Negócios em Pauta 29 a 31/01/2022

A – Expansão da mobilidade aérea elétrica

A Flapper, plataforma de fretamento aéreo sob demanda, acaba de assinar uma Carta de Intenção com a Jaunt Air Mobility, empresa aeroespacial sediada em Dallas, para a compra de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL). A Jaunt irá providenciar para a Flapper 25 aeronaves para aumentar a frota de Mobilidade Aérea Urbana na América Latina, com o que a empresa objetivo oferecer uma nova forma de viagem urbana com segurança e eficiência operacional, tendo esses pilares como prioridade máxima. Enfim, uma nova forma de viagem urbana nas cidades. O táxi-aéreo da Jaunt Journey é a primeira aeronave do mundo que combina helicóptero e a capacidade de voo da asa fixa, com destaque para o pouco barulho, além de conforto, segurança e eficiência operacional. A empresa é uma das únicas de eVTOL que está alinhada com as atuais regras de certificação da categoria de transporte.

B – Vendas no Varejo

A tão esperada retomada do crescimento nas vendas somente deverá ocorrer a partir de março, de acordo com o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo, elaborado com base nas projeções feitas pelas empresas associadas do Instituto e apurado pela EY. A estimativa para março é de crescimento real nas vendas de 11,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior, já descontado o IPCA projetado. Em dezembro de 2021, o Índice fechou em queda de 5,8%, em comparação com dezembro de 2020. O setor estima pequena melhora de 0,2% em janeiro e queda de 0,3% em fevereiro. Os principais fatores que poderão ajudar a impulsionar o varejo são o aumento da renda, a diminuição do desemprego e a redução nas taxas de juros.

C – Detector de Fake

Plataforma virtual desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, auxilia população na detecção de notícias falsas com 96% de precisão. A plataforma foi pensada inicialmente diante do atual contexto globalizado em que a população é bombardeada por informações em todos os meios de comunicação. Para utilizar a plataforma, deve-se usar o máximo de informações para serem analisadas. Quanto mais informação você colocar, melhor a plataforma vai entender o contexto, a semântica, se o texto está bem elaborado ou feito de modo simplista. Para consultar se alguma informação é verdadeira ou não, basta acessar a plataforma: (https://sites.google.com/view/detector-de-fake-news/p%C3%A1gina-inicial), copiar e colar a informação que se quer avaliar e verificar (AC/ICMC-USP).

D – Captação de Recursos

A 14ª edição da maior conferência de captação de recursos da América Latina já tem data para acontecer. O Festival ABCR 2022 – Diálogos para a retomada – acontece nos dias 27 e 28 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Com mais de 50 palestras e cinco eixos temáticos, o evento é focado em organizações da sociedade civil de todo o Brasil e a expectativa é que mais de 600 pessoas passem pelo evento, respeitando o distanciamento social para não gerar aglomeração de pessoas e as práticas de higiene e segurança. Serão cinco eixos abordados: Gestão e Captação de Recursos, O Papel do Captador, Inovação e Redes de Captação, Comunicação e Engajamento, Ferramentas e Fontes de Captação de Recursos. Mais informações: (www.festivalabcr.org.br).

E – Tendências de Negócios

A Meta, consultoria de tecnologia e soluções focada em transformação digital, produziu o e-book intitulado como “Transformação digital: tendências para 2022”, e compartilhou dez temas que irão direcionar o mundo dos negócios neste ano. As tendências são as seguintes: soluções baseadas em 5G; modelo de trabalho; segurança cibernética; mobilidade inteligente (smart mobility); plataforma de negócios (business platform); nuvem híbrida (hybrid cloud); inteligência artificial; hiperautomação; serviços e SaaS; e as novas moedas. O que veremos: compras, investimentos, contratações e todo tipo de negociação realizadas com criptomoedas, moedas especificas surgindo para proteger patrimônios e ampliar negociações internacionais protegidas da volatilidade do câmbio. Para ter o e-book na íntegra, acesse (https://lp.meta.com.br/ebook-tendencias-dx-2022).

F – Pós em Direito

O Centro Universitário Armando Alvares Penteado (FAAP) dá mais um passo em direção ao seu reposicionamento no mercado de educação, com a abertura das matrículas para quatro cursos de pós-graduação em Direito no formato on-line: Direito Público Avançado; Direito Penal e Processual Penal; Direito Civil e Processual Civil; e Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. Com aulas ao vivo e material previamente gravado, o curso terá início em 21 de fevereiro com duração prevista de 12 meses. A carga horária total de 360 horas será dividida em cinco módulos, oferecidos de forma rotativa ao longo do ano. Os cursos possuem um módulo internacional na grade curricular em parceria com a Universidad de Santiago de Compostela. Saiba mais: (pos.faap.br/direito).

G – Valor do Aluguel

Levantamento feito pela plataforma Kenlo, proptech líder no mercado de imóveis, responsável por conectar imobiliárias, corretores e administradores, mostra que o valor médio do aluguel na cidade de São Paulo teve queda de 8% em 2021 quando comparado ao balanço de 2020. Passou de R$ 2.172 para R$ 1.998, sendo que a região leste foi a que apresentou a maior queda, observando uma variação de R$ 2.169 para R$ 1.571, ao contrário das regiões Oeste e Sul que apresentaram crescimento de 10% e 5%, respectivamente. Os dados mostram que a quantidade de negócios fechados na capital subiu 41%, indicando que apesar do movimento durante a pandemia onde o home office se torna cada vez mais presente e famílias buscam imóveis no interior, o mercado na cidade de São Paulo continua crescendo e forte. Outras informações: (https://kenlo.io/).

H – Inovação em Seguros

As inscrições para o 7º Prêmio Anual de Inovação em Seguros, promovido pela Efma e Accenture em reconhecimento às ações de seguradores e insurtechs, já estão abertas. Criado em 2016, o programa reconhece as melhores ideias e projetos inovadores em seguros, além de promover um fórum para o compartilhamento de melhores práticas entre diversas organizações. São 7 categorias: Global Innovator; Seguros e Ecossistemas Conectados; Insurtechs; Inovação em Produtos e Serviços; Experiência do cliente; Sustentabilidade e Responsabilidade Social; e Transformação da Força de Trabalho. Inscrições e mais informações no link: (https://innovationininsurance.efma.com/).

I – Marketing e Tecnologia

A Fundação Getulio Vargas realiza webinar gratuito com o tema “Tendências para Marketing e Tecnologia em 2022”, na própxima quarta-feira (2), às 14h. Este ano se apresenta repleto de desafios. A boa notícia é que a tecnologia segue avançando e, sabendo usá-la, podemos esperar um futuro melhor e mais eficiente para todas as áreas, especialmente o Marketing. Trabalho híbrido, criptografia, novas formas de conectividade, segurança, IA generativa, o metaverso e várias outras soluções irão transformar os mercados. Esse webinar tem como objetivo refletir sobre essas tendências, que nos ajudarão a construir um novo mundo. Interessados devem se inscrever em: (https://evento.fgv.br/marketing_tecnologia2022/). Após o cadastro, receberão o endereço do evento por e-mail.

J – Papelão Ondulad

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, e a Vedacit, líder no mercado de impermeabilização, anunciam uma nova opção de embalagem para o Vedacit, aditivo impermeabilizante para concretos e argamassas da empresa. A nova embalagem é produzida a partir de papelão ondulado, matéria-prima renovável e biodegradável, proveniente de florestas plantadas e certificadas da Klabin. Como resultado, a nova embalagem reduz consideravelmente a quantidade de material plástico, agrega importantes atributos sustentáveis ao produto, como a redução das emissões de CO2, da geração de resíduos e do consumo de energia para produção.

K – SUVs e Picapes Elétricas

Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM investirá mais de R$ 10 bilhões para trazer uma nova era à indústria automotiva brasileira. Serão dois ciclos de investimento na sua fábrica em Iracemápolis/SP: cerca de R$ 4 bilhões de 2022 a 2025 e R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032, com geração de 2.000 empregos diretos até 2025. A Great Wall Motor Brasil vem ao país para montar a sua maior base de produção fora da China, objetivando se tornar centro de exportação para a América Latina, oferecendo tecnologia eletrificada e inteligente em seus produtos. Até 2025, serão lançados 10 modelos, com previsão de chegada do primeiro veículo no quarto trimestre deste ano, como importado, enquanto o primeiro veículo produzido no Brasil será lançado no segundo semestre de 2023 (http://grupoprinter.com.br/gwm-partners/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap