107 views 6 mins

News@TI 09/07/2020

em News@TI
quarta-feira, 08 de julho de 2020

Webinar gratuito abordará como construir um Data Lake na nuvem AWS

@A BRLink vai promover o webinar gratuito “Data Lake na AWS: por onde começar?”, em uma conversa exclusiva com grandes referências no assunto. Mediada pela CEO da BRLink, Rafael Marangoni, a conferência online terá a participação do Developer & A.I na BRLink, Rafael Campana, e do Big Data e Analytics Specialist Solution Architect na AWS, Hugo Rozestraten. No evento, que irá acontecer no dia 15 deste mês, às 18h, os palestrantes vão apresentar as principais dicas para começar um projeto de Data LAke praticamente do zero. Os participantes vão aprender ainda o que é uma cultura de dados, por onde começar e porque serviços serverless podem ajudar nesse início, além das vantagens, desvantagens e resultados (https://materiais.brlink.com.br/webinar_data_lake).

Registro de direitos autorais com o uso de Blockchain

@A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Bolsa de Moedas Virtuais e Empresariais de São Paulo (Bomesp), por meio de sua divisão NIOCERT, firmaram parceria e estão lançando o registro de contratos e de direitos de autorais com a tecnologia Blockchain. O registro de direitos autorais por meio de Blockchain pretende proteger a produção intelectual, certificando a autoria ou a titularidade de uma obra, assim como contratos para essas produções. Poderão ser registrados textos, músicas, fotos, livros, traduções, ilustrações, roteiros, entre outras obras artísticas. O serviço já está disponível no site de serviços da CBL, pelo link www.registrodireitoautoral.org.br.

Semana da Engenharia Química da UFSCar

@A XVII Semana de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) acontecerá entre os dias 3 e 7 e 10 e 14 de agosto, inteiramente online e gratuita, com o tema “Engenharia 4.0: Indústrias de bens de consumo e a sustentabilidade”. Quaisquer pessoas interessadas podem participar, e as inscrições estarão abertas de 10 a 25 de julho, também online. Na programação, há palestras sobre avanços tecnológicos que exigem adaptações de profissionais de Engenharia, tais como “Indústria 4.0” e “Design Thinking”. Também há uma série de apresentações com foco na formação e na carreira, além da abordagem específica de aspectos relacionados à sustentabilidade no ambiente corporativo. Outros eventos programados são encontros com estudantes da UFSCar que realizam estágio em grandes empresas e conversas com egressos que atuam em diferentes campos possíveis para a profissão. Também será realizada mostra de trabalhos de Iniciação Científica. A programação completa, inscrições e outras informações podem ser acessadas nas redes sociais vinculadas ao evento, agregadas em linktr.ee/seq.ufscar.

Lenovo lança monitores profissionais

@A Lenovo, empresa líder no fornecimento de tecnologia inteligente, anuncia o lançamento dos monitores ThinkVision® S22-e18 e S22-e19. Desenvolvidos para uso corporativo, os equipamentos possuem resolução full HD de 1920 x 1080 e pixels com visualização de 178°, que entregam ao usuário uma experiência imersiva com imagens mais nítidas, em uma elegante tela de 21,5” com bordas finas. Seja no escritório ou em casa, no trabalho remoto, os novos monitores da linha ThinkVision são ideais para aumentar a produtividade, à medida que oferecem entradas HDMI e VGA, para serem utilizados tanto como primeiro quanto como segundo monitor. Possuem ainda, suporte de inclinação para trabalhar de forma mais confortável e compatibilidade VESA, que permite a instalação em diversos tipos de suporte. O modelo S22e-18 conta com a tecnologia LTPS, sigla em inglês que significa elevação, inclinação, pivô e rotação, também oferece mais opções de ajuste para utilizar o monitor com o máximo de ergonomia e conforto (www.lenovo.com).

Cursos de Excel

@Com o distanciamento social e a necessidade de permanecermos em casa sempre que possível, muitas pessoas estão aproveitando o tempo extra (poupado com o deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa, por exemplo) para aprender online. No caso dos profissionais, as novas habilidades conquistadas por meio de cursos online podem impulsionar os seus trabalhos atuais ou mesmo abrir portas para uma nova carreira. Para incentivar esses profissionais a se capacitarem, a Udemy lançou em junho a sua primeira campanha publicitária na TV brasileira. O anúncio afirma que “novos tempos pedem novas atitudes” e cita algumas das categorias muito procuradas pelos alunos da plataforma. Uma delas é a de produtividade no escritório, que inclui cursos de Microsoft Excel, como de tabelas dinâmicas – além de cursos de Power BI (outro software da Microsoft, para análise de negócios) e cursos de análise de dados. Power BI, por exemplo, é a habilidade mais demandada por pessoas e empresas no Brasil em 2020, de acordo com o relatório Top 10 Skills in 2020, publicado pela Udemy no começo do ano (https://www.udemy.com/pt/).