Negócios em Pauta 27/08/2019

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 26 de agosto de 2019

A – Cursos da USP

Alunos das escolas estaduais de São Paulo, matriculados nas três séries do Ensino Médio, já podem se inscrever para o Educa SP, um programa da Secretaria Estadual da Educação realizado em parceria com a USP. Os estudantes têm à disposição 18 mil vagas para cursos de 40h, ministrados por professores da USP na modalidade de ensino à distância. Há opções como astrobiologia, desenvolvimento de aplicativos e jogos, fotografia, tecnologia, entre outros temas. O curso é dividido em 2h diárias de atividades, que reúnem videoaulas, estudo de material complementar e tarefas guiadas por tutores, alunos de graduação da USP. Inscrições pelo site (www.vemprausp.org.br).

B – Transformação Digital

Nos dias 4 e 5 de setembro, acontece a quarta edição da Adobe Experience House, trazendo marketing digital, experiência do cliente, inovação, tecnologia, inteligência artificial, networking e muito conteúdo. Maior encontro de transformação digital do país, o evento foca as atenções em quatro pilares desse processo: Cultura e Liderança, Business e Inovação, Tecnologia e Criatividade e Pessoas e Expertise. Cultura e Liderança, Business e Inovação, Tecnologia e Criatividade e contará com palestrantes nacionais e internacionais, mais de 40 workshops, experiências com AR e VR, além de demonstrações das últimas tecnologias voltadas ao marketing digital. Inscreva-se na lista de espera em: (bit.ly/AdobeExperienceHouse2019).

C – Compostos Aromáticos

A Beraca expande sua fábrica em Ananindeua, no Pará, com a incorporação de nova tecnologia, baseada em um complexo bioextrator multipropósito, que permite processar tanto produtos da biodiversidade local, quanto outros ingredientes de origem natural, demandados pelo mercado. Além do extenso portfólio de óleos e manteigas, uma vasta gama de extratos, bioativos e diferentes compostos aromáticos poderão ser produzidos pela indústria a partir da extração de folhas, raízes, resinas, óleos vegetais, entre outros. Os novos ingredientes serão fabricados com padronização de ativos e comprovação da atividade biológica por meio de testes de eficácia e aplicação. Saiba mais em: (www.beraca.com).

D – Combate ao Fumo

Nesta quinta-feira (29), é comemorado o ‘Dia Nacional de Combate ao Fumo’. Embora o Brasil tenha se tornado a segunda nação a adotar todas as recomendações da OMS para o combate ao tabagismo, e reduzido o percentual de fumantes, o vício mata 428 pessoas por dia e é a causa de 12,6% de todos os óbitos ocorridos no País, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Ao todo, 156.216 vidas seriam preservadas anualmente se o hábito fosse abolido. Oportuno lembrar a gravidade do tabagismo, que matou 27.833 pessoas de câncer do pulmão, em 2017, e 34.999 de doenças cardiovasculares, em 2015, alerta o médico José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

E – Revestimentos Cerâmicos

Nos dias 3 e 4 de setembro, no auditório da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento, acontece o 8º Fórum Nacional de Design para revestimentos Cerâmicos, cujo objetivo é transmitir maior conhecimento na área de decoração digital, trazer soluções, conhecimentos e ideias para os profissionais de cerâmica, assim como analisar o seu desempenho no ponto de venda e pós-venda. O professor Luis Alexandre Fernandes Ogasawara, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é um dos convidados para palestrar com o tema: “Por que (não) investir em Design”. Em paralelo, acontece o julgamento dos painéis durante o 7º Prêmio Nacional Aspacer de Design: (www.aspacer.com.br/hotsite/premioaspacer/programacao-forum/).

F – Saúde do Brasileiro

Para conhecer melhor a saúde da população brasileira, estilo de vida e incidência de doenças, o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciaram onbtem (26) a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS). Até fevereiro de 2020, 1.500 agentes de pesquisa irão visitar 108 mil domicílios em mais 3 mil municípios do país, em áreas rurais e urbanas. As informações coletadas devem orientar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças. A PNS é realizada a cada cinco anos e está na sua segunda edição. Os primeiros resultados estão previstos para serem divulgados em 2021.

G – Projetistas e Engenheiros

Reforçando sua vocação de lançar tendências em soluções para construção civil e cuidados com a água, o Grupo Tigre apresenta o TigreBIM – aplicativo que servirá de apoio aos projetistas e engenheiros nos desenhos técnicos para esgoto predial, água fria e água quente. A empresa é a primeira do setor a apresentar uma metodologia baseada na tecnologia BIM – Building Information Modeling. Com a utilização da metodologia, toda a documentação de um projeto fica armazenado em um único local, sendo possível gerar o quantitativo automático dos produtos necessário para a execução do trabalho. Interessados em obter o TigreBIM devem acessar o site (www.tigre.com.br/tigre-bim), preencher um breve formulário, e fazer o download gratuitamente.

H – Novos Talentos

A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo –, recebe até o dia 6 de setembro, as inscrições para Programa Novos Talentos Sompo 2020 (https://recrutamento.ciadeestagios.com.br/sompo/), o novo programa de estágio da companhia. Para se candidatar, é necessário ser aluno dos cursos de Administração, Finanças, Economia, Engenharia, Tecnologia, Ciências Atuariais, Direito e Seguros, com formação prevista em dezembro de 2020 ou 2021. Os candidatos têm de ter nível intermediário do idioma inglês, conhecimentos do Pacote Office e disponibilidade de 20 ou 30 horas semanais com flexibilidade de horário.

I – Governança Corporativa

Sob o tema ‘Fator humano na governança corporativa: impactos da era digital’, acontece nos dias 2 e 3 de setembro, no Golden Hall do WTC Events Center, o 20º Congresso do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, apresentando uma série de palestras e debates sobre a relevância dos aspectos humanos em meio às transformações da era digital, como um elemento-chave da governança e da longevidade das empresas. Temas como o impacto das novas tecnologias no cenário empresarial e da governança, perfil do usuário na era digital, mercado de capitais, empresas familiares, governança e desestatização, diversidade, entre outros. Informações: (https://inscricao.ibgc.org.br/congressoibgc).

J – Liberdade e Democracia

Realizado pelo Instituto de Formação de Líderes de Belo Horizonte, instituição que desenvolve novas lideranças com valores de liberdade, acontece no dia 23 de setembro, das 14h às 20h, no Palácio das Artes, o 10° Fórum Liberdade e Democracia, trazendo uma série de painéis com ideias para a criação de uma sociedade mais livre e desenvolvida. Com o tema: “O Caminho para a Prosperidade”. Com a presença de empresários, políticos, filósofos e economistas, o evento debate as questões mais relevantes para a construção de uma sociedade livre, justa e próspera. Mais informações: (www.sympla.com.br/10-forum-liberdade-e-democracia__601788?s_src=312636).