As habilidades comportamentais e o sucesso

em Andressa Miiashiro
terça-feira, 17 de setembro de 2013
andressa miiashiro

Com tantas informações chegando com uma velocidade tão alta, estamos cada vez mais atentos em aprender incessantemente novos conteúdos, nos atualizar através de cursos, especializações, MBA’s, entre outros mais

Com certeza tudo isso é válido, pois o mercado nos exige cada vez mais qualificação, mas não podemos nos distanciar de um outro ponto que é extremamente obsevado e valorizado, que são as competências comportamentais.

Não é de hoje que estas competências estão sendo reconhecidas no mesmo patamar das competências técnicas, e até acima. Já ouviu falar naquela frase? As pessoas são contratadas pelo técnico e desligadas pela empresa pelo comportamental.

Creio que está frase tem muito significado, pois a meu ver retrata que em um primeiro momento o conhecimento técnico, pode até se sobressair, mas no dia a dia o que fará a diferença são as habilidades comportamentais.

andressa miiashiroAndressa Miiashiro
Diretora da Lótus Talentos, Consultora e Coach certificada internacionalmente pelo IBC. Psicóloga, Pós Graduada em Psicodrama – PUC

Você deve estar pensando que habilidades são essas?
Pode ser, por exemplo, as relacionadas a capacidade de negociação, comunicação, relacionamento interpessoal, organização, planejamento, gestão de pessoas, entre outros.
Você já deve ter visto ótimos profissionais que tem domínio do que fazem, tem mil e uma ideias, mas que no final não conseguem vender uma delas e mostrar realmente tudo o que sabem e o que podem.

Outro exemplo do dia a dia são de líderes que são diferenciados pelo perfil técnico, ótimos especialistas, mas que possuem uma relação com sua equipe distante, cheia de travas na comunicação e atritos que acabam dificultando com que a equipe renda o que necessita, impactando negativamente na produtividade da área e consequentemente da organização.
Em alguns momentos os gaps comportamentais são silenciosos, e em outros momentos são gritantes, mas independente do tamanho, se eles não forem reconhecidos e trabalhados eles continuarão lá, impedindo que o profissional possa ter mais sucesso em sua carreira e até mesmo em sua vida, pois muitas vezes as frustrações e entraves do trabalhado são levadas para as outras esferas da vida.

Deixo portanto, o convite para refletir o quanto está aprimorando, cuidando e desenvolvendo suas habilidades comportamentais…

Creio que deixamos nossas marcas através das nossas atitudes, pois são elas que nos diferenciarão, e darão o tom de como aplicamos todos os nossos conhecimentos.

banner lotus

Um texto simples falando o óbvio, porém, aquele tipo de simplicidade que por vezes é complexa, todavia, importante e essencial. Compartilhe conosco suas reflexões sobre como você está transformando seus conhecimentos em atitudes: [email protected].

Rebeca Toyama

 

banner js

Colabore com nossa coluna: [email protected]

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso