211 views 3 mins

News@TI 11/10/2025

em News@TI
sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Fiocruz lança HackGirls 2025, maratona tecnológica para escolas públicas do Rio

@A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), vai reunir meninas estudantes de Ensino Médio da rede pública do Rio de Janeiro para a nova edição do HackGirls. Trata-se de uma maratona cívica-tecnológica – ou simplesmente hackaton – em que elas terão oportunidade de desenvolver projetos em artes, ciência, tecnologia e inovação durante três dias de imersão. As atividades ocorrem entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025 em três espaços: na sede da Fiocruz, em Manguinhos; na Nave do Conhecimento, em Triagem, e no Porto Maravalley, na zona portuária carioca. Durante o hackaton, as participantes irão desenvolver soluções tecnológicas para desafios relacionados à saúde da mulher e à geração de renda familiar, contribuindo para a redução das desigualdades. Elas contarão com o apoio de cientistas da Fiocruz e demais profissionais das áreas de tecnologia e inovação, que atuarão como mentores (bit.ly/HackGirlsBR).

Tecnologia “Estranho no Ninho” usa IA para identificar invasores

@ Uma nova aplicação de segurança desenvolvida no Brasil pode transformar a forma como residências, comércios e empresas monitoram seus espaços no dia a dia. Batizada de “Estranho no Ninho”, a tecnologia criada pela Emive Tech, empresa do ecossistema Emive&Co., utiliza inteligência artificial e reconhecimento facial para detectar, em tempo real, a presença de pessoas não autorizadas em locais monitorados, mesmo quando o sistema de alarme está desativado. A tecnologia foi desenvolvida para sanar lacunas comuns em projetos de segurança: períodos em que o alarme está desativado ou áreas em que diferentes pessoas com credenciais de acesso circulam, criando a possibilidade de entrada de terceiros não cadastrados. 

1º lugar no Desafio SENAI de Projetos Integradores

@ Alunos do SENAI Vergílio Lunardi, de Santa Rosa (RS), conquistaram o 1º lugar no Desafio Estadual de Projetos Integradores (DSPI), promovido pelo SENAI-RS. O reconhecimento foi alcançado com o projeto “Parada Zero”, uma ferramenta de gestão industrial desenvolvida em parceria com a AGCO, líder global em design, fabricação e distribuição de maquinário e tecnologia agrícola de precisão, para otimizar o controle da linha de produção. A iniciativa, que se destacou pela criatividade, aplicabilidade e impacto direto na indústria, já está em uso na fábrica da AGCO em Santa Rosa. O projeto nasceu de um desafio real proposto pela companhia: melhorar a eficiência do processo de pintura industrial da unidade por meio da implementação de um sistema capaz de identificar e reduzir tempos de parada na linha (www.agcocorp.com).