#Tenha Cicatrizes_25_07_2019_Um olhar no amanhã.

em #tenhacicatrizes
quarta-feira, 24 de julho de 2019
LF PAteo temporario

Um olhar no amanhã.

LF PAteo temporario

Luiz Felipe Pateo

Luiz Felipe Pateo (*)

Se você tivesse o poder de voltar no tempo e corrigir uma ou duas coisas que você fez de errado, o que você faria?

Muito provavelmente você já deve ter feito este “exercício” ou até verbalizado… “ah se eu pudesse voltar atrás!”

Poderia ter feito mais exercícios físicos ou ter tido uma alimentação mais equilibrada. Poderia ter sido um pouco mais responsável e guardado mais dinheiro para o futuro. Poderia ter estudado aquela profissão que lhe é paixão, não aquela que sua família quis que você estudasse.

Como diz a musica dos Titãs:

“Devia ter amado mais / Ter chorado mais / Ter visto o sol nascer.

Devia ter arriscado mais / E até errado mais / Ter feito o que eu queria fazer”

A grande lição disso tudo é que o futuro chega para todos. E mais rápido do que percebemos. Muito comum ouvir as pessoas falarem algo como: “não preciso me exercitar agora com 20 anos… até eu ter 40 anos vai demorar, emagreço até lá”. E eis que este dia chega… e o sujeito não tomou nenhuma atitude!
A boa notícia é que eu acredito que sempre dá tempo de mudar e tentar fazer algo melhor. Por isso, se quer melhorar algo em sua vida, faça agora!

No universo do empreendedorismo é a mesma coisa. Se houver algo para mudar e melhorar o seu negócio, faça agora! Não espere… isso pode lhe custar dinheiro ou até o futuro da sua empresa.

Ofereça um produto ou serviço com mais valor para seu cliente. Melhore seu atendimento ao cliente, pré e pós venda. Engaje mais seus funcionários. Encontre maneiras de reduzir custos ou operar de forma mais eficiente, melhorando assim sua rentabilidade. Não pare! Busque sempre fazer algo melhor.

E o mais importante…

Olhe sempre para o futuro do seu negócio. Porque esse futuro vai chegar e se você não estiver preparado, pode comprometer a existência do seu negócio.

É muito normal nos envolvemos com o dia-a-dia da empresa. Vivemos resolvendo o hoje e esquecemos de planejar o amanhã. Precisamos criar este hábito de olhar o que acontece na nossa volta:
• O que meus concorrentes estão fazendo de diferente?
• Quais são as tendências no meu mercado de atuação?
• O que pode surgir que faça o cliente substituir meu produto ou serviço?
• Como posso me tornar mais atrativo aos meus clientes?

O mercado é muito dinâmico. Tudo acontece muito rápido. Como diz o fundador dos Empreendedores Compulsivos, Alessandro Saade: “Tem sempre alguém começando algo novo.”

Lembra-se das antigas locadoras de vídeo de bairro que foram engolidas pela BlockBuster no final dos anos 90? E a BlockBuster que perdeu grande volume para o torrent (download pirata de vídeos) e depois dizimada pelo fenômeno Netflix?

Diga-se de passagem, a Netflix surgiu nos EUA como locadora de DVD’s delivery. Ou seja, entregavam e retiravam na sua casa. Mas atentos às mudanças de hábito de consumo, rapidamente se reinventaram e se tornaram o que são hoje.

E as famosas Paleterias Mexicanas? Alguém teve uma ideia de fazer um picolé gigante, que foi facilmente copiado e rapidamente a concorrência aumentou demais. Quase ninguém sobreviveu deste mercado.

Por estas e outras que é preciso estar atento às mudanças e preparados para enfrentar o futuro. No mundo do empreendedorismo, não olhar para frente, pode ser tarde demais. Por isso, fique de olho! Sempre.

O “amanhã” sempre chega!

(*) É CEO dos Empreendedores Compulsivos, com mais de 20 anos de experiência como executivo de marketing e vendas, palestrante, professor e consultor. Tem MBA em Gestão de Negócios pela FGV-SP, especialização em Marketing Digital pela The Wharton School e é bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Saiba mais em compulsivos.org