moradia que você irá escolher impactará diretamente na sua rotina em termos de logística e custos. Dentre as opções mais procuradas estão os albergues, casas de família ou instalações da própria universidade, em casos de intercâmbios de estudo.

6 – Faça um planejamento financeiro: Toda viagem envolve gastos, e dependendo do país escolhido, a moeda utilizada pode aumentar a quantidade de dinheiro necessário. Por isso, tenha em mente o valor do Real na moeda local, e os custos médios que você terá com acomodação, comida, transporte e até mesmo para diversão.

A pandemia impôs uma série de desafios e pedras no caminho nos planos de intercâmbio de muitas pessoas. Enquanto sua viagem ainda não pode ser agendada, aproveite esse tempo para planejar todos esses itens com assertividade – isso garantirá que sua experiência internacional fique guardada para sempre em sua memória!

(*) – É gerente de Produtos Seda Intercâmbios (www.sedaintercambios.com.br).