Negócios em Pauta 28 a 30/01/2023

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

A – Encontrado pôster de ‘Poderoso Chefão’ em covil de mafioso

Policiais italianos encontraram um pôster do filme “O Poderoso Chefão” em um dos covis do líder mafioso Matteo Messina Denaro, preso na última segunda-feira (16), após passar quase 30 anos foragido. A imagem retrata o personagem Vito Corleone, vivido por Marlon Brando na obra-prima de Francis Ford Coppola. O próprio Messina Denaro era tido como o “poderoso chefão” da Cosa Nostra desde a prisão de Bernardo Provenzano (1933-2016), o sucessor do sanguinário Salvatore “Totò” Riina (1930-2017), em 2006. Capturado no início da semana passada, em um hospital de Palermo, Messina Denaro, que luta contra um grave tumor no cólon, cumpre agora pena perpétua em uma penitenciária de segurança máxima em L’Aquila, no centro da Itália, em regime de isolamento total. Seu covil ficava em Campobello di Mazara, na região da Sicília, e também continha pílulas contra disfunção erétil, preservativos e roupas de grife (ANSA).

B – Recorde nas Transferências

Um relatório divulgado pela Fifa apontou que os clubes de futebol gastaram US$ 6,5 bilhões em transferências de jogadores em 2022. O valor representa um aumento de 33,5% em relação a 2021. Entre as transações, as idas de Erling Haaland ao Manchester City, Antony e Casemiro ao Manchester United, Aurélien Tchouaméni ao Real Madrid e Darwin Núñez ao Liverpool. “Embora esse número ainda esteja abaixo dos níveis de 2018 e 2019, os clubes estão claramente se recuperando”, informou a entidade. Ao todo, mais de 70 mil transferências internacionais foram fechadas no decorrer de 2022. Os clubes da Premier League lideraram a lista de maiores gastadores e quebraram a marca de dois bilhões de euros investidos pela primeira vez na história (ANSA).

C – Isto é América

Quem deseja viajar para os EUA e ainda não tem o visto de turismo vai precisar de paciência para obter o documento. O tempo de espera para agendar uma entrevista no Consulado dos EUA em São Paulo é de 505 dias (ou 16 meses), segundo a última atualização no sistema do Departamento de Estado americano. É uma das maiores filas de espera já registradas para a capital paulista. Em razão da pandemia, os postos diplomáticos dos EUA em todo o mundo ficaram fechados ou com funcionamento limitado durante 2020 e 2021. Isso fez com que milhões de pedidos de vistos se acumulassem, aguardando para serem analisados. No Brasil, isso aconteceu apenas em novembro de 2021, e desde então, o atendimento ao público geral luta para ser normalizado (agimmigration.law/).

D – Indústria Têxtil

Dos 15 ramos de atividade monitorados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a indústria têxtil foi a que apresentou a maior redução do consumo no ano passado. O setor encerrou 2022 com uma carga de 671 megawatts médios, volume 3,8% menor do que em 2021. “O cenário impactado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, pela falta de matéria-prima e pelos preços elevados de transporte atuou como um freio para a produção nacional. O consumo menor de energia é resultado disso”, explica Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE. Paraíba e Minas Gerais se destacam, pela redução de 19,9% e 14,1% no consumo do segmento. Em termos absolutos, a indústria têxtil paulistana é a mais representativa, porém o estado registrou uma leve alta de 0,9% no comparativo anual. (https://www.ccee.org.br/).

E – Imóveis e Ativos

O Makro Brasil anuncia que celebrou acordo com o Grupo Muffato para a venda de imóveis e determinados ativos relativos a 16 lojas e 11 postos de combustível. O Grupo Muffato está comprando imóveis e determinados ativos relativos a lojas e postos de combustível localizados em Guarulhos, Marilia, Piracicaba, Presidente Prudente, Santo André, São Bernardo do Campo, São Jose do Rio Preto, São Jose dos Campos, Sorocaba Norte, Sorocaba Sul e Taubaté. Os imóveis e ativos localizados no Butantã, Campinas Santos Dumont, Interlagos, Lapa e Mogi das Cruzes também estão sendo comprados, e não possuem postos de combustível no local.

