#Tenha Cicatrizes_26_09_2019_As 16 Competências mais importantes para hoje

As 16 Competências mais importantes para hoje

Cada dia mais as competências comportamentais, estão sendo exigidas para os profissionais do mercado de trabalho, uma tarefa que não é fácil, porque se fossemos enumerar a quantidade de linhas de raciocínio publicadas por diversas entidades que tentam prever as futuras necessidades, teríamos mais de 30 competências e muitos de nós sabemos que o mercado não está aberto para que coloquemos todas em prática, hora pela cultura das empresas, hora pela falta de entendimento de alguns pares, líderes ou equipes.

Marcelo Salvo

Marcelo Salvo (*)

Eu preferi nesse artigo não prever nenhuma competência do futuro, mas relacionar aquelas que já são necessárias no mercado de trabalho e que dependem apenas de você para aperfeiçoar, se desenvolver e colocar em prática aos poucos.
Tudo isso dependerá do seu modelo mental momentâneo, para poder atender todas as 16 competências citadas em pouco tempo.

1 – Curiosidade – Sem a curiosidade para buscar novos conhecimentos, novas habilidades e novos caminhos, não existirá sustentabilidade profissional, você precisa ser uma pessoa curiosa a ponto de descobrir o que ainda não conhece e se diferenciar na sua função.

2 – Contador de Histórias – Roteirizar e Contar histórias é uma habilidade antiga e envolvente, as pessoas prestam atenção em informações passadas por intermédio de histórias, essa nova roupagem para apresentarmos uma ideia, números e conceitos, gera engajamento, conhecimento e muitas vezes atitude.

3 – Gestão de Tempo – Se torna cada dia mais importante planejar suas tarefas da semana, definir prioridades, e dar atenção plena naquilo que está fazendo evitando as distrações, com isso o profissional produzirá mais e terá um dia mais leve.

4 – Resolver Problemas – Aceitar que sempre existirá problemas para ser resolvido e que você não deve fugir deles e sim pensar em uma solução para cada um deles, fará de você uma pessoa mais comprometida, engajada com a empresa, o cliente e seus objetivos.

5 – Ser Resiliente – Entender os porquês das coisas, não olhar só para o lado negativo do ambiente onde vive e encontrar motivos que estejam ligados aos seus valores e princípios para continuar caminhando é de extrema importância para seu equilíbrio mental e físico.

6 – Ter Empatia – Estar lado a lado com pessoas diferentes, mesmo assim tentar se colocar na posição delas e encontrar pontos de conexões para criar relacionamentos saudáveis, vai te fazer aumentar sua rede de relacionamento.

7 – Comunicação Assertiva – Quando nos comunicamos a responsabilidade de se fazer entender é nossa, precisamos ter certeza se o outro entendeu o que falamos, e corrigir nossa forma de se expressar de acordo com as limitações de cada pessoa.

8 – Saber Negociar e Vender – Ter habilidade de entender a necessidade do cliente, fazer perguntas assertivas, fechar acordos e ajustes focando o ganha ganha e entregando soluções e experiencias surpreendentes.

9 – Adaptabilidade – Duas coisas são certas na vida, 1º que morreremos um dia, 2º que as mudanças sempre existirão, então é necessário mudar o comportamento para se adaptar a realidade, para aprender coisas novas e para interagir com o mundo.

10 – Gestão de Pessoas – Ter capacidade de liderar equipes de ambos os sexos, multidisciplinares, entender as diferenças de gerações, desenvolver pessoas, mostrar o caminho para atingir o objetivo e ser facilitador disponibilizando ferramentas para que as coisas aconteçam com maior facilidade, é a função do líder.

11 – Visão Empreendedora – Pensar como o dono do negócio, ter noções de gestão, bom controle emocional, buscar alternativas constantes para crescer, interagir com os stakeholders do mercado, se tornando sustentável em seus relacionamentos, abrirá portas como colaborador ou empreendedor.

12 – Inovação – Dedicar um tempo do dia ou da semana para pensar diferente, utilizando a criatividade para criar, mudar e se transformar processos, procedimentos, produtos e serviços é a saída para ganhar espaço no mercado.

13 – Atitude – Evitará a burocracia, facilitará as decisões que envolvam riscos e fará com que os conhecimentos e habilidades sejam colocados em prática, de forma eficaz e rápida.

14 – Inteligência Emocional – Se torna necessário a cada dia, ter a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, para saber lidar com eles de forma inteligente e mais leve.

15 – Visão Sistêmica – Nem todo mundo consegue enxergar e compreender os reflexos de uma ação na rotina de todos os setores e pessoas envolvidas em um processo e por isso rotineiramente muitos setores se afastam.

16 – Humanizar Relações – Ouvir com atenção, ter foco nos comportamentos e necessidades do cliente para surpreendê-los, proporcionando experiencias extraordinárias para eles, causará fidelização com certeza.

Até a próxima!

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, é diretor da Atitude Profissional Educação Corporativa. Com 30 anos de experiência em vendas é graduado em Administração e Artes Cênicas – Ator, com especializado em Gestão de RH e pós graduado em Marketing e Negociação e Vendas pela FAAP . Professor de Pós e MBA na B. I. International e Senac , é também Escritor do livro Atitude Profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap