2020 O ano do Gênio: VOCÊ

em #tenhacicatrizes
quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Pérsio Alberto Mandel (*)

Retornei de Londres onde, em 9 de dezembro de 2019, junto com o Prof. Dr. Júlio Facó, da Universidade Federal do ABC (UFABC), tive a honra de apresentar o projeto “A Jornada CLIPS”, que foi selecionado entre mais de 1.500 projetos, pelo congresso REIMAGINE EDUCATION.

Nossa proposta foi a da criação de uma metodologia genuinamente brasileira, unindo curiosidade, criatividade, empreendedorismo e inovação para um mundo mais justo e sustentável, no qual as pessoas possam ter o sentimento de identificar e desenvolver produtos e serviços inovadores.

Para nosso orgulho, o projeto foi agraciado com o certificado bronze, correspondendo ao terceiro lugar entre todos os projetos da Região Latino-Americana selecionados e apresentados.

Neste congresso, considerado o Oscar da Educação, tive contato com iniciativas e muitos projetos idealizados e colocados em prática ao redor do mundo, sempre com o objetivo de buscando desenvolver as pessoas frente aos desafios que o mundo atravessa.

Em uma das palestras, o palestrante fez a seguinte provocação:

“Não podemos bloquear a genialidade das pessoas”.

Pensei nesta frase durante o voo da volta, buscando o sentido da frase em tempos tão dinâmicos e incertos.

Thomas Mann disse “Todos nós fomos crianças prodígios”.

A ciência indica que o nosso cérebro é o mais poderoso sistema de retenção de conhecimento e o mais engenhoso provedor de soluções criativas para os problemas, bem como o mais assertivo sistema de identificação de oportunidades inovadoras.

O Dicionário Michaelis tem como uma das definições para gênio ‘Um Talento extraordinário”. Concordo com esta definição, segundo a qual cada um de nós nasceu como uma criança prodigiosa, com talentos extraordinários, que fomos esquecendo com o passar dos anos.

Michael Gelb, no livro “Como descobrir a sua genialidade” traz a seguinte reflexão:

“Toda grande descoberta é resultado de uma complexa teia de influências, esforço e acaso. O pensamento mais avançado criativo e original é sempre produto de um contexto histórico e das influências dos gênios, mentores e colaboradores anteriores sobre a mente do criador”,

Convido você, caro(a) leitor(a), a analisar suas descobertas de 2019, suas influências, fazer conexões com seus mentores e colaboradores, além de revisitar seus talentos, os quais você certamente tem e conhece. Com isso, dentro do seu planejamento para 2020, busque metas para “destravar” o GÊNIO que existe em cada um de vocês, algo que certamente ajudará a fazer de 2020 um ano melhor.

Quanto a mim, este prêmio recebido em Londres fará com que eu continue a perseguir a minha genialidade na busca do extraordinário e no propósito de um Brasil mais social e sustentável em 2020.

Vamos em frente, pois as oportunidades estão aí e o próximo ano tem tudo para ser o ano do Gênio, que é você.

Acredite em VOCÊ.

Você tem o meu apoio.

Um 2020 com muito sucesso.

São os meus votos.

Se quiserem compartilhar suas reflexões, ou seguir o bate papo, estou à disposição ([email protected]).

 (*) Membro da iniciativa Empreendedores Compulsivos, Químico (UNICAMP), pós-graduação em Administração de Empresas (FGV). Sócio da AKIA Assessoria Empresarial LTDA. com foco em Inovação Estratégica. Coautor do livro “Organizações Inovadoras do Setor Financeiro”. Organizador do livro “Aqui tem Inovação”. Apresentador do Caso “Jornada CLIPS” no Congresso Reimagine Education 2019 – Prêmio Bronze na Região Latina Americana. Professor convidado no Curso Gestão da Inovação na UFABC.