F – Franquias de Comida

O Grupo Trigo, dono das marcas China In Box, Spoleto, Koni, LeBonTon, Gendai e Gurumê, fechou o ano de 2022 com números expressivos na sua área de Expansão. Incluindo todas as marcas, a holding fechou o ano com um aumento de 650% em relação a 2021 em assinaturas de novos negócios. Foram 52 novos restaurantes no geral, com destaque para a região sudeste com 31 unidades. Desses, os dois carros chefes do grupo foram o Spoleto, líder de mercado e maior rede de franquias de comida italiana do Brasil e o China In Box, pioneiro em delivery de comida asiática, com 14 unidades. A marca Gendai conquistou a terceira colocação, conquistando a assinatura de 11 contratos e se tornando uma grande surpresa Saiba mais em: (www.grupotrigo.com.br).

G – Aceleração Digital

O Banco do Brasil abriu inscrições para o programa People Innovation. A iniciativa acontece em parceria com a Liga Ventures, maior rede de inovação aberta da América Latina, voltada a conectar startups e grandes empresas para geração de negócios. Com o People Innovation, o Banco busca startups que contribuam para a aceleração digital e a transformação cultural do BB em gestão de pessoas, um dos focos de desenvolvimento e modernização do Conglomerado. Objetiva encontrar soluções inovadoras que aproximem o RH do BB do ecossistema de inovação aberta e da experiência do funcionário, a fim de potencializar a evolução das políticas e práticas de gestão de pessoas do BB e de endereçar os desafios de um mercado de trabalho em acelerada transformação. Inscrições (bb-peopleinnovation.liga.ventures), que traz informações completas sobre a oportunidade.

H – Compensação de Cheques

O uso do cheque pelos brasileiros para suas transações financeiras continua em queda, como observado ao longo dos últimos anos, e em 2022 registrou novamente redução – no ano passado foram compensados 202,8 milhões de documentos, uma queda de 7,3% em relação ao ano anterior. Na comparação com 1995, início da série histórica, quando foram compensados 3,3 bilhões de cheques, a queda registrada é de 94%. As estatísticas têm como base a Compe – Serviço de Compensação de Cheques. O avanço dos meios de pagamento digitais, como internet e mobile banking, e a criação do Pix em 2020 são os fatores que explicam a significativa redução observada ao longo de cerca de 30 anos no uso do cheque (www.febraban.org.br).

I – Incentivo e Reconhecimento

O Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) abriram inscrições para a 8ª edição do Prêmio Nacional da Inovação (PNI). Consolidado como a principal iniciativa de reconhecimento e estímulo à prática de inovação no país, busca contribuir no processo de aprendizado e possibilitar troca de experiências, auxiliando na identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhorias em inovação e gestão da inovação. O objetivo da premiação é reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empresas, ecossistemas e pesquisadores que atuam no Brasil. O prêmio é uma oportunidade de dar protagonismo aos pequenos negócios que investem em inovação.Mais informações e inscrições, acesse: (https://www.premiodeinovacao.com.br/).

J – Deutcsh-Brasilianische

Belo Horizonte vai receber, nos dias em 13 e 14 de março, o Encontro Econômico Brasil-Alemanha. Trata-se do evento mais importante da agenda bilateral dos dois países, que tem a co-organização da FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), e a organização da CNI e a Federação das Indústrias Alemãs, além do apoio do Sebrae. O encontro chega à 39ª edição com o tema “Novas abordagens sobre energia, clima e digitalização”. Objetiva fortalecer as relações entre Brasil e Alemanha, debater novos investimentos e cooperação, gerando oportunidades de negócios para as indústrias mineiras e brasileiras. O encontro é realizado desde 1974, de forma alternada nos dois países. Inscrições no link: (https://www.portaldaindustria.
com.br/cni/canais/assuntos-internacionais/eventos/eeba-encontro-economico-brasil-alemanha-2023/
).

K – Industrialização e Logística

O supercomputador Pégaso, o maior da América Latina e 33º do mundo segundo o ranking TOP500, entrou em operação com participação da Positivo Servers & Solutions na industrialização e logística. Cessionária exclusiva da tecnologia e da marca Supermicro, além de parceira da Atos, a Positivo Servers & Solutions é responsável pelo fornecimento e instalação do supercomputador e trabalhou em conjunto com essas duas companhias para industrializar e disponibilizar a tecnologia de servidores no Pégaso. O supercomputador está sendo utilizado pela Petrobras para obter melhores imagens da subsuperfície na exploração e produção tanto do petróleo quanto de gás natural. O Pégaso tem capacidade de processamento equivalente a 150 mil notebooks de última geração (https://www.positivoservers.com.br/).