97 views 10 mins

News@TI 03/05/2016

em News@TI
segunda-feira, 02 de maio de 2016

Brasileiros disputam competição de Comunicação Científica do British Council

@O British Council, organização internacional britânica para educação e relações culturais, realiza, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) a 1ª edição do FameLab no Brasil, uma das maiores competições de comunicação científica do mundo. Com final nacional marcada para 11 de maio, em São Paulo, o concurso busca identificar e promover comunicadores de ciência, desafiando cientistas a apresentarem em até 3 minutos os temas de suas pesquisas. Sucesso em todos os países onde está presente, o FameLab foi idealizado para promover o diálogo entre cientistas e o público geral, incentivando o desenvolvimento das competências de comunicação entre pesquisadores. O vencedor vai representar o Brasil na final internacional do evento, que reúne cientistas de diversos países e acontece entre 7 e 12 de junho em Cheltenham, na Inglaterra (www.britishcouncil.org.br/famelab).

Parceiro de confiança da plataforma de big data Knime na América Latina

@A Algar Tech, multinacional brasileira que integra soluções de TIC e BPO, torna-se parceiro de confiança na América Latina da plataforma open source de analíticos Knime. Por meio da parceria de negócios, a Algar Tech irá comercializar os módulos da plataforma e extensões de big data do Knime, além de disponibilizar treinamento, consultoria e suporte técnico. A Algar Tech tem o objetivo de disponibilizar para as empresas tecnologias de alto impacto para o negócio, por meio de análises avançadas com a plataforma Knime, a qual vem avançando ano a ano como líder do quadrante mágico do Gartner (www.facebook.com/AlgarTech).

Novo Guia de Fiscalização de Operações com Drones é lançado

@Uma preocupação constante entre os profissionais que operam Drones são os tipos de documentação que deverão ser apresentados, por ocasião de possíveis abordagens, aos órgãos de segurança. Em meados de abril foi lançado, pela Secretaria de Aviação da República, o Guia de Fiscalização de Operações com Drones, com informações operacionais sobre locais permitidos para aeromodelos e Drones, proximidade de pessoas ou edificações, limites de altura de voo e de visada e tipos de penalidades aos infratores, além de orientações especiais para o uso de Drones no Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O DroneShow promoverá na quinta-feira, 28 de abril, um seminário online gratuito para esclarecer aos profissionais que operam os Drones quais os tipos de documentação que deverão ser apresentados, por ocasião de possíveis abordagens, aos órgãos de segurança. Com mediação de Emerson Granemann, Engenheiro Cartógrafo, Diretor da MundoGEO e idealizador dos eventos DroneShow e MundoGEO#Connect, o seminário contará com a apresentação do Cap QOECTA Jorge Alexandre De Almeida Regis, do Cindacta II, órgão subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) (http://app.webinarjam.net/register/17520/8c40994249).

Deutsche Telekom apresenta plataforma de IoT

@A Deutsche Telekom está anunciando novas plataformas, parceiros e produtos durante a Hannover Messe. A maior e mais importante feira industrial do mundo abriu suas portas na última segunda-feira, 25. Em sua terceira participação no evento, a Deutsche Telekom demonstra como é simples iniciar um projeto de Internet das Coisas (IoT) e Internet Industrial. Como no Cebit, o slogan da companhia é: “Digitization. Simply. Make it happen.” Para levar pequenas e médias empresas para a era da Internet Industrial, a Deutsche Telekom vai trabalhar com um mix formado por 80% de pacotes padronizados e 20% de soluções customizadas (www.t-systems.com.br).

Novidade para o varejo

@A Prosegur, empresa líder de segurança privada no Brasil e única do setor presente em todo território nacional, participa, pela sétima vez consecutiva, da APAS 2016, a 32ª edição da maior feira supermercadista do mundo. Para este ano, a grande novidade da Prosegur para o evento, que é a principal vitrine do mercado varejista nacional para a companhia, é o Caixa Fácil Prosegur Mini, uma versão mais compacta do Caixa Fácil Prosegur. Com capacidade para armazenamento de até três mil cédulas, a solução é perfeita para pequenos varejistas, pois permite guardar o dinheiro em segurança em um espaço menor e com todas as funcionalidades dos demais modelos oferecidos pela companhia, como transferência e transporte de valores, auxílio na prevenção de perdas e consultas na plataforma web (www.prosegur.com.br).

Logística reversa de resíduos eletroeletrônicos começa a funcionar em SP

@O descarte ON, projeto inédito de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos, começou a funcionar em São Paulo. Resultado de parceria entre os governos do Japão e do Brasil, a iniciativa tem a participação de varejistas, associações e empresas de reciclagem. A implantação começa pela Subprefeitura da Lapa, que engloba os bairros da Barra Funda, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Perdizes e Vila Leopoldina. O objetivo é sensibilizar o cidadão paulistano sobre a importância do descarte correto do resíduo elétrico e eletrônico, evitando prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana, e implantar um processo de logística reversa eficiente, desde a coleta e o transporte, até a reciclagem e a destinação correta do resíduo. O maior diferencial do projeto é coletar também resíduos de grande porte, como os da linha branca. Para aproximar o público da iniciativa, foi criado um mascote – o Descartes –, um simpático robô cujo corpo é composto por resíduos eletroeletrônicos e que visitará as lojas participantes.

Editora Unesp lança 15 e-books gratuitos

@Estão disponíveis no site da Editora Unesp 15 novos livros digitais para download gratuito ou impressão sob demanda, resultado do Programa de Edição de Textos de Docentes da Unesp edição 2015, fruto da parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp. Diferentemente dos títulos publicados pelo selo Cultura Acadêmica, cuja seleção dos trabalhos de docentes, pós-graduandos e pós-graduados é feita pelos Conselhos de Programas de Pós-Graduação da Unesp, neste programa o processo de seleção segue os mesmos trâmites que qualquer livro publicado pelo selo Editora Unesp (http://editoraunesp.com.br/?__akacao=3145589&;__akcnt=d73dbd30&__akvkey=a74b&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Release+lan%E7amento+Propg+Feu).

Dell renova linha de notebooks corporativos

@A Dell – fornecedora de soluções de TI ponta-a-ponta e líder no mercado brasileiro de computadores – anuncia a nova geração de notebooks corporativos da família Latitude, voltados a pequenas, médias e grandes empresas. Os lançamentos incluem o modelo Dell Latitude 13 7000, menor equipamento de 13 polegadas da categoria e o primeiro modelo do segmento com a tecnologia de tela com borda infinita, reconhecido com o Prêmio Inovações na CES 2016. “A nova família de notebooks Latitude traz ao Brasil modelos que incorporam os principais recursos demandados pelas empresas em termos de mobilidade, design, gerenciamento e segurança. Ao mesmo tempo em que atende às demandas dos usuários por equipamentos leves, bonitos e com alta performance, que sejam adequados tanto ao trabalho quanto ao dia a dia”, afirma Mateus Eckert, Gerente de Marketing de Produto de Notebooks, Ultrabooks e Tablets Corporativos da Dell Brasil (www.dell.com.br).