Negócios em Pauta 06/09/2022

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 05 de setembro de 2022

A – Como foi retratado o grito do Ipiranga

‘Independência ou Morte’, também conhecido como ‘O Grito do Ipiranga’, é o quadro que retrata o momento único da ruptura entre Brasil e Portugal. O paraibano Pedro Américo já era um pintor consagrado aos 45 anos. Tinha estudado arte na França e vivia na Itália, quando foi escolhido pelo governo brasileiro para pintar o quadro do momento histórico. A obra de grandes proporções tem 4 metros de altura por 7 metros de largura e está no Museu Paulista. A pintura foi feita em 1888, 66 anos depois da Independência do Brasil, quando ninguém mais estava vivo para contar como realmente tinha sido o cenário às margens do rio Ipiranga. Pedro Américo buscou inspiração no quadro do pintor francês Jean Louis Ernest Meissonier, que retratava Napoleão Bonaparte na Batalha de Friedland de 1807. Há várias licenças poéticas na obra, inclusive o fato de substituir as mulas por cavalos de raça. Os guardas não estavam usando uma farda tão pomposa. Os Dragões da Independência só adotaram o uniforme da pintura mais de 100 anos depois. Pelo trabalho, Pedro Américo ganhou 30 contos de réis do Império brasileiro. Sinal de que sua idealização agradou em cheio o Imperador Dom Pedro II (ABr).

B – Investimento Social

O Movimento Bem Maior está com inscrições abertas para o 4ª Edital do programa “Futuro Bem Maior”. Organizações sociais e coletivos de todo o país, que estiverem dentro dos critérios de seleção, podem participar. O programa objetiva impulsionar o trabalho realizado por organizações sociais locais, que geram impacto no território onde atuam, incentivando o protagonismo e fomentando resultados que vão além da soma individual de projetos sociais. O programa vai selecionar 45 iniciativas para participar de um programa com dois anos de duração, que inclui apoio financeiro de até R$ 100 mil, assessorias individuais, capacitações exclusivas e rodas de conversa, entre outros benefícios. As inscrições estão disponíveis no site: (https://futurobemmaior.movimentobemmaior.org.br/4edital).

C – O Riso como Cura

O Festival ‘Soy Loco Por Ti Juquery’ chega à sua quinta edição e celebra o retorno ao formato presencial dentro do Complexo do Juquery, em Franco da Rocha (SP). O evento começa nesta quarta-feira (7) e vai até domingo (11), com mais de 20 atividades e atrações presenciais e online, com entrada gratuita. A curadoria circense é assinada pela artista Andrea Macera, que traz o universo circense para a programação com a proposta do “Riso como ferramenta de cura”. Atividades e intervenções artísticas estarão espalhadas pelo Complexo Hospitalar do Juquery e no Museu de Arte Osório Cesar. Mais informações, acesse: (https://www.soylocoportijuquery.com/).

D – Psicanálise do Século XXI

O Centro Universitário FAAP oferece, entre os próximos dias 12 e 16, às 19h, curso online e gratuito, com o psicanalista Jorge Forbes e convidados especiais. O Curso marca o lançamento da segunda turma da pós-graduação “A Psicanálise do Século XXI”. Na primeira aula, Forbes e o filósofo francês Luc Ferry falarão sobre o “Amor a si mesmo x desejo do outro”. Na segunda aula, Forbes e o professor da FAAP, Luiz Felipe Pondé, discutirão o comportamento no século XXI e a psicanálise, com as mudanças trazidas pela pós-modernidade. Para a coordenadora acadêmica do curso, Gabriela Tessitore, essa oportunidade é uma porta de entrada para o universo da psicanálise. Os interessados em participar deverão se inscrever em: (https://lp.pos.faap.br/aula-magna-captura/).

E – Nutrição Funcional

Entre os próximos dias 15 e 17, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, acontece a 16ª edição do XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional. Com a expectativa de receber mais de 5 mil profissionais, nutricionistas, médicos e profissionais da gastronomia e da saúde de forma presencial, com mais de 90 expositores de produtos e serviços voltados ao segmento de nutrição funcional, as marcas apresentarão uma variedade de produtos, além de alimentos orgânicos, cosméticos sustentáveis, tecnologias, serviços e suplementos nutricionais. As exposições vem carregadas de novidades em alimentos orgânicos, sociobiodiversos representando os biomas brasileiros, suplementos nutricionais, tecnologia, produtos e serviços. Saiba mais em: (https://www.vponline.com.br/
site/congressos/congresso-internacional/
).

