Negócios em Pauta 31/03/2023

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 30 de março de 2023

A – Lupo se mantém na vanguarda da indústria têxtil

No último dia 21, a Lupo completou 102 anos. A empresa, que é marca referência no mercado têxtil brasileiro, manteve-se atualizada ao longo dos anos para acompanhar as mudanças na sociedade e preservar sua posição vanguardista na indústria têxtil brasileira. Com iniciativas voltadas para diferentes pilares da companhia, a Lupo construiu e vem conseguindo conservar a reputação de marca brasileira que carrega qualidade, tradição e, ao mesmo tempo, inovação e tecnologia aplicada aos seus produtos. O Grupo Lupo fechou o ano com receita líquida consolidada de R$1,5 bilhão, um aumento de 13% comparado ao ano anterior, e lucro líquido ajustado de R$218,2 milhões, com margem líquida ajustada de 14,5%. Em 2022 o Grupo Lupo inaugurou 135 novas lojas, totalizando 940 lojas em sua rede.

B – O Mais Usado

O Pix encerrou o ano de 2022 com mais de 24 bilhões de transações, média de 66 milhões de operações diárias, consolidando-se como meio de pagamento mais popular do Brasil, revelando a eficiência e grande aceitação popular da ferramenta, que trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do dia a dia. As transações do Pix superam as de cartão de débito, boleto, TED, DOC e cheques no Brasil, as quais, juntas, totalizaram 20,9 bilhões. No ano passado, foram transacionados pelo Pix R$ 10,9 trilhões, revela levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento.

C – Liderança e Persuasão

No próximo dia 5, das 8.30h às 12h, na FIAP/Campus Vila Olímpia, a Academia de Inteligência Comportamental e a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) promovem a primeira “Roda de Conversa – Liderança e Persuasão”, com presença de professores de MBA, especialistas em gestão comportamental e gestores de grandes empresas dos setores de Seguros, Incorporação/Shoppings e Energia. Serão apresentados conceitos de Liderança, Persuasão e Inteligência Comportamental e possíveis caminhos para profissionais de RH e gestores diante das crescentes divergências entre gerentes, coordenadores e suas equipes. Toda a renda será destinada à ONG Banho Solidário. Saiba mais em: (https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-conversa-persuasao-e-lideranca/1907001).

D – Gás Natural

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) abriu as inscrições para o Seminário de Gás Natural, que acontece nos dias 10 e 11 de maio, no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro. O evento ocorrerá sob o tema ‘Gás natural no Brasil: abertura, competitividade e sustentabilidade’ e reunirá os principais agentes e especialistas do setor. Nesta 20ª edição do seminário, o foco do debate serão as oportunidades e os desafios para o setor neste momento de transformações, em que novas oportunidades de negócios estão sendo criadas, com a entrada de uma variedade de novos agentes. Também serão apontadas as tendências da indústria e soluções para o amplo desenvolvimento do mercado de gás. Inscrições e mais informações, acesse: (https://lets.4.events/seminario-de-gas-natural-C21522E1).

E – Captura de Carbono

A United Airlines – que opera voos regulares diretos entre o Brasil e os Estados Unidos – anunciou um investimento de US$ 5 milhões na empresa de tecnologia de captura de carbono Svante, que fornece materiais e tecnologia como parte da cadeia de valor com potencial para converter CO2 removido da atmosfera e de fontes de emissão industrial em combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). Este é o mais recente investimento anunciado do novo United Airlines Ventures Sustainable Flight Fund SM, (Fundo de Voos Sustentáveis da United Airlines Ventures), um veículo de investimento inédito projetado para apoiar startups focadas na descarbonização das viagens aéreas, acelerando a pesquisa e produção de tecnologias associadas ao SAF. Fonte: (https://www.united.com).

F – Líder de Mercado

A Tecfil, maior fabricante de filtros automotivos da América Latina, completa 70 anos de atividades consolidando sua posição de liderança no mercado nacional e como referência mundial no setor de filtros, exportando seus produtos para mais de 60 países. Fundada em 1953, produz mais de 5.800 modelos de filtros, atendendo tanto os segmentos de leves, pesados e motocicletas, quanto de máquinas pesadas e implementos agrícolas. Nos últimos 10 anos, mais do que dobrou a sua capacidade industrial, saltando de quatro milhões para mais de dez milhões de unidades por mês, o que, aliado à maior eficiência produtiva proporcionada pelo seu modelo de indústria 4.0, lhe permite garantir o abastecimento do mercado com regularidade de preços e oferta. Saiba mais: (https://www.tecfil.com.br/).

G – Ecossistema da Publicidade

A AlmapBBDO passa a responder pela comunicação do Cenp — Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, estando à frente das campanhas institucionais, criação e planejamento de mídia da entidade. A partir de abril, terá início o desenvolvimento dos trabalhos com foco em uma entrega de comunicação multidisciplinar que visa fomentar conversas no ecossistema da publicidade, baseada em uma relação transparente entre os pilares protagonistas do mercado: anunciantes, agências, elos digitais e empresas de mídia. “Vamos trabalhar com criatividade e transparência para comunicar todas as frentes de atuação que temos planejadas para esse ano especial no qual comemoramos 25 anos de fundação”, celebra Luiz Lara, Presidente do Conselho da entidade.

H – Primeira Exportação

O Banco do Brasil acaba de lançar o Programa Primeira Exportação para apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas rumo ao mercado internacional. Em parceria com a ApexBrasil, o programa fomenta a primeira exportação das empresas, por meio de uma jornada completa que inclui capacitação digital, assessoria e portfólio de soluções. O Programa prioriza 20 mil clientes do segmento Micro e Pequenas Empresas com alto potencial para exportação. Com essa iniciativa, o BB objetiva reforçar seu compromisso social de fomento ao empreendedorismo, incrementar a maturidade internacional dos clientes e ampliar a quantidade de novas empresas exportando produtos brasileiros.

I – Autonomia do Aluno

O cenário econômico no Brasil ainda é desafiador, mas o setor se mantém otimista. Dados da ABF mostram que no último ano, mesmo com as incertezas do pós pandemia, o franchising demonstrou crescimento, faturando cerca de R$ 211 bilhões. O segmento de educação também apresentou bom desempenho, com um aumento de 13,2% no faturamento. Com o objetivo de disseminar o método Kumon e alcançar ainda mais pessoas, a rede planeja a abertura de 95 unidades ao longo deste ano. A marca, que tem mais de 45 anos de atuação no mercado nacional, com mais de 1500 unidades no país, espera ainda um incremento de 14% no número de alunos matriculados na rede, que hoje soma cerca de 160 mil, e, com isso, um crescimento no faturamento. Saiba mais: (https://www.kumon.com.br/).

J – Emprego na Construção

A indústria da construção abriu 22.246 postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro, aumento de 0,90% em relação ao número de empregados no setor em janeiro de 2022. Nos primeiros dois meses deste ano, houve um saldo positivo de 60.594 contratações, (+2,50% sobre o número de dezembro). No acumulado de 12 meses até fevereiro, a construção gerou 176.518 novos empregos, um acréscimo de 7,66% sobre o número de empregados em fevereiro de 2021. Os dados são do Caged, e foram divulgados na quarta-feira (29), pelo Ministério do Trabalho. – Fonte: Sinduscon-SP.

K – Assinatura de Utilitário

A Flua!, empresa de mobilidade da Stellantis, amplia mais uma vez seu portfólio e passa a oferecer o Fiat Scudo Cargo no serviço de assinatura de carros zero-quilômetro. Lançado em junho de 2022, o furgão faz parte da linha de utilitários da marca e se destaca quando o assunto é capacidade de carga, tecnologia e segurança. O novo modelo da Flua! pode ser contratado nas opções de franquias de 1 mil, 2 mil e 3 mil quilômetros mensais, por 12, 24 ou 36 meses. O valor mensal da assinatura é a partir de R$ 4.449 e varia de acordo com o período e franquia contratada. Mais informações: (https://www.meuflua.com.br/).