A – Confira os principais produtos que o Brasil exporta
O mercado brasileiro de exportação alcançou um recorde de US$ 339,7 bilhões de janeiro a dezembro de 2023, um aumento de 1,7% em comparação ao ano anterior. Dentre os produtos que o Brasil mais vende existe um que lidera o ranking e desempenha um papel importante para o fornecimento global: a soja. De acordo com Helmuth Hofstatter, CEO e fundador da Logcomex, a soja é o líder incontestável das exportações brasileiras. “Como o maior produtor mundial desse grão, o Brasil conquistou uma posição de destaque nos mercados internacionais, fornecendo para países como a China, que absorve 73% das exportações, e a Argentina, com uma participação equivalente a 3,8%”, explica. De janeiro a dezembro de 2023, as exportações de soja atingiram a impressionante marca de US$ 53,2 bilhões. Em segundo lugar estão os óleos brutos de petróleo, insumos que alcançaram US$ 42,5 bilhões em vendas de janeiro a dezembro de 2023. Fonte e outras informações: (https://www.logcomex.com/).
B – Dia sem Tabaco
Nesta sexta (31) é lembrado o “Dia Mundial sem Tabaco”, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os sérios riscos relacionados ao tabagismo. Quase quatro décadas depois dessa iniciativa, o cenário ainda é alarmante. Dados do IPC Maps, especializado em potencial de consumo, apontam que até o final deste ano, os brasileiros gastarão cerca de R$ 29 bilhões com produtos derivados ou relacionados ao tabaco. Segundo Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps, esse valor representa uma alta de 9% em relação às despesas do ano passado, quando o setor movimentou R$ 26,5 bilhões.
C – Shopping e Exposhopping
A Associação Brasileira de Shopping Centers promove, de 26 a 28 de junho, os três principais eventos do setor: o 18º Congresso Internacional de Shopping Centers, a Exposhopping – a maior feira de negócios do segmento – e o Prêmio Abrasce, reconhecido como o “Oscar” do setor. As atividades ocorrerão simultaneamente no Expo Center Norte, em São Paulo. Os eventos da entidade já são reconhecidos como os principais fóruns de debates sobre a atuação e avanço dos shopping centers na América Latina. Saiba mais: (https://congresso.abrasce.com.br/).
D – Uso de Drones
A J&T Express Brasil, empresa de serviços logísticos integrados, anunciou o lançamento de seu novo serviço de entregas com o uso de drones no Litoral Norte de São Paulo. Inédita no segmento de logística expressa para o e-commerce no Brasil, a iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Speedbird Aero, startup de drone delivery, e contou com um investimento de R$330 mil. A expectativa é realizar a entrega de até 9 mil encomendas, entre os meses de maio e julho, por meio dessa nova modalidade, chegando a um volume de aproximadamente 15 mil pacotes entregues com drones, até setembro. Saiba mais: (https://www.jtexpress.com.br).
E – Seguro Viagem
A Coris, referência em assistência e seguro viagem, divulgou dados sobre o aumento na emissão de bilhetes de seguro viagem durante a semana do feriado de Corpus Christi. Em maio, a empresa registrou 15,8% do total de bilhetes emitidos com vigência para a Semana Santa, um aumento significativo em comparação a janeiro, quando esse percentual era de apenas 0,9%. Os dados também revelaram as preferências de destino dos brasileiros. As regiões da Europa, Ásia, África e Oceania foram as mais procuradas, com 38,31% dos bilhetes emitidos. Em segundo lugar, destinos dentro do Brasil representaram 26,84%, seguidos pelos Estados Unidos com 16,24%. Fonte: (https://coris.com.br/).
F – Carros Elétricos
Novo levantamento da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento, revela que as buscas por veículos elétricos zero quilômetro com preços abaixo de R$ 300 mil na plataforma cresceram 357% em abril deste ano ante o mesmo mês de 2023. Os dados do Webmotors Autoinsights também apontam um aumento de 156% na procura por carros elétricos usados, considerando essa mesma faixa de preço, nos últimos 12 meses. Já entre os modelos elétricos com valor acima de R$ 300 mil, o levantamento indica alta nas buscas, mas em proporções menores: as pesquisas por elétricos novos subiram 13% em um ano; entre os usados, a progressão foi de 4% em igual período.
G – Engenharia Industrial
A thyssenkrupp, líder global em engenharia e tecnologia industrial, anuncia um investimento de aproximadamente R$120 milhões em suas operações automotivas no Brasil. Esse montante estratégico tem como principal objetivo aprimorar as capacidades das plantas locais da empresa para atender à crescente demanda das montadoras que operam no país. A alocação de investimentos inclui, entre outras medidas, a expansão da capacidade de produção na planta de Poços de Caldas, na qual a empresa fabrica eixos de comando de válvulas, além do aumento do conteúdo local na unidade de produção localizada em São José dos Pinhais, onde a companhia produz sistemas de direção. Saiba mais: (https://www.thyssenkrupp-brazil.com).
H – Campus Party
A Campus Party Weekend Piauí promoverá, em sua primeira edição, nesta semana (dias 30 e 31), a Batalha de Startups. Em parceria com a Investe Piauí e o Governo do Estado, a disputa selecionará as cinco startups que apresentarem os melhores modelos de negócios inovadores, com potencial de crescimento. Objetiva oferecer a oportunidade para as empresas acelerarem o seu processo de expansão no mercado. As inscrições podem ser feitas pelo site (brasil.campus-party.org/cpweekend/piaui/).
I – Mestres em Engenharia
A Nestlé Brasil abre processo seletivo para duas bolsas para Mestres em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica e áreas correlatas. As oportunidades são para atuar no Centro de Inovação e Tecnologia da Nestlé, localizado dentro do Parque Tecnológico de São José dos Campos/SP. O Centro explora, desenvolve e testa tecnologias disruptivas para acelerar a evolução tecnológica do parque fabril da empresa por meio de projetos de Inovação Aberta. As inscrições podem ser feitas no site (https://iel.pandape.infojobs.com.br/Detail/846184).
J – Empreendedores Negros
Último levantamento do Sebrae Rio, com base nos dados da Pnad-C, mostra que 51,4% dos donos de pequenos negócios do Rio de Janeiro são negros, sendo 800 mil homens e 420 mil mulheres. Pensando em um programa para fortalecer essas atividades, a instituição seleciona 300 empreendedores negros para capacitações empresariais gratuitas. Para participar, o empreendedor precisa ser MEI ou microempresa, estabelecido na Região Metropolitana do estado do Rio e promover a cultura afro-brasileira. As capacitações gratuitas serão voltadas para planejamento, finanças, marketing e processos. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho pelo link: (https://sites.rj.sebrae.com.br/inscriçao/
projeto-afroempreendedorismo).
K – Panificação e Confeitaria
O Brasil tem 140 mil vagas de emprego abertas em padarias, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). A falta de mão de obra é um dos principais gargalos do setor, que movimentou R$ 135,24 bilhões em 2023. Com o objetivo de formar mão de obra qualificada para atuar nesta área, a Fundação Bunge desenvolve o projeto De Grão em Pão, que oferece formação gratuita para jovens de 18 a 29 anos, moradores da periferia de São Paulo, Duque de Caxias (RJ) e Recife. Mais informações e inscrições
(https://fundacaobunge.org.br).