F – Semana da Educação

Entre 10 e 16 de outubro, na Unibes Cultural, em São Paulo, acontece a 7ª edição, a Educa Week, maior evento de Educação da América Latina. O evento terá jogos e olímpiadas de raciocínio lógico estudantis, congresso de educação, workshops para professores, além de prêmios destinados a reconhecer projetos e iniciativas inovadoras, que verdadeiramente causaram impacto positivo em escolas de todo o Brasil. Contará com a presença das maiores autoridades, gestores e ativistas brasileiros da área da educação, além de participantes internacionais como Rona Hu, da Stanford University, psiquiatra e consultora da série “Thirteen Reasons Why”. MKais informações e inscrições: (www.educaweek.com.br).

G – Transparência 100%

Começa amanhã (7) e vai até sábado (10), no Amcham Business Center Brasil, em São Paulo, o VII Congresso Integra – Compliance Across Americas, evento realizado pelo Instituto ARC e pela ESENI (Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios e Inovação), que deve reunir mais de 2.000 participantes entre executivos das áreas de Compliance, Proteção de Dados e Governança. Destaque para o painel “Movimento 100% Transparência”, que contará com palestra de Jaqueline Oliveira, Coordenadora da Frente de Ação contra Corrupção no Pacto Global da ONU Brasil. Também participam o Professor de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Francisco Coutinho, e as fundadoras do Compliance Women Comittee. Inscrições: (https://www.ccompliance.com.br/inscricoes_cca_2022/)

H – Mulheres no Kart

O Circuito Paulista de Verão de Kart, marcado para ser disputado no Kartódromo Speed Park, localizado às margens da rodovia Marechal Rondon, em Birigui (SP), entre os próximos dias 10 e 11, chega com um novo formato e será realizado com karts fornecidos pelos promotores, o Speed Motor Clube. O evento terá outra atração, destinada apenas às mulheres. Os promotores do Circuito criaram a categoria Feminina, que, assim como a Iniciantes Leves, Iniciantes Pesados, Graduados, Master e Pró, disputará quatro baterias – três classificatórias e uma final. A tomada de tempos será no estilo “Super Pole”, quando cada piloto dará apenas uma volta lançada com todas as concorrentes na pista ao mesmo tempo. Para inscrições, contate pelo WhatsApp (18) 99657-5926. Outras informações: (www.speedpark.com.br).

I – Viagens e Trabalho

Mesmo quem viaja a trabalho, faz questão de tornar a estadia em outro destino mais especial, incluindo espaço para o lazer. O Four Seasons Hotel George V Paris convida a descobrir o coração da cultura e da culinária francesa, indo além da capital. A Maison Belle Époque – antiga residência dos fundadores da champanhe Perrier-Jouët e fundada em 1811- reabre as portas pela primeira vez para os hóspedes do Four Seasons. As vinícolas da região dão o tom da viagem, percorrendo o Vale do Loire Orléans, Meung-sur-Loire e Sully-sur-Loire. Entre as experiências, é possível visitar a centenária Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego e é possível aprender a tradicional técnica de pintura em azulejos. Outras informações em: (https://www.fourseasons.com/br/paris/).

J – Ferrovia no Porto

A Santos Port Authority publicou ontem (5) o edital de chamamento público para a identificação de interessados em constituir a cessionária que administrará a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), cujo projeto foi aprovado pelo TCU em julho. O titular do contrato de cessão será responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento pelo prazo de 35 anos e terá de realizar investimentos da ordem de R$ 891 milhões, a maior parte nos primeiros cinco anos. A capacidade ferroviária do complexo portuário está próxima da saturação, com 94% de utilização. Além disso, precisa ser expandida para dar vazão com eficiência à movimentação futura, cuja projeção é dobrar no prazo de 5 a 10 anos. Saiba mais: (https://www.portodesantos.com.br/).

K – Ciências de Dados

Está aberto o processo seletivo para o MBA em Ciências de Dados do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. O curso é voltado para profissionais com formação universitária em ciência da computação, economia, administração, engenharia, estatística, sistemas de informação e áreas correlatas e que desejem se aprimorar em ciências de dados. As aulas são oferecidas em formato online e o corpo docente conta com professores doutores com experiência internacional. Serão disponibilizadas 300 vagas de ampla concorrência e 20 vagas para egressos que queiram retomar o curso. Mais informações: (https://www.cemeai.icmc.usp.br/).