Ter Paixão

em Dilson Júlio da Silva
terça-feira, 15 de julho de 2014
dilson julio

Numa partida de futebol a paixão das pessoas pelo time de sua preferência é contagiante, vejam nesta copa que acabamos de assistir, os hinos, as cores, os jogadores, pura paixão

Meu sonho, e imagino que de todos os empresários, é que os colaboradores também tenham a mesma paixão pela empresa que trabalham. O futebol sempre proporcionou alegria e festa, as pessoas se misturam com uma descontração geral e as restrições morais são relaxadas, brinca-se com tudo, xinga-se a mãe do juiz, jogador, técnico e até presidente. O significado disso tudo é liberdade. O ser humano, no fundo, anseia por liberdade. O futebol faz com que as pessoas se sintam livres e felizes.

No meio das torcidas as pessoas são movidas pela sua própria decisão. Não há obrigatoriedade. São atraídas pelo relaxamento das regras morais e sociais. Por outro lado, existem regras rígidas a serem seguidas, é preciso organização, uma boa comunicação, compromisso, disciplina e outros elementos que fazem com que a torcida traga a alegria para os estádios.

Algumas características comportamentais são fundamentais para uma empresa ser bem sucedida. Comprometimento, motivação, confiabilidade, disciplina, dedicação, foco no resultado e na melhoria contínua são algumas delas. Mas, por que uma torcida de futebol consegue obter todos estes comportamentos altamente desejáveis dos seus torcedores?
Paixão! A paixão pelo que faz traz inspiração e entusiasmo. O quesito mais importante para uma empresa ter sucesso é fazer com que cada pessoa, independentemente de sua função, consiga envolver-se com paixão naquilo que está fazendo, cada diretor, cada gerente, cada colaborador, todos.

dilson julio

Dilson Julio da Silva
Consultor em Desenvolvimento Humano, com habilidade de integração das pessoas no contexto profissional. Coordenador de projetos educacionais. Palestrante Motivacional, Prof. Filosofia e vendedor de sonhos.

Paixão é um estado emocional onde o desejo, a motivação, tomam conta do corpo e empurram para a realização de algo. É um mecanismo que envolve todos, direta ou indiretamente envolvidos nos processos da empresa. As torcidas presentes nos estádios conseguem mover as pessoas, mesmo as que não estão no estádio, choram com o hino, gritam com a torcida. Trata-se de uma maneira de comportamento, de auto superação é como uma corrente, um a um vão sendo envolvidos e conquistados.

Ser parte integrante da empresa! Ver o objetivo da empresa como projeto de vida, fazer do seu trabalho uma missão de vida.

O objetivo é fazer festa, contagiar, fazer com que a paixão seja sentida por todos, é isso que vemos nas torcidas que vão ao estádio: a meta é torcer com alegria. A recompensa é a festa compartilhada por todos, sem destaque específico para ninguém. Uma equipe apaixonada e motivada pelo trabalho é aquela que trabalha com alto grau de comprometimento, dá o melhor de si para alcançar os objetivos. E como todo jogo precisa acabar, todo aquele entusiasmo e compromisso termina logo após o juiz apitar o fim da partida, e será a paixão que vai mover as pessoas novamente para outras partidas, por isso há a necessidade de renovar constantemente essa paixão na equipe todos os dias, com metas, motivação, comunicação, objetivos. A paixão deve permanecer. Façamos com que em nossas empresas esta paixão pela qualidade, inovação, excelência, compromisso seja a principal marca que faz com que toda a torcida esteja sempre vibrando. É campeão! É campeão!

banner coaching

Participe de nossa coluna escrevendo para: [email protected].

Rebeca Toyama

Colabore com nossa coluna: [email protected]

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso