Negócios em Pauta 08/04/2020

A – Falências e Recuperações

Os pedidos de falência caíram 67,7% no 1º trimestre de 2020 na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da Boa Vista. A falências decretadas apresentaram queda de 29,9% em relação a 2019, enquanto as recuperações judiciais deferidas e os pedidos de recuperação judicial diminuíram 4,5% e 2,7%, respectivamente. Na variação acumulada em 12 meses apenas os pedidos de recuperação judicial apresentaram resultado positivo (3,9%). Por outro lado, as falências decretadas caíram 11,6%, os pedidos de falência, tiveram queda de 8,7%, e as recuperações judiciais deferidas de 1%.

B – Cadeia da Solidariedade

A Braskem se juntou a parceiros da cadeia da química e do plástico para doar materiais essenciais para o combate ao novo coronavírus nos hospitais da rede pública. A resina termoplástica doada pode produzir mais de 60 milhões de máscaras ou mais de 1 milhão de aventais. Doará também material para fabricação de embalagens para 750 mil litros de álcool líquido e em gel, para mais de 500 mil almotolias (um tipo de frasco plástico para álcool em gel utilizado em hospitais), além de 10 mil caixas de hipoclorito para diluição ou uso como água sanitária e mais de 150 mil sacos plásticos para lixo hospitalar. No mercado internacional, a Braskem está buscando respiradores para fornecer à rede pública.

C – Cursos Gratuitos

A Samsung antecipou todos os cursos à distância oferecidos gratuitamente pela empresa por meio do programa Code IoT. Interessados em temas como programação, eletrônica básica, internet das coisas, entre outros, podem aproveitar o atual período de home office para estudar os seis cursos oferecidos pela plataforma. Realizados em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, os treinamentos online são direcionados ao público que busca inserção neste novo cenário de integração entre software e hardware. O Code IoT certifica ao final da grade de estudos os alunos que completarem todos os módulos, oferecidos também em inglês e espanhol. Inscrições: (www.codeiot.org.br).

D – Carregadores de Bateria

A Fronius do Brasil, empresa de origem austríaca que, entre outros segmentos, se dedica a soluções inovadoras para Carregadores de Bateria, automotivo e tracionário, traz ao Brasil seus novos carregadores de bateria Selectiva 4.0. Hoje disponíveis nas versões 2kW, 3kW, 8kW e 16kW, os modelos ganharão mais potência, com o lançamento dos carregadores de 18kW e 30kW, compatíveis com quase todos os tipos de bateria e agora também incluindo mais quatro modelos: CSM, Lead Crystal, Fast Charge e Lítio. Os carregadores Selectiva 4.0 transmitem dados e informações que permitem mais agilidade na gestão de cargas, potencializam o desempenho das baterias e melhoram os resultados da intralogística. Saiba mais em: (https://www.fronius.com/pt-br/brasil).

E – Pesquisas Jurídicas

A Thomson Reuters, multinacional de tecnologia provedora de soluções Fiscais, Tributárias, Contábeis, Jurídicas e de Comércio Exterior, está disponibilizando nestemês de abril a plataforma Revista dos Tribunais Online de forma gratuita. Dessa maneira, os estudantes de Direito e advogados que antes tinham acesso aos materiais apenas nos escritórios e universidades agora poderão usufruir da ferramenta de casa, enquanto aguardam o fim do isolamento social por causa da Covid-19. Para ter acesso aos conteúdos, basta realizar o cadastro no portal com os dados do profissional, como número da OAB ou faculdade que cursa. Para ter acesso ao conteúdo: (http://www.thomsonreuters.com.br/pt/juridico/revista-dos-tribunais-online/gratuidade.html).

F – Protetores Faciais

A Mondial, empresa brasileira e líder em vários segmentos de eletrodomésticos portáteis, adaptou suas instalações e destinou parte da sua equipe para produzir e doar protetores faciais para médicos e demais profissionais da área. Unidade da Mondial na Bahia, localizada em Conceição do Jacuípe, parou linhas de produção de eletrodomésticos para se adaptar e iniciar a produção dos protetores faciais. Todas as recomendações do Ministério da Saúde foram atendidas na execução deste projeto, que foi desenvolvido com a colaboração de integrantes do Instituto Recôncavo e da organização não-governamental e-NABLE Brasil. Outras informações: (www.emondial.com.br).

G – Sonhando com Viagens

A rede Decameron All Inclusive Hotels & Resorts, com unidades no Caribe e América do Sul, acaba de lançar a campanha de marketing “Estaremos aqui para você”, para incentivar os brasileiros a continuar sonhando com viagens, bem como se planejando. A primeira iniciativa é um vídeo disponibilizado em (https://youtu.be/wl542VUcKdI), que transmite uma mensagem de esperança ao mesmo tempo em que incentiva as pessoas a respeitar o isolamento social para conter a propagação do coronavírus. A rede está presente no México, Haiti, Jamaica, Panamá, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador e Peru. Mais informações, no website (www.decameron.com).

H – Mercado do E-commerce

Se a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe impactos negativos para a maioria dos setores, não se pode dizer o mesmo das empresas que trabalham com o e-commerce. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), as categorias Alimentos e Bebidas e Beleza e Saúde foram as que obtiveram maior aumento no número de transações (mais de 180%). O levantamento feito entre 24 de fevereiro e 18 de março apontou aumento de 111% nas compras online para itens da categoria de saúde; 83% de crescimento em produtos de beleza e perfumaria, e 80% a mais em compras feitas em supermercados, se comparados com o mesmo período de 2019.

I – Voluntário Digital

Em tempos difíceis, mais do que nunca a solidariedade se mostrou presente em nosso dia a dia. E para tornar mais acessível a conexão de pessoas que precisam de ajuda com aqueles que desejam ajudar, o HELPIE, criou uma seção para oferta de ações voluntárias. Essa opção “Voluntário Digital”, foi pensada para esse período de quarentena, o interessado pode cadastrar uma forma de colaborar individualmente com alguém, seja para um bate-papo emocional por telefone, dar apoio logístico para os idosos que não podem sair de casa, fazer pequenos reparos, ou até oferecer orientações sobre como convencer amigos e familiares a levarem a sério as medidas de isolamento social e higienização. Saiba mais: (www.helpie.com.br).

J – Segurança na Internet

A Trend Micro disponibiliza gratuitamente para empresas e consumidores a sua solução de segurança para uso de internet Maximum Security por seis meses. O objetivo é contribuir para garantir a segurança on-line das informações e a proteção de ataques cibernéticos durante o trabalho remoto de profissionais e de usuários durante o surto da covid-19. Dentre as funcionalidades disponíveis estão defesa contra ameaças da internet, como ransomware e outros perigos; proteção da privacidade, bloqueando sites perigosos que podem roubar dados pessoais; e prevenção a fraudes e golpes protegendo-os contra e-mails de phishing. Mais informações: (https://www.trendmicro.com/pt_br/business.html).

K – Incentivo ao Empreendedor

Pensando em diminuir o impacto econômico causado pelo avanço do novo coronavírus no país, a ACE (http://app.acestartups.com.br/go), empresa de inovação, conhecida por ajudar empreendedores a transformarem suas startups em negócios de classe mundial, disponibiliza de forma gratuita e online todo o seu conteúdo de aceleração, desenvolvido com a expertise de já ter acelerado mais de 400 startups. A plataforma permite que os empreendedores, tenham acesso a um ecossistema completo, com conteúdo de alto impacto e com resultados comprovados, adaptados às realidades das startups que mais crescem no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap