Negócios em Pauta 28/11/2018

em Negócios em Pauta
terça-feira, 27 de novembro de 2018

A – Ciclismo via Anchieta

No próximo domingo (2), mais de 20.000 ciclistas deverão realizar o primeiro Pedal Anchieta, descendo de bicicleta do planalto de São Paulo até o litoral de Santos. O percurso, de 55 km, será feito inteiramente pela via Anchieta, que terá operação especial no dia. A largada será no km 10 da via Anchieta, em blocos, com o primeiro grupo saindo às 6h00 e o último bloco saindo às 8h30. O trajeto passa por 4 cidades e uma grande área preservada, o Parque Estadual Serra do Mar, que conta com vistas lindas de mata preservada e também de todo o litoral sul. A inscrição no evento é obrigatória e gratuita em: (https://pedalanchieta2018.org/faq).

B – Lava Jato

O impacto atual do combate à corrupção nas empresas italianas depois da Operação Mãos Limpas, e o futuro das companhias brasileiras com a Operação Lava Jato, são os temas do seminário “Além da Lava Jato e de Mãos Limpas: Compartilhando ideias e experiências contra a corrupção”, que acontece amanhã (29), 9h30, no Teatro CIEE (Rua Tabapuã, 445). Presença de representantes das empresas Pirelli, TIM, Enel, Rina e Terna. Esses representantes farão parte da mesa-redonda coordenada por Wálter Maierovitch, vice-presidente do ICEE (International Center for Information Ethics) e pelo Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa. Inscrições: (http://www.ciee.org.br/portal/apoio/eventos_opdig/novo_evento.asp?data=29/11/2018).

C – Proteção de Dados

Com a proliferação de aplicações digitais cada vez mais rápida e diversa, a concepção de novas empresas – e a transformação das mais tradicionais – passa quase que totalmente pela mão e pela mente de desenvolvedores. Por isso, nos dias 5 e 6 de dezembro, desenvolvedores e programadores das marcas de tecnologia mais influentes do Brasil vão se reunir no Code{4}sec, evento que promove a troca de conhecimento entre esses profissionais com o intuito de estimular a inserção da segurança da informação como base da criação de novas aplicações. Mais informações e ingressos: (www.code4sec.com.br).

D – Ativos do Mercado

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais acaba de lançar o ANBIMA Data. Trata-se de uma plataforma online que reúne dados de debêntures: desde o registro do papel até o preço atual, passando por todos os documentos da oferta e pelos eventos corporativos que afetam a negociação como amortização ou liquidação, entre outros. Ao todo, são cerca de 390 ativos. A consulta pode ser feita de várias maneiras: pelo emissor, pelo nome do ativo, pela companhia, entre outros, permitindo uma consulta intuitiva e prática. O acesso é gratuito e aberto a qualquer pessoa. Mais informações: (https://data.anbima.com.br/).

E – Pós Graduação

Acontece nos dias 13 e 14 de dezembro, na Universidade de Salamanca/Espanha, o III Seminário Hispano-Brasileiro. O tema a ser tratado esse ano é: ‘Bom Governo e Responsabilidade Social’. A FADISP, que é conveniada com a Universidade da Espanha terá a participação de alunos e professores dos programas de Pós-Graduação Strincto Sensu. Todos que desejam participar do Seminário precisam elaborar um Resumo do Artigo. A inscrição poderá ser efetuada no site (www.fadisp.com.br). Para mais informações ou dúvidas, envie e-mail para o coordenador Lauro Ishikawa: ([email protected]).

F – Faculdade na Indústria

Encontrar uma oportunidade de aplicar na prática os conteúdos aprendidos na faculdade é um dos maiores desafios dos recém-egressos do ensino superior. Mas e se a universidade estivesse dentro do mercado de trabalho, de modo a derrubar as barreiras entre academia e setor produtivo? Essa é a proposta da UniAmérica, em Foz do Iguaçu. Já em fevereiro próximo, três polos terão seus primeiros cursos de graduação, um deles, em São José dos Pinhais, na região de Curitiba, em parceria com a indústria alimentícia, Nutrimental, que abrirá sua fábrica para alunos de Administração, Nutrição, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção, além de vários cursos de pós-graduação. Saiba mais: (www.uniamerica.br).

G – Causas Sociais

O programa Visa Causas – que possibilita aos consumidores brasileiros apoiarem causas sociais e instituições a cada pagamento realizado com cartões Visa – tem duas boas novidades: devido ao seu êxito, será estendido por mais um ano e receberá mais uma organização, o Instituto Ayrton Senna. A organização vem se juntar a Gerando Falcões, Instituto Muda Brasil e Vaga Lume na causa Educação. Com mais de 32 milhões de doações já realizadas desde dezembro de 2017, o programa continua apoiando cinco causas: Crianças, Idosos, Animais, Educação e Saúde. É a Visa quem faz as doações, não existe nenhum custo adicional aos portadores de cartões. Saiba mais em: (www.visa.com.br/causas).

H – Governo Aberto

Nos dias 4 e 5 de dezembro será realizado no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasi), o III Encontro Brasileiro de Governo Aberto. O evento trará temas atuais como a ética e abordagens às questões ambientais e a promoção de equidade de gênero via ferramentas de governo aberto e acesso à informação. Reune membros de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, iniciativa privada, movimentos sociais, universidades e cidadãos para debater e trocar experiências sobre os desafios para a promoção da transparência, da participação, da prestação de contas e das novas tecnologias no Brasil. Saiba mais em: (http://governoaberto.sched.com/).

I – Medalha de Ouro

A Ponto Nero, marca pertencente ao Grupo Famiglia Valduga que se dedica à produção de espumantes, conquistou medalha de ouro com o rótulo Ponto Nero Cult Brut na premiação internacional Effervescents du Monde 2018. Competição, realizada na França, contou com mais de 600 amostras de espumantes, vindos de mais de 20 países. É um espumante de textura cremosa e viva acidez, porém leve e refrescante. A premiação ‘Effervecents du Monde 2018’ foi realizada entre os últimos dias 14 e 16, na região de Dijon, realizado anualmente, e que serve como parâmetro, dando credibilidade e confiança ao consumidor final, na hora de escolher um espumante. Mais informações: (www.pontonero.com.br).

J – Nutrição de Plantas

As inscrições para a terceira turma do Curso de Especialização em Solo e Nutricão de Plantas do Programa SolloAgro de Educação Continuada em Agricultura Sustentável do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP, na modalidade à distância (EAD) foram prorrogadas até o dia 10 de dezembro. O curso, que tem duração de 21 meses, objetiva oferecer informações necessárias para o manejo de solo e seus benefícios, além de promover intercâmbio de conhecimento entre os setores de pesquisa e produção. Maiores informações através do link (https://bit.ly/solloagro-esp-solos-nutricao-plantas), pelo e-mail ([email protected]), ou pelo site (www.solloagro.com.br).