Negócios em Pauta 29/10/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 28 de outubro de 2021

A – Modernidade, refinamento e capacidade incomparável

A Land Rover apresentou a nova geração do SUV Range Rover, modelo emblemático da marca, misturando estética fluída, sofisticação tecnológica e novos padrões de conectividade. Referência há 50 anos no mundo todo, o novo SUV de luxo esbanja modernidade, com atributos de estilo minimalista aliados a uma performance invejável e novas motorizações que conferem ao modelo uma capacidade imparável. Chegará ao Brasil em 2022 inicialmente com a versão especial First Edition, baseada na edição Autobiography e com uma especificação única, com pintura SV Bespoke e acabamento Sunset Gold Satin além de outras opções de cores externas. Estará disponível com duas novas opções de motorização completamente novas, que garantem uma performance nunca vista em um SUV. No Brasil o veículo contará com o potente powertrain P530 Twin Turbo V8 a gasolina e a opção D350 Ingenium seis cilindros em linha a diesel.

B – O Mais Poderoso

A Samsung lançou ontem (28), o Galaxy M52 5G no Brasil, o primeiro da família Galaxy M compatível com a tecnologia 5G e também o mais fino e poderoso M de toda a linha. Vendido exclusivamente na loja online da Samsung, o Galaxy M52 5G conta com um processor de mega performance, bateria de 5.000mAh1 de longa duração e uma mega tela Super AMOLED Plus com taxa de atualização de 120 Hz, que o maximiza para o seu melhor entretenimento e o torna uma opção perfeita para os gamers e consumidores que buscam um dispositivo de alta performance. É um smartphone que coloca a performance em primeiro lugar e é ideal para os consumidores que precisam de um smartphone de alta capacidade para uso contínuo.

C – Trade como Receita

Os brasileiros descobriram o trade como forma de complementar a renda ou fazer do sobe e desce da bolsa seu ganha pão. A maioria dos traders brasileiros entraram no mercado há menos de 5 anos e usam os ganhos para compor seu orçamento mensal. É o que demonstra a pesquisa Perfil do Trader Brasileiro, realizada pela mesa proprietária Axia Investing. O trade representa parte significativa da renda de quase 65% dos investidores, que declararam que os ganhos correspondem a mais de 20% do total do orçamento da casa. Chama a atenção ainda que 24,7% dos entrevistados contam com as operações como única fonte de renda. Apenas 34,43% não contabilizam o dia a dia da bolsa em seu orçamento. Saiba mais em: (www.axiainvesting.com.br)).

D – Proprietários de Embarcações

Assim como já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação e o documento dos veículos, os documentos de posse obrigatória para conduzir embarcações no país irão ganhar uma versão eletrônica. A Carteira de Habilitação de Amadores (CHA) e o Título de Inscrição de Embarcação (TIE) digitais poderão ser acessados no aplicativo (www.gov.br), disponível gratuitamente na Google Play e App Store. O projeto da Autoridade Marítima Brasileira será desenvolvido em parceria com o Serpro, empresa de TI do Governo Federal. Ao final do projeto, será criado um padrão nacional de segurança para os documentos de embarcações, veículos automotores e de suas respectivas carteiras de habilitação, facilitando o dia a dia dos cidadãos e contribuindo para a modernização do país.

E – Lixões Desativados

Em março, havia 2.632 lixões em atividade no Brasil. Em junho, o número foi reduzido para 2.612. Portanto, vinte foram fechados no período. Luiz Gonzaga, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), informa que os avanços ocorreram nas seguintes cidades: Anastácio, Bodoquena, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Nova Andradina, Paranaíba e Selvíria, no Mato Grosso do Sul; e Água Boa, Cláudia, Feliz Natal, Figueirópolis, D’Oeste, Itanhangá, Itaúna, Marcelândia, Sinop e Tabaporã, no Mato Grosso. O Programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente, juntamente com ações desenvolvidas a partir da promulgação do novo Marco Legal do Saneamento, em 2020, foram os responsáveis pela melhoria da situação.

F – Manter 5 Substituições

A International Board (Ifab), órgão da Fifa responsável por regular as regras do futebol, deu luz verde para que a permissão para cinco substituições durante as partidas se torne permanente. A solicitação foi realizada durante uma reunião virtual presidida pela entidade máxima do futebol. O órgão informou que recebeu uma série de solicitações de confederações, associações e ligas para que a regra seja mantida. A alteração foi implantada em maio de 2020 por causa da pandemia. Como o período de treinamentos foi fortemente afetado e os jogos são realizados quase que diariamente, a Ifab decidiu ampliar o número tradicional de três substituições para não causar ainda mais problemas para o físico dos atletas. No momento, cada federação é independente para aplicar a medida da maneira que quiser (ANSA).

G – Ciências Biológicas

Entre os dias 25 e 28 de novembro, em formato virtual, acontece o 25º Congresso de Biólogos do CRBio-01. O evento reúne Biólogos, Biólogas, estudantes de Ciências Biológicas e a comunidade da Biologia e Ciências de todo o Brasil.O evento, que é realizado a cada dois anos, é promovido pelo Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (CRBio-01), autarquia federal de orientação e fiscalização da profissão de Biólogo, com jurisdição nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso. Biólogos registrados no CRBio-01 ou nos conselhos de outras regiões e estudantes de Ciências Biológicas podem se inscrever gratuitamenteno site: (https://doity.com.br/25-conbio).

H – Talentos Negros

A Dow está com inscrições abertas para o seu programa de estágio “Jump to the Future 2022”. São 40 oportunidades distribuídas nas unidades da Dow em São Paulo, Aratu, Breu Branco, Guarujá, Jundiaí e Santos Dumont. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de novembro pelo site (https://bit.ly/3jv4ZIH). Com o objetivo de ampliar a representatividade em sua equipe, a companhia segue priorizando a inclusão e a diversidade em seu processo seletivo, com foco principalmente na atração de talentos negros. A estratégia está alinhada ao Dow ACTs, compromisso assumido pela Dow há um ano que prevê o investimento em ações para combater o racismo estrutural e acelerar a equidade racial.

I – Educação e Renda

A Mind Lab, em parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da USP, promove o curso “Políticas Públicas: Educação e Renda”, totalmente gratuito e on-line. O objetivo do curso, que terá duração de 30 horas e será dividido em 5 módulos – com duas aulas cada -, é capacitar gestores e técnicos vinculados aos poderes públicos, de secretarias municipais e estaduais, que tratam do tema de trabalho, geração de renda e educação para o enfrentamento da crise imposta pela pandemia e que aumentou o número de pessoas em vulnerabilidade social e econômica. A participação é gratuita e deve ser garantida por meio de inscrição on-line. As aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h, de 3 de novembro a 3 de dezembro. Inscrições: (https://conteudo.mindlab.com.br/politicaspublicas-educacaoerenda).

J – Administradoras de Condomínios

Neste momento de incertezas, o 17º Encontro Nacional das Administradoras de Condomínios (Enacon) se propõe a apresentar respostas diferentes aos questionamentos recorrentes do setor, nos dias 9 e 10 de nov embro, em formato híbrido (presencial e on-line). O temário supera as questões de administração condominial e tem a ver também com o que há de mais atual em termos de gestão. O evento cumpre a tradição de atualizar e orientar os agentes do setor, colocando-os em contato com o que há de mais avançado em termos de operação e gestão. Uma oportunidade para a troca de experiências. Para os participantes que escolherem o formato presencial, será oferecida testagem PCR. Confira mais detalhes no portal (www.enaconsecovi.com.br).

K – Centralizando Serviços

Os brasileiros agora têm à disposição vários serviços e informações junto à Receita Federal na palma da mão em um único aplicativo. O Serpro desenvolveu uma solução que centraliza diversas funcionalidades já oferecidas pelo órgão de forma simplificada para o cidadão. O App Receita Federal acaba de ser lançado e está disponível na App Store e Google Play. Com o aplicativo, o contribuinte pode consultar a declaração e a restituição do Imposto de Renda; preencher e enviar a declaração; consultar e acompanhar processos em trâmite na instituição e dados relacionados à pessoa física; verificar a quantidade de empregados ativos no eSocial; inscrever atividades econômicas; bem como visualizar unidades da RFB. Além disso, é possível, ainda, ter acesso a notícias e conteúdos do canal da Receita Federal no YouTube.