Negócios em Pauta 28/01/2022

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

A – Aniversário dos Correios e Dia do Carteiro

Nesta semana, os Correios estão completando 359 anos de prestação do serviço postal no Brasil. A data remete à origem da entrega de correspondências no país, além de marcar as comemorações ao profissional símbolo da empresa: o carteiro. Os mais de 48,8 mil carteiros dos Correios levam milhões de objetos aos seus destinos, todos os dias. Cada um deles têm a mesma importância para estes profissionais, sendo entregues com excelência. Durante o ano de 2021, eles foram responsáveis pelo encaminhamento de 557 milhões de encomendas. A data está sendo marcada com o “batismo” do primeiro avião caracterizado com a marca dos Correios. Sua pintura contribui para fortalecer a imagem corporativa da empresa perante os seus clientes e sociedade em geral.

B – Setor de Logística

Depois de dois anos dedicados a consolidar as vantagens da plataforma multicanal como ferramenta estratégica para a geração de conhecimento e negócios, a Intermodal volta a ser realizada também no formato presencial. Confirmada para acontecer de 15 a 17 de março, no São Paulo Expo, a organização da edição híbrida já está a pleno vapor. Com a participação de mais de 200 marcas nacionais e internacionais, o reencontro do setor de logística mais esperado do país será o ponto alto do primeiro semestre do ano. Os visitantes e a audiência online poderão ter a experiência de conhecer novas soluções logísticas e tecnologia voltadas à intralogística, a todos os modais de transporte e à integração entre eles. Saiba mais em: (www.intermodal.com.br).

C – Vagas de Emprego

Os níveis de emprego formal no Brasil vêm melhorando gradativamente, pelo menos é o que apresenta a PNAD Contínua, divulgada pelo IBGE. Em alinhamento com esses números que indicam boas perspectivas, o Grupo Soulan anuncia que está com 500 vagas de emprego abertas para diversos setores: TI, Educação (contratação de professores em todo o interior de São Paulo), Fonoaudiologia e para áreas de Logística, Compras, Produção, Vendas, Recursos Humanos, Administrativa, Financeira e Comercial, além de estágios em diversos setores. Entre as vagas posições efetivas e temporárias nos três formatos de trabalho, híbrido, home office e presencial. Informações e inscrições nas vagas em: (https://bit.ly/VagasSoulan_JAN22).

D – Mercado de Cartões

A FGV Direito Rio lança o livro Repercussões Jurídicas e Econômicas do Mercado de Cartões de Crédito, resultado de projeto de pesquisa do Núcleo de Estudos Avançados de Regulação do Sistema Financeiro Nacional da escola. O objetivo foi apresentar um panorama do funcionamento do mercado de cartões de crédito no Brasil, analisar as suas implicações jurídicas e econômicas e propor possíveis caminhos para o desenvolvimento do segmento do mercado de crédito. Apresenta uma análise abrangente do funcionamento e da regulação do mercado de cartões de crédito, com foco especial nas práticas de parcelamento de compras “sem juros”. O livro também está disponível no link: (https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/31139).

E – Vídeo Japonês

A Fundação Japão promove a quarta edição do Concurso de Vídeo em Língua Japonesa. Objetiva motivar estudantes de língua japonesa a continuarem os estudos, criando oportunidade de mostrarem suas habilidades com o idioma e estimular a capacidade de pesquisar e transmitir suas ideias. O tema dos vídeos será “O Meio Ambiente e Você”. A proposta é que os participantes criem um vídeo de três minutos apresentando, em japonês, ideias ou iniciativas de preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Os vídeos inscritos devem estar postados no YouTube, no modo ‘não listado’, pois não poderão ter recebido nenhuma ‘curtida’ até o dia 1º de março. O link (URL) para o vídeo deve ser informado no formulário de inscrição, disponível em: (https://forms.gle/18AXueBRed5ekepN7). Informações: ([email protected]).

F – Direito da Moda

O curso de Fashion Law da Educação Continuada e-LLM da Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza, na próxioma terça-feira (1º), às 17h, o webinar Fashion Law: Novos Propósitos. Objetiva discutir os novos propósitos do direito da moda diante das circunstâncias trazidas pelo mercado na atualidade. É uma nova área do direito que busca aproximar os dois setores, com o objetivo de utilizar os instrumentos jurídicos para resolver os problemas relacionados à indústria da moda. No painel, serão abordados os novos propósitos do segmento de luxo para o setor da moda, contextualizando as práticas das principais grifes, no que se refere à leis relacionadas à marca, estratégias de negócios e participação de mercado, entre outros. Inscrições: https://www.mackenzie.br/noticias/artigo/n/a/i/novos-
propositos-do-direito-da-moda-e-tema-de-webinar
).

G – Cooperativismo de Crédito

Depois da experiência marcante da 13ª edição, 100% digital no ano passado, o Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito será realizado pela primeira vez em formato híbrido. A expectativa da Confebras, realizadora do evento, em parceria com o Sicoob Central Nordeste, é reunir mais de cinco mil participantes. Até o momento, mais de 1.500 pessoas já garantiram vaga na 14ª edição, que ocorrerá em Recife, de 10 a 12 de agosto. Sempre com o compromisso de inovar, apresentando a cada edição conteúdos atuais, inspiradores e alinhados às necessidades do setor, o Concred este ano tem como tema central “Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do Cooperativismo Financeiro rumo à Sociedade 5.0”. Mais informações e inscrições pelo site (www.confebrasdigital.coop.br).

H – Importação e Empreendedorismo

Na próxima segunda-feira (31), no Canal (www.youtube.com/c/MrChinaImports), Claus Malamud, realiza uma live, a partir das 19h30, com o tema ‘Como vislumbrar novas oportunidades mesmo sem ter capital’. Durante o bate-papo, serão debatidos tópicos como planejamento da importação e como realizar negócios com apenas um produto. A live faz parte de um projeto com duração de um mês no qual Claus irá abordar, toda segunda, um assunto diferente ligado ao tema importação. Para participar, é necessário se inscrever através do link (www.mrchinaimports.com.br/inscricao-live).

I – Revista Digital

A Accenture lançou uma revista digital, a Unboxing, uma publicação trimestral com público-alvo focado em clientes e profissionais do mercado. O intuito da revista é disponibilizar amplas reportagens e entrevistas que conectem o conhecimento da empresa aos movimentos atuais das indústrias, da sociedade e da tecnologia no País e no mundo. O formato revista foi escolhido para facilitar o aprendizado, com fatos, tendências e pontos de vista mais recentes, tudo sob o olhar exclusivo de fontes de credibilidade da Accenture. O nome Unboxing tem origem nos “unboxings” – o ato de desempacotar um produto que chegou em casa, o famoso “recebido”. Milhares de pessoas compartilham em stories e feeds, a experiência de desembrulhar um novo presente ou compra. Acesse a revista em: (https://www.accenture.com/br-pt/about/company/unboxing).

J – Mercado de Criptomoedas

O Zro Bank, primeiro banco digital multimoedas do Brasil, encerrou 2021 acumulando R$ 3 bilhões em conversões entre Reais e Bitcoins, além de superar os R$ 13 milhões de receita. A instituição, que não cobra taxas para a utilização de serviços de banco como cartão de débito, conta digital, transferências e pagamentos, se monetiza por comissões relacionadas ao uso desses serviços e por meio de uma pequena fração das conversões realizadas dentro do aplicativo, dinâmica semelhante às casas de câmbio. Com o modelo de negócio validado pela entrada de investidores institucionais como novos sócios, o Zro Bank entende que 2022 será um ano de consolidação de seus serviços como opção segura, rápida e descomplicada para os novos entrantes no mercado de criptomoedas. Saiba mais: (www.zrobank.com.br).

K – Tapetes Higiênicos

O Grupo Petz, maior ecossistema pet do país, acaba de anunciar a compra da Petix, companhia líder na fabricação de tapetes higiênicos no Brasil e com presença sólida no mercado norte-americano. Com a aquisição, o Grupo Petz se consolida em mais um movimento transformacional no mercado pet nacional, fortalecendo sua atuação em uma vertical de negócios estratégica, pouco penetrada e em alto crescimento: a categoria de tapetes higiênicos. Fundada em 2007, a Petix se tornou líder de vendas na categoria de tapete higiênicos e uma das marcas mais reconhecidas no mercado pet no Brasil. Com uma tecnologia exclusiva, proprietária e eco-friendly, a Petix, especialmente por meio da marca Super Secão, é referência em alta performance (absorção), com uma proposta de valor única e um posicionamento Premium.