91 views 4 mins

News@TI 08 a 10/02/2020

em News@TI
sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

Gramado Summit em 2020

@A primeira parada da Gramado Summit em 2020 será em Porto Alegre! No dia 18 deste mês, acontecerá um Summit Talks focado em entender como o uso de dados pode ajudar empresas a aumentar suas receitas. A edição acontecerá na sede da Tecnopuc, em parceria com o AnLab. Para discutir o tema, estarão presentes Jonatas Abbott (Dinamize), Mariana Klein (Petit Mídias Sociais) e Luis F. Saraiva (Sqed/HP). O encontro será mediado pela jornalista Taís Seibt.

Aplicativo é uma rede colaborativa e de segurança para a população LGBTI

@O app Dandarah alcançou um total de 7.168 usuários em menos de dois meses de atividades. Ao todo, 23 países estão fazendo uso do aplicativo idealizado a partir do Projeto Resistência Arco-Íris, da ENSP – FIOCRUZ em parceria com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT). Ele propõe um ecossistema digital para facilitar à população LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais, homens trans e intersexos) se informar, denunciar, registrar, enfrentar e evitar diversas formas de violência às quais essa população está sujeita.

Tecnologia que ajuda instituições a combaterem a evasão de alunos

@E FCAMARA criou em 2019 uma solução conhecida como Fidelizaluno – ferramenta capaz de ajudar as instituições de ensino a evitarem a evasão de alunos, colaborando também para a criação de um plano de ação preventivo. O Fidelizaluno integra todas as técnicas de uma instituição de ensino e propõe uma solução personalizada por aluno, evitando assim evasão e desistência durante o período de estudo. A solução analisa o comportamento dos alunos por meio de um algoritmo, que funciona como “professor” na solução, analisando-os e verificando os motivos que os levam a desistirem dos estudos. Ao ser identificado, o sistema emite um alerta automático referente ao aluno para a área responsável, que poderá tomar medidas preventivas.

Quem é seu filho na internet?

blog.appguardian.com.br

@A presença precoce das crianças no mundo virtual tem deixado muitos pais preocupados, seja pelo uso excessivo, conteúdos inapropriados, além de assédio e jogos que podem levar a autoagressão. Segundo dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Crianças e smartphones no Brasil – Outubro de 2019, 95% das crianças brasileiras de 10 a 12 anos, filhos de pais internautas, têm acesso a smartphones, sejam aparelhos próprios ou dos responsáveis. Pensando em ajudar os pais nessa “educação virtual”, Luiza Mendonça resolveu criar um app para acompanhar de perto o uso da filha na internet. Assim surgiu a ideia do AppGuardian, um aplicativo de conexão entre pais e filhos que oferece ferramentas para auxiliar as famílias nas mudanças de hábitos digitais. “Nós vamos além do controle parental porque entendemos que o desejo mais profundo de um pai ou uma mãe é saber que está exercendo seu papel em garantir que seus filhos tenham uma infância e adolescência com orientação, suporte e diálogo aberto, para assim se tornem adultos saudáveis, equilibrados e felizes”, comenta Luiza.