Desperte para o sucesso

*Claudio Zanutim

 Ter um emprego estável, com todas as vantagens trabalhistas garantidas? Ou construir uma família sólida e harmoniosa? Ou ainda ser promovido em seu trabalho?

Falar em sucesso é algo absolutamente subjetivo pois cada um de nós tem seu modelo mental do que representa ser bem-sucedido. Para um ator ter sucesso é ser recorde de público, aparecer nas principais revistas do país e ser reconhecido em todos os lugares; para um empresário, ter sucesso é conduzir sua empresa com maestria, tornando-se exemplo e gestão e lucratividade.

Mas, independente do que significa o sucesso para cada um, o importante é que, ao buscá-lo, nos comprometemos com algo ainda mais essencial em nossas vidas: a motivação. Quando definimos o que é necessário para nos sentirmos plenamente “de bem com a vida” e caminhamos em direção a esse objetivo, invariavelmente estamos motivados a alcançá-lo.

“falar de sucesso é algo absolutamente subjetivo pois cada um de nós tem seu modelo mental do representa ser bem-sucedido”

A motivação é um conjunto de fatores psicológicos que nos leva à conquista de objetivos, que se diferem de pessoa para pessoa e em diferentes âmbitos, ocorrendo no campo profissional, pessoal, familiar, etc.

No aspecto profissional, valorização, reconhecimento e crescimento são alguns dos fatores que nos impulsionam e, quando atingidos, nos proporcionam satisfação e sensação de sucesso.

O empresário e escritor Richard St.John, autor de Stupid, Ugly, Un lucky e Rich: Spike ́s Guide to Success, baseou seu livro em uma história simples: ao se dirigir a um evento anual que reunia mais de mil líderes e pensadores na Califórnia, foi indagado por uma adolescente de origem humilde sobre o que leva o homem ao sucesso. Constrangido por não ter uma resposta, St. John saiu a campo e entrevistou, durante 7 anos, mais de 500 norte-americanos considerados bem-sucedidos para saber o que eles consideravam fundamental para ter sucesso.

“A motivação é um conjunto de fatores psicológicos que nos leva à conquista de objetivos, que se diferem de pessoas em diferentes âmbitos.”

Após essa longa pesquisa, St. John listou oito características em comum que os entrevistados consideraram essenciais para obter sucesso. São elas:

Paixão: todas as tarefas devem ser executadas por paixão e não almejando uma recompensa financeira. Quando trabalhamos com paixão,o dinheiro virá como conseqüência.

Trabalho: se você quer mesmo ter sucesso, deve trabalhar, e muito; mas isso não significa fazer de seu trabalho algo enfadonho, pois é possível se divertir enquanto trabalha.

Seja bom: de todas as funções que lhe são atribuídas, observe em qual você se sai melhor; a partir dessa descoberta, supere-se, praticando, estudando, aprimorando-se, sendo o melhor.

Concentração: esta característica está intimamente ligada à anterior; para se superar naquilo que é bom, é fundamental estar sempre concentrado.

Seja esforçado: não é tarefa fácil manter-se esforçado sozinho; se esse for o caso, não hesite em pedir ajuda para alguém.

Sirva: entenda que servir é sempre um privilégio pois não é possível se tornar um milionário servindo a si mesmo; a questão é decidir a quem você pretende servir.

Criatividade: característica fundamental para quem almeja o sucesso; lembre-se de Bill Gates que teve uma idéia simples – a de criar softwares – , mas de extrema criatividade e funcionalidade.

Persistência: não desista jamais, nem diante de fracassos, críticas, rejeições ou qualquer outra manifestação negativa.

Como já dito anteriormente, o sucesso está intimamente ligado à motivação. Entretanto, quando o assunto é vendas, torna-se fundamental que o profissional esteja motivado para obter sucesso em suas ações. Caso contrário, ele não conseguirá demonstrar a seu cliente todos os benefícios e vantagens que seu produto ou serviço oferece.

No entanto, em algumas situações nem sempre é possível estar motivado, mas sempre existem algumas dicas para “não deixar a peteca cair”. Observe:

  • O primeiro passo para quem atua em vendas obter sucesso é sentir orgulho de sua profissão. Você deve sentir prazer naquilo que faz, em relacionar-se com as pessoas, em representar sua empresa, em apresentar seus produtos e serviços, em buscar soluções aos problemas apresentados por seus clientes.
  • Busque sempre estar motivado, evitando que os problemas do cotidiano afetem seu desempenho, o desviem do caminho de atingir as metas propostas ou ainda o atrapalhem em suas realizações.
  • Transparecer otimismo e alegria é fator-chave para se chegar ao sucesso. Mas, se em algum momento perceber que o desânimo está tomando conta de você, pare, respire e concentre-se em fazer uma lista daquilo que considera bom e ruim em sua vida, sem se esquecer de nenhuma conquista. Ao final, com certeza, você se surpreenderá ao perceber que tem muito mais motivos para se manter otimista do que pessimista.
  • Não perca o foco de sua trajetória profissional, fazendo constantemente um exercício de reflexão sobre sua carreira, desde o seu primeiro dia como representante de vendas até o atual. Relembre suas vitórias, as dificuldades enfrentadas, as metas atingidas e a superação das expectativas. Ao final, observe o quanto cresceu em sua profissão e quantos motivos tem hoje para se orgulhar do que faz.

Forte Abraço!

*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos,  Palestrante e Trainner Internacional. Mais 150 mil pessoas treinadas. Auxilia empresas e pessoas na maximização da performance em vendas e no atingimento de objetivos e metas. Autor de 7 livros, 3 e-books e dez artigos acadêmicos, é reconhecido nos meios empresarial, acadêmico e popular, principalmente com o Best Seller: Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis

One thought on “Desperte para o sucesso

  • 23 de junho de 2022 em 14:39
    Permalink

    Persistência é derivado de acreditar no sonho. Quando acreditamos e amamos o projeto no qual estamos envolvidos, persistir fica mais fácil apesar de todas as dificuldades. Amei seu texto. Parabéns!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap