Negócios em pauta 29/12/2015

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A – Validade de Concurso 

O Governo do Estado de São Paulo prorroga por mais dois anos a validade do concurso realizado em 2013 pela Secretaria da Educação para a contratação de docentes da categoria PEB II, que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Desde a primeira chamada do certame, a Pasta já nomeou 38 mil aprovados. A novidade foi publicada na edição do último dia 23, no Diário Oficial do Estado. A prorrogação da validade do concurso passará a contar a partir do dia 31 de janeiro de 2016. O salário inicial de um professor que leciona para classes de anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com jornada de 40 horas semanais, é de R$ 2.415,89, podendo aumentar de acordo com a evolução funcional.

B – Selfie ao Volante

A Ford realiza uma campanha de alerta sobre selfies ao volante, que podem distrair o motorista por até 14 segundos e causar acidentes fatais. Para mostrar os riscos desse novo comportamento mais comum entre jovens, a empresa divulgou um infográfico ressaltando os perigos e as estatísticas dessa mania que se tornou mundial. A Ford acaba de promover uma pesquisa em vários países europeus e constatou que o uso dos smartphones invadiu todos os lugares – inclusive os automóveis, onde o seu manuseio é perigoso. Basta lembrar que em 20 segundos, tempo médio para uma verificação rápida nas mídias sociais, um carro a 100 km/h roda uma distância equivalente a cinco campos de futebol.

C – Eave On Demand

O Programa Cinema do Brasil está com inscrições abertas até 4 de janeiro para mais uma ação de qualificação para profissionais da indústria audiovisual brasileira, em parceria com o European Audiovisual Enterpreneurs (Eave). Trata-se do workshop Eave On Demand, marcado para 26 a 29 do mesmo mês. O workshop terá como foco o desenvolvimento de produtos audiovisuais para o mercado internacional. Há nove vagas para produtores que estejam trabalhando em um projeto com forte potencial internacional e que tenham interesse de participar de uma das mais importantes redes de agentes da cadeia audiovisual europeia. Os interessados em participar devem enviar e-mail até o próximo dia 4, para ([email protected]).

D – Jato Executivo

A Honda Aircraft Company iniciou as entregas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo. A empresa entregou a primeira aeronave no último dia 23, em sua sede em Greensboro, Carolina do Norte. Esse marco acontece logo após a certificação final da Administração Federal de Aviação. O HondaJet é o mais avançado jato do mundo, com tecnologia revolucionária e inovações no design, incluindo a configuração exclusiva dos motores no topo das asas para atingir maior velocidade e eficiência no consumo de combustível. No Brasil, a Líder Aviação é a representante exclusiva do HondaJet. A empresa, líder no segmento de aviação executiva na América Latina, conta com 23 bases operacionais, nos principais aeroportos brasileiros.

E – Menu Especial

Para quem quer comemorar as festas de final de ano em um cenário paradisíaco como o de Ilhabela, não faltam opções gastronômicas. Eleito por quatro anos consecutivos o melhor restaurante italiano do Litoral Paulista, segundo a premiação Comer & Beber, da Veja São Paulo, e reconhecido com a certificação Ospitalità Italiana, concedida pela Unioncamere (Câmara de Comércio da Itália), o Famiglia Manzoli é certeza de uma refeição memorável. Cozinha clássica italiana em ambiente familiar e romântico, com vista para o mar. De tradição familiar, fundado em 1998 pelo chef ítalo-brasileiro Vittorio Manzoli, o restaurante tem culinária afetiva, para agradar dos pequenos aos adultos. Verifique em (www.famigliamanzoli.com.br).

F – Tecnologias de Pintura

A Nissan do Brasil está investimento R$ 3 milhões na ampliação da automatização do processo de pintura de peças plásticas em seu Complexo Industrial de Resende, no Estado do Rio de Janeiro. A fabricante de automóveis importou novos robôs do Japão que aplicam diretamente a tinta nas peças plásticas produzidas em Resende eliminando interferências externas e reduzindo em até 20% as emissões de compostos orgânicos voláteis. Para isso também é fundamental o uso de água como base na pintura. Saiba mais em (NissanNews.com).

G – Conteúdo Sonoro

Se houvesse possibilidade de navegar na web utilizando somente a voz, como seria essa navegação? A partir dessa questão, o professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec/ Ourinhos, Guilherme Orlandini, em parceria com o então colega Gilson Castadelli, desenvolveram o aplicativo WebSonora de acesso à internet por meio de áudio. O programa permite executar pesquisas utilizando a voz e obter resultados no mesmo formato. O aplicativo dispõe de funcionalidades para interação, como a enciclopédia WikiSonora, a rede de sites sonoros NetSonora, e também o Twitter, onde o usuário pode ouvir as postagens de seus amigos e fazer publicações utilizando a voz (http://www.websonora.com.br/).

