A – Impacto positivo para o franchising com a promulgação do Perse
A Associação Brasileira de franchising projeta um impacto positivo sobre o setor de franquias com a promulgação do novo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que deve beneficiar as empresas dos segmentos mais impactados pela pandemia, como Alimentação, Hotelaria e Turismo e Entretenimento e Lazer. O Programa zera a cobrança de impostos federais, e deve ter impacto de até R$ 15 bilhões em renúncia fiscal quando alcançar esse teto ou quando chegar ao fim de 2026. “O Perse dará um fôlego ao caixa das franquias e permitirá que elas retomem com mais força o crescimento e a geração de empregos”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da entidade. Sobre a geração de emprego dos segmentos que contemplam o Perse, o presidente da ABF completa, ainda, que “é uma vitória significativa para os setores de eventos, bares e restaurantes que não mediram esforços para manter suas atividades, mesmo em um cenário tão crítico como a pandemia” (ABF).
B – Consumo nos Lares
O Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,07% no quadrimestre (janeiro a abril), de acordo com monitoramento mensal realizado pela Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Na comparação interanual – abril de 24 x abril de 23, o indicador registrou alta de 0,63%. Em abril, houve recuo de -7,29% ante março – resultado influenciado pelo consumo sazonal da Páscoa (31/03). Os principais recursos injetados na economia que tiveram influência positiva no Consumo nos Lares foram a antecipação da primeira parcela do 13º salário para 3,6 milhões de aposentados, os recursos do programa Pé-de-Meia e o Bolsa Família.
C – Cooperação Técnica
A Sudene e o IBGE anunciaram a criação do Observatório do Nordeste, uma plataforma de informações com as dimensões, seja ambiental, cultural, econômica e social. Além disso, as duas instituições instalarão a Casa Nordeste, uma iniciativa derivada da Casa Brasil, lançada pelo Instituto. Essas iniciativas fazem parte de acordo de cooperação técnica assinado entre a Sudene e o IBGE durante a cerimônia de 88 anos do Instituto, realizada na capital fluminense. De acordo com o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, a instituição tem a produção de dados por excelência, mas é preciso disseminá-los para que as políticas públicas sejam feitas de forma adequada.
D – Mercado Imobiliário
Os três primeiros meses de 2024 não foram muito animadores para o mercado imobiliário de vendas de casas e apartamentos usados do estado de São Paulo. Em janeiro, já contávamos com um resultado inferior em 7,11% na comparação com dezembro de 2023. Fevereiro conseguiu uma reversão nessa tendência, crescendo 18,11% em relação a janeiro. E em março, o índice voltou a cair, com vendas ficando 3,25% menores na comparação com o mês anterior. Assim, o acumulado de 2024 está 7,75% positivo, bem inferior, por exemplo, ao percentual relativo às locações, que acumulou 24,94% de crescimento no período. Fonte: CRECISP.
E – De Salvador para RS
O Centro de Convenções Salvador, localizado na Boca do Rio, prorrogou até a próxima quinta-feira (6), a coleta de donativos para os desabrigados do Rio Grande do Sul. Até o momento, o Centro arrecadou duas tonelada de material de limpeza, higiene pessoal, água e alimentos não-perecíveis. A campanha conta com parceria dos Correios (ECT) e da ONG Unidos pela Solidariedade. “A resposta da população de Salvador tem sido muito positiva, mas sabemos que é possível ampliar o volume de doações, por isso prorrogamos o prazo de arrecadação”, frisa o diretor geral do CCS, Ludovic Moullin.
F – Cafés do Brasil
A área total utilizada no cultivo dos Cafés do Brasil, incluindo as duas espécies de café, o arábica e o robusta+conilon), no ano-cafeeiro em curso de 2024, foi estimada em 2,25 milhões de hectares. Desse total, estimativas apontam que 1,9 milhões de hectares estão sendo empregados com lavouras em produção, que correspondem a aproximadamente 85%, e, em complemento, 344,61 mil hectares encontram-se em fase de formação, os quais equivalem a 15% da área total geral. Saiba mais: (https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/).
G – Mercado Digital
O Hotmart FIRE se prepara para sua nona edição, que acontece de 29 a 31 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte. O festival, que na edição passada contou com cerca de 8 mil participantes de 30 países, vai trazer o que há de mais atual e estratégico no mercado digital e da Economia dos criadores de conteúdo. Entre mais de cem palestrantes nacionais e internacionais estão a shark tank e comunicadora Monique Evelle, o apresentador do Flow Podcast, Igor Coelho, o autor best-seller #1 do The New York Times e podcaster Ryan Holiday e o trio de filósofos Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé. Saiba mais em: (https://fire.hotmart.com/).
H – Missão à Índia
Quinta economia do mundo e país mais populoso do globo, a Índia oferece um vasto potencial para exportadores brasileiros. Para estimular negócios com esse mercado, a ApexBrasil levará uma delegação de empresas à feira Anuga Select India, que acontecerá no Bombay Exhibition Centre, em Mumbai, entre 28 e 30 de agosto. São oferecidas dez vagas para empresas do ramo de alimentos e bebidas e cinco para aquelas do setor de máquinas e equipamentos. Inscrições e mais informações: https://click.apexbrasil.com.br/mkt/feiras/anugaindia/2024/regulamento.pdf).
I – Primeiro Emprego
Desenvolvido com o propósito de apoiar a revenda de combustíveis e contribuir para a empregabilidade das comunidades do entorno de sua rede de postos, a Ipiranga acaba de lançar o “Bora Pro Posto”, uma plataforma online de treinamento voltada para os profissionais interessados em atuar como VIPs – funcionários, conhecidos como frentistas, dos postos da rede Ipiranga. As inscrições estão abertas para todas as regiões do Brasil e devem ser feitas diretamente no site da marca, em “Trabalhe no posto”, no Portal Ipiranga (https://portal.ipiranga/wps/portal/ipiranga/a-piranga/institucional/carreiras/trabalhe-no-posto).
J – Impressora de Casas
A Expo Construção Offsite é considerada como a mais importante feira da América Latina quando o assunto é construção modular. Ocupando quase toda a extensão do Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, o evento, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de junho, inova mais uma vez e leva para suas instalações uma das mais importantes novidades tecnológicas do setor – a impressora 3D de casas. Considerada uma das aplicações mais promissoras das tecnologias aditivas, a impressão 3D economiza tempo e dinheiro, tornando os investimentos em projetos habitacionais, por exemplo, mais atraentes. Saiba mais em: (www.expocontrucaooffsite.com.br).
K – Eletrolar Show
Entre os dias 15 e 18 de julho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, acontece a 17ª Eletrolar Show, a maior feira B2B da América Latina de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares, TI, IoT e UD, o mais importante ponto de encontro para a indústria apresentar seus lançamentos ao varejo. Terá mais de 600 expositores e 12 mil produtos distribuídos em 36 mil m². Receberá 32 mil profissionais do setor, que respondem por mais de 30 mil pontos de venda em todo o Brasil. Outras informações, acesse: (https://eletrolarshow.com.br).