#Tenha Cicatrizes_03_10_2019_(des)Humanização Digital

em #tenhacicatrizes
quarta-feira, 02 de outubro de 2019
Persio

(des)Humanização Digital

Você deve estar acompanhando as mídias especializadas onde Transformação Digital virou a página da vez! Empresas que nunca estiveram próximas ao tema, e sim e tão somente da tecnologia, abraçaram a causa! Pessoas que nunca estiveram próximos ao tema, sim….abraçaram também a causa!

Reinaldo Nogueira

Reinaldo Nogueira (*)

Provavelmente isto já ocorreu há algum tempo. Vamos lembrar juntos? lembra do lançamento do ERP (Enterprise Resource Planning? Este é aquele programa de computador que tinha a proposta de integrar tudo: desde o financeiro até a produção em uma empresa) onde havia um efeito Roberto Carlos onde “…daqui pra frente…tudo vai ser diferente…”

E o que ocorreu após isto? sim uma revolução …mas não a promessa inicial de que todos os processos funcionariam 100%, que tudo na empresa se encaixaria bem.

Outro assunto que tomou a mídia especializada foi o Bug do Milênio. Lembra? tudo deveria parar naquele momento crucial da virada do milênio, onde até aviões deveriam despencar dos céus, elevadores também, telefones, sistemas, bancos…tudo deveria parar!! enfim um caos. Aconteceu?

Bom, se você me emprestar uma pá, poderei cavar mais e mais e voltar ao início da internet, quando os “especialistas” disseram que o rádio acabaria por conta da internet. Acabou? também disseram muitas coisas sobre os livros… ahhh os livros… que já foram quase que literalmente crucificados por serem acusados de destruidores de Igrejas…pois o livro substituiria a forma de se passar conhecimento até então…que eram os murais das Igrejas. Tanto os livros quanto as Igrejas vão muito bem Obrigado!

O que dizer então, após este paralelo, sobre a Transformação Digital? ela veio para mudar tudo e meses à frente chegaremos a dizer que tudo não passou de uma “viagem” como nos temas anteriores refletidos aqui neste artigo?

E sobre minha opinião? Sim, eu acho que a Transformação Digital veio para ficar. Ela é uma Transformação Digital e Transformação Humana ao mesmo tempo. Entendo que as duas andam em conjunto e deverão produzir um resultado fabuloso para a humanidade. Eu repito..para a Humanidade!

Vivemos em um período onde estamos desHumanizando nossas relações em nome da aplicação da tecnologia

Nossos comportamentos estão se tornando totalmente autônomos e, na busca da perfeição, estamos dizendo aos quatro ventos (são quatro mesmo!! rs rs) que os humanos nos remetem aos erros e perdas. Deveríamos então substituir motoristas por carros 100% autônomos …e achamos isto muito legal…dizer que entramos em um carro autônomo… sem ninguém para conversar…isto é um SONHO …não é? só que não!

Vivemos em um mundo onde ter uma loja sem ninguém para nos atender, ou como alguns dizem, sem ninguém para “…nos encher a paciência…” tornou-se um Nirvana! Sim, as pessoas estão contentes e acham “cool” não ter ninguém, absolutamente, ninguém em seu caminho.

A tecnologia veio para nos ajudar e servir. Este dilema é antigo, mas em lugar algum veio escrito que não deveria ser humanizada
Veja, no sentido geral do tema, que a Tecnologia não é vilã! Ela veio até aqui para nos ajudar e nos Transformar (Digital e Humanamente falando). Então cabe a pergunta: por que queremos tanto eliminar a interface humana? por que queremos simplesmente retirar o elemento humano da história? em todos os momentos em que isto ocorreu, a própria história mostra que isto não funcionou!
Projetos de Tecnologia deveriam conter uma fase chamada: Humanização Digital!

Por fim, vale dizer que qualquer projeto de novas tecnologias, deveriam conter uma fase chamada: Humanização Digital! onde haveria a transição de hábitos, comportamentos e competências dos colaboradores atuais para o novo modelo! não simplesmente: Descartar o Humano, Descartar o Conhecimento, Descartar a Experiência! Pense nisso!!!

ahhhhh…antes que você me pergunte: desumanizar ou desHumanizar? fica a seu critério!

Até a próxima!

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, é Professor Mestre em Engenharia com Ênfase em Tecnologia da Informação. Administrador de Empresas e com pós Graduação em Gestão de Projetos e Governança Corporativa. Possui experiência global em Gestão Estratégica na Oracle Corporation, PePsico Corporation e Google. Atuou como Executivo no Grupo Abril entre outras empresas nacionais de relevância no segmento. Atualmente é Executivo da TI 360 (www.projetoti360.com) e professor dos programas de MBA da ESPM, FIA/USP, BSP entre outros.