Negócios em Pauta 27/12/2019

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

A – Alimentação Infantil

O NorteShopping, principal centro de compras e lazer da zona norte carioca, acaba de inaugurar a primeira praça de alimentação infantil do Brasil. O espaço dedicado aos pequenos conta com mobiliário específico: todas as mesas e cadeiras são adaptadas para famílias com crianças. Na decoração, ilhas de grama sintética e árvores iluminadas tornam o espaço mais lúdico. Já na área de recreação, brinquedos que estimulam a criatividade e o desenvolvimento, como a teia de elástico, túnel suspenso de rede, brinquedo musical e jogos na parede completam o ambiente.

B – Franquias de Crédito

Em plena ascensão, a help! – rede franquias de crédito do Banco BMG – anuncia um período de crescimento e expansão da marca. Nos primeiros nove meses de 2019 seu portfólio agregou 260 unidades, o equivalente a 1,4 novas lojas a cada dia útil, um crescimento de 55% frente as 472 unidades ao fim de 2018. Tais números refletem a excelente execução do plano de expansão da franquia. Foi criada há três anos pelo Banco BMG, uma das instituições financeiras mais tradicionais do país, com 89 anos de atuação e notória expertise em financiamento ao consumo no Brasil.

C – Melhores Podcasts

Dois podcasts focados em negócios no Brasil ganharam reconhecimento internacional da plataforma Podbean. Com sede em Nova York, a empresa divulga anualmente a lista dos dez melhores podcasts em 19 categorias. São premiados os melhores programas de um universo de mais de 300 mil podcasts hospedados por ela. O “Café Brasil” ficou com o primeiro lugar na categoria Sociedade e Cultura. Já o “Café com ADM”, podcast do Portal Administradores, faturou a primeira posição na categoria Negócios. Criada em 2006, a Podbean tem sede em Nova York e hospeda mais de 320.000 podcasts do mundo todo.

D – Voos Low Cost

Hoje 27 (sexta-feira), decola do aeroporto de Salvador o primeiro voo da empresa área Ultra Low Cost JetSMART Airlines ligando diretamente a capital baiana à cidade de Santiago, no Chile. No verão, a empresa disponibilizará 4 voos semanais diretos, saindo às terças, sextas, sábados e domingos, marcando o início da operação no Brasil, oferecendo voos nos novos Airbus A320 a preços ultrabaixos. Em janeiro, iniciam os voos diretos de Foz do Iguaçu para Santiago e, em março, será a vez de São Paulo passar a fazer parte das rotas da empresa. Mais informações: (www.jetsmart.com).

E – Celulose Solúvel

A Duratex e a Lenzing Group anunciam a construção de uma das maiores linhas de celulose solúvel do mundo, no Triângulo Mineiro, nas cidades de Indianópolis e Araguari. O planejamento técnico e os processos de aprovação das duas empresas foram concluídos com sucesso. A fábrica da LD Celulose, joint venture que conta com participação de 51% da Lenzing e 49% da Duratex, tem investimento industrial previsto de US? 1,2 bilhão e terá capacidade de fabricar 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano. A unidade vai gerar até 2022, cerca de 8 mil empregos diretos durante a fase de construção, e depois empregará 1,1 mil pessoas na operação da planta industrial e da floresta que vai abastecê-la.

F – Potencial de Crescimento

Estrategicamente posicionada nos principais portos brasileiros, a Sulnorte, tradicional empresa de rebocadores controlada pelo Grupo H. Dantas e a segunda mais antiga do Brasil, identificou oportunidades em dois portos: Porto Alegre e Santarém, que seguem trajetória de crescimento. Porto Alegre apresenta um grande potencial de crescimento no Polo Químico de Santa Clara, assim como no cais comercial. Já Santarém está em obras de ampliação. O porto passará a comportar navios maiores e terá maior capacidade de armazenamento. Outras informações: (http://sulnorte.com/).

G – Economia Global

O secretário de comércio de Indiana, Jim Schellinger, e a Indiana Economic Development Corporation sediarão uma cúpula econômica global em Indianápolis na próxima primavera no hemisfério norte. A cúpula, de 26 a 28 de abril, reunirá parceiros de desenvolvimento econômico, líderes empresariais e funcionários do governo de todo o mundo para promover a colaboração e acelerar as conversas sobre o futuro da economia global. Prevista a participação de cerca de 700 representantes e líderes de negócios globais. Incrições e mais informações: (www.indianaglobalsummit.com).

H – Uniformes dos Árbitros

A Federação Paulista de Futebol anuncia um novo parceiro para o ano de 2020. Quem entra para o rol de patrocinadores é a Vedacit, líder no mercado de impermeabilização. A marca será exposta em diversas situações durante o período acordado, inclusive no uniforme da equipe de arbitragem. O contrato prevê a exposição da marca no Campeonato Paulista de Futebol, incluindo as Séries A1, A2 e A3, Copa São Paulo de Futebol Jr., Copa Paulista, Paulista Feminino e nos torneios de base, que somam mais de quatro mil jogos.

I – Indústria de Ponta

A Aliança Brasil-Alemanha para Indústria 4.0 realiza a partir de março o Programa de Especialização em Indústria 4.0. A capacitação traz módulos teóricos e práticos para apresentar o que há de mais avançado em Indústria 4.0. A primeira fase, “Inspiration to i4.0”, acontece na sede do Instituto Fraunhofer IPK, em Berlim. Durante 5 dias de imersão, os participantes serão introduzidos ao conceito de Indústria 4.0, visitando laboratórios e centros de pesquisa e entendendo seus principais pilares e desafios, bem como a estratégia e as tecnologias. Interessados na capacitação devem entrar em contato pelo e-mail ([email protected]).

J – Crédito Consignado

O Santander Brasil assinou acordo para a aquisição, por R$ 1,6 bilhão, dos 40% da Olé Consignado, detidos pelos acionistas minoritários. Assim, o Banco passará a deter 100% da operação, iniciada em 2014 em parceria com o Banco Bonsucesso. Nesses primeiros anos de atividade, a Olé tornou-se um dos principais players do mercado de crédito consignado no País. A efetivação da operação, nos termos do acordo, está sujeita à aprovação das autoridades regulatórias e à assinatura dos documentos definitivos, o que será informado ao mercado nas próximas semanas.