H – Excelência em Jornalismo

O Citi Journalistic Excellence Award é um programa mundial que visa premiar a excelência em jornalismo e que reconhece a qualidade do trabalho de profissionais que atuam nas editorias de Economia, Finanças e Negócios. Desde 1982, os vencedores de cada edição participam de um seminário de duas semanas sobre finanças e negócios realizado na renomada Columbia Graduate School of Journalism, em Nova York, com patrocínio do Citi. Para participar, é necessário ter mais de cinco anos de profissão, ser atuante nas áreas de Economia, Finanças ou Negócios e ter fluência no idioma inglês. Inscrição e mais informação em (www.cjea.com.br).

I – Estágio na Yara

A Yara, multinacional norueguesa, encerra em 8 de janeiro as inscrições para o programa de estágio da companhia, que é líder no mercado nacional de fertilizantes. Com vagas em São Paulo, Sumaré, Porto Alegre, Canoas e Rio Grande, a empresa busca profissionais de diversas áreas de conhecimento. Os interessados devem estar cursando superior com previsão de formatura para 2017, ter disponibilidade para cumprir 1 ano de estágio e contar com inglês avançado. A empresa busca jovens inquietos, criativos e que busquem superar as expectativas. Valorizamos a capacidade analítica, o protagonismo e o alto desempenho. Mais informações e inscrições em (estagiar-rs.com.br).

J – Escrita em Braille

No próximo dia 4 de janeiro, comemora-se o Dia Mundial do Braille, importante sistema natural de leitura e escrita para as pessoas com deficiência visual. Às vésperas de completar 70 anos, a Fundação Dorina Nowill para Cegos reforça a importância do braille e enfatiza que a tecnologia se soma a este sistema, mas não pode substitui-lo. Criado há quase 200 anos por Louis Braille, consiste em combinações de seis pontos em relevo, que permitem a representação do alfabeto, números e simbologias científica, fonética, musicográfica e informática, garantindo que pessoas alfabetizadas neste sistema tenham acesso a informações diversas. Outras informações em (www.fundacaodorina.org.br).

K – Tradição da Épiphanie

Festa tradicional francesa, a Épiphanie, nome de origem grega que significa aparecer, se manifestar, e marca a chegada dos reis magos, será comemorada no Brasil pelo brewpub francês Les 3 Brasseurs no dia 6 de janeiro (Rua Jesuíno Arruda, 470). A casa preparará a galette des rois, bolo que tem escondido dentro uma ‘feve’, pequeno rei mago. Os clientes que acharem a ‘feve’ serão considerados o rei ou rainha, receberão a coroa e não pagarão pelo prato. É uma casa de origem francesa que chegou há dois anos com um novo conceito de gastronomia. São produzidos no brewpub cinco tipos diferentes de cervejas fixas, uma delas criada especialmente para a filial brasileira, além das sazonais por temporada (www.les3brasseurs.com.br).

L – Virada de Ano

A maioria dos viajantes já tem os seus planos traçados para celebrar a chegada de 2016. Segundo um levantamento realizado pelo Hotel Urbano, agência online de viagens líder no mercado brasileiro, grande parte dos brasileiros deve curtir a virada de ano em badalados destinos do litoral. De acordo com o estudo, Rio de Janeiro, Natal e Porto Seguro são, nesta ordem, as três cidades mais procuradas por aqueles que pretendem viajar na data. Os destinos lideram as buscas por pacotes de viagem e hospedagens relacionadas ao período de Ano Novo realizadas no site do Hotel Urbano, que conta com uma base de mais de 18 milhões de viajantes cadastrados (www.hotelurbano.com).

M – Pagamentos via Smartphone

O MercadoPago, em parceria com o Instituto IPSOS, acaba de divulgar uma pesquisa que detalha como os consumidores estão utilizando os meios de pagamento online no Brasil. Os resultados mostram que 45% dos entrevistados já realizam algum tipo de operação de pagamentos via smartphones – mais do que o dobro (21%) do registrado em 2014 pela mesma pesquisa. Entre os pagamentos mais realizados através dos smartphones estão roupas e acessórios (59%), celulares (56%), eletrônicos em geral (49%) e pagamentos de contas de casa (água, luz, etc) (45%). Entre as categorias que os entrevistados ainda desejam passar a pagar de forma mobile estão Alimentos e Bebidas (23%), Turismo (20%) e Educação (19%).

N – Visão Multicultural

A Saffron Brand Consultants uma das principais empresas globais de branding, está se preparando para aterrisar no Brasil. Fundada em 2001 por Jacob Benbunan e Wally Olins (1930-2014) – este considerado um dos papas e fundadores do branding, a empresa finaliza os detalhes para a abertura de um escritório em São Paulo ainda em Janeiro, por meio de parceria com uma agência nacional. A unidade será a oitava da Saffron no mundo. Buscando uma visão multicultural e que reflita a diversidade do mundo globalizado, o que a empresa chama de approach pós-colonialista, a Saffron hoje conta com escritórios próprios em Madri, Londres, Istambul, Viena, Bombaim, Miami e Melbourne, além de alianças estratégicas em Nova Iorque, Lima, Santiago do Chile e Dubai.