Mudança de hábito já!

em Dilson Júlio da Silva
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
dj temporario

“Era uma vez uma televisão que não saía da frente de um menino. Todo dia e toda hora, lá estava ela assistindo o menino. Já não brincava mais com as suas amigas televisões da rua. De nada valiam as reclamações da Mãetsubish e do Painasonic, pois a TV vivia sempre presa ao menino. Até que um dia o menino ganhou uma bola, e a TV começou a mudar de hábitos”. (Livro Liga-desliga – Cia. Das Letras- São Paulo 1997).

dj temporarioDilson Julio da Silva

Membro da Academia de Coaching Integrativo, Consultor em Desenvolvimento Humano, com habilidade de integração das pessoas no contexto profissional. Coordenador de projetos educacionais. Palestrante Motivacional, Prof. Filosofia e vendedor de sonhos.

 

“Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente…” Hoje existe uma realidade que tem assustado o mundo corporativo: a escassez de bons líderes. Fica cada vez mais evidente que na medida em que uma nova geração chega aos postos de trabalho, com uma demanda muito dinâmica e com muitas exigências, as empresas em contrapartida, não têm líderes suficientes para suprir essas novas demandas. Isto é extremamente preocupante, uma vez que as organizações precisam de bons líderes à frente de seus projetos pois eles têm um impacto decisivo na evolução de uma empresa.
Por esta razão, mais uma vez quero chamar a atenção do leitor para a importância de valorizarmos os setores responsáveis pela gestão de pessoas, pois estes setores podem e devem contratar pessoas extremamente capazes para liderar, daí a importância de fazer boas contratações, treinamentos, proporcionar ferramentas que possam gerar mudanças de posturas e consequentemente, a formação de líderes capazes de conduzir bem os processos internos de uma empresa.
Agora como podemos definir o que é um bom líder: Tarefa difícil, contudo, o bom líder deve ser àquele que por ter muitas responsabilidades e muitas vezes ter a tarefa de tomar decisões importantes, precisa buscar o tempo todo autoconhecimento, o autodomínio, a autoestima, a autoconfiança, a autoafirmação, a autoanálise, o autocontrole, e, se tudo correr bem, a autotransformação, vejam que é extremamente desafiador a tarefa de liderar em uma empresa, esta tarefa exige muito deste profissional.
Portanto, este profissional deve buscar todos os dias conhecimentos que sejam eficazes para que ele possa conduzir muito bem os seus liderados, ou seja, ele precisa ser um estudioso do comportamento humano, ser conhecedor das necessidades de seus colaboradores e acima de tudo estar sensível as mudanças do cotidiano sem perder a visão da necessidade da empresa ser competitiva no mercado.
Esses são elementos básicos para um líder, existem tantos outros elementos importantes no perfil de um líder, mas o que quero destacar é acima de tudo a necessidade do líder ser capaz de exercer mudanças de posturas, de hábito, essa dinâmica trará para o ambiente corporativo uma sensibilidade que certamente influenciará a todos.
Pois bem, mudança de hábito já!

Participe de nossa coluna escrevendo para: [email protected].” data-mce-href=”mailto:[email protected].“>[email protected].
Rebeca Toyama

Colabore com nossa coluna: [email protected]” data-mce-href=”mailto:[email protected]“>[email protected]

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso