Negócios em Pauta 27/03/2024

em Negócios em Pauta
terça-feira, 26 de março de 2024

A – Gênova: mostra sobre água com fotos de Sebastião Salgado

A cidade de Gênova, na Itália, abriu ao público na sexta-feira (22) uma exposição sobre a água com fotos do brasileiro Sebastião Salgado. O objetivo da mostra, que foi inaugurada por ocasião do Dia Mundial da Água, é fazer o visitante refletir sobre o papel do homem na proteção do planeta. Ao todo, a exposição conta com 42 fotos tiradas pelo brasileiro em diversas partes do globo, como Rússia, Alasca, Namíbia, Antártida, Itália e tantos outros. O evento tem curadoria de Lélia Wanick Salgado, esposa do artista, e permanecerá aberta até 14 de julho. “Esta não é apenas uma grande exposição fotográfica, mas também um lembrete da nossa responsabilidade social. O objetivo é precisamente chamar atenção para a água”, disse Ilaria Bonacossa, diretora do Palazzo Ducale. Além de Gênova, a cidade de Ravenna também inaugurou recentemente uma exposição com 180 imagens capturadas pelas lentes de Salgado (ANSA).

B – Evento de Crédito

Com o objetivo de ajudar as micro e pequenas empresas que estão no vermelho a organizarem o fluxo de caixa e renegociarem suas dívidas, o Sebrae-SP realiza nos dias 16 e 18 de abril, forma presencial e remota, o evento gratuito “Do Vermelho ao Azul”, que acontece na sede do Sebrae-SP, na capital paulista, e será transmitido pelo Youtube da instituição para aqueles que não puderem estar presentes. Os participantes também poderão solicitar uma assessoria pós crédito totalmente gratuita. A solicitação, bem como as inscrições para o evento, deve ser feitas na página do evento disponível no Link.
(https://contato.sebraesp.com.br/do_vermelho_ao_azul/).

C – Terminal de Grãos

A Rumo, maior concessionária de operação ferroviária do país, assinou com a DP World, líder mundial em logística para a cadeia de suprimentos, um acordo para a construção de um novo terminal portuário para movimentação de grãos e de fertilizantes no Porto de Santos. A infraestrutura será instalada na área do terminal de uso privado da DP World, localizado na margem esquerda do canal do Porto, e terá capacidade para movimentação de até 12,5 milhões de toneladas anuais, sendo 9 milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes. O investimento estimado pela Rumo para a construção do ativo é de R$ 2,5 bilhões, e há a possibilidade de potenciais parcerias estratégicas ao longo do curso de implementação (https://rumolog.com).

D – Vítimas das Chuvas

O município de Petrópolis decretou situação de emergência devido ao grande volume de chuva que caiu sobre a cidade. No estado do Espírito Santo, dezenas de pessoas morreram e milhares estão desalojadas. As cidades mais afetadas são Apiacá, Mimoso do Sul e Bom Jesus do Norte. A Legião da Boa Vontade, por meio de sua campanha LBV-SOS Calamidades, abriu postos de arrecadação para receber donativos em auxílio às vítimas das fortes tempestades. Entre as doações: produtos de limpeza (vassoura, rodo, balde, água sanitária, desinfetante e detergente); produtos