Renato Martinelli (*)
Na semana de Natal, o comércio costuma ficar com muita gente nas lojas. Sabe aquela história que muitos deixam para fazer compras na última hora?
Se você trabalha no varejo, espero que sua loja fique bem movimentada, mas atenção a algumas dicas para não perder clientes:
✅ Organização no atendimento
– Estabeleça com sua equipe de vendas uma sequência de atendimento, para que cada vendedor(a) saiba a sua vez de atender ou do colega
– Se a loja estiver muito cheia, organize uma fila, distribua senhas (pode ser com post-it, melhor esse improviso do que nada)
✅ Layout de loja
– Organize o espaço para que os produtos de maior giro sejam facilmente encontrados, identificando suas hot zones (áreas de maior concentração de pessoas)
– Pense no caminho do cliente dentro da loja, posicione produtos e ofertas de forma que despertem atenção e cuide para que tenha espaço suficiente para as pessoas andarem dentro da loja
– Iluminação e sinalização podem ajudar no caminho
✅ Atendimento ao Cliente
– Treine sua equipe para ser cordial, simpática e ágil. Relembre posturas recomendadas e que a experiência do cliente é tudo.
– Faça alinhamentos diários sobre ações para fazer quando situações possam fugir do controle (cliente reclamando, gritando, idoso precisando de ajuda extra)
✅ Pagamento e finalização da compra
– Abra mais um caixa se a fila para pagamento estiver grande e aumentando
– Tenha mais máquinas de cartão funcionando para agilizar pagamento
– Se precisar, use brindes simples para entregar na fila enquanto clientes esperam, assim ameniza a demora
Bom Natal e Boas Vendas!
(*) É membro dos Empreendedores Compulsivos, Trainer de Comunicação, Propósito e Performance, e tem como foco ajudar pessoas a desenvolverem competências de comunicação para potencializar engajamento e resultados com equipes e clientes. Possui mais de 20 anos de carreira, agrega experiências e conhecimentos em empresas nos setores de Agronegócio, Automobilístico, Alimentos e Bebidas, Comércio, Construção, Farmacêutico e Químico, Financeiro e Seguros, Papel e Celulose, TI e Telecom, Varejo. É especialista em temas relacionados à Comunicação, Liderança, Gestão de Equipes de Alto Desempenho e Gestão de Conflitos, Vendas, Negociação e Articulação de Soluções.