92 views 3 mins

Aquecedores elétricos: tenha ambientes aquecidos e seguros

em Pessoa Física
quarta-feira, 06 de julho de 2022

Ao primeiro sinal de queda na temperatura, principalmente em regiões onde os termômetros já costumam registrar números mais baixos, começa a corrida em busca de aquecedores elétricos. Mas o que deve ser levado em consideração na hora da escolha do modelo ideal para a sua casa? O que é o principal? Preço, potência do aparelho, gasto de energia? Sim, esses são pontos importantes, mas o principal é a segurança.

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, a região Sul registrou em 2021 o maior número de acidentes — 197 – por incêndios de origem elétrica, com 16 mortes. Essas são as conhecidas situações de sobrecarga, e a maioria ocorre dentro de ambientes residenciais.
“Aquecedores elétricos portáteis são fáceis de comprar e de usar. Mas é preciso ter cuidado na hora de escolher o modelo.

É importante selecionar um fabricante conhecido no mercado e que conte com o selo de certificação do Inmetro. A certificação para aparelhos eletrodomésticos existe para garantir a segurança elétrica dos produtos”, diz Igor Moreno, Gerente de Produtos Elétricos, da TÜV Rheinland, empresa global especializada em certificação e ensaios de produtos. Observar a potência do aparelho na hora da compra também é fundamental para garantir a segurança.

O ideal é que o aparelho tenha uma tomada de 20 amperes – que possibilita ao consumidor que aparelhos com potência superior a 1000W sejam conectados de forma segura à rede elétrica. “A tomada e a rede elétrica”, diz o especialista, “precisam estar dimensionadas para suportar essa corrente, evitando o derretimento das conexões e cabos, e, consequentemente, um incêndio”.

Outro ponto que deve ser observado é a oferta do recurso de proteção contra superaquecimento. Nesse caso, um interruptor, que funciona como um sensor, detecta quanto o aparelho internamente atinge uma temperatura considerada insegura e desliga a unidade de forma automática, para evitar problemas.

Igor destaca “em caso de dúvida sobre qual o melhor aparelho para a sua casa, consulte um eletricista. Ele vai indicar a melhor marca, potência necessária para o seu ambiente e, principalmente, vai verificar a sua rede elétrica. Não coloque a sua segurança em risco”. Fonte e mais informações: (https://www.tuv.com/brasil/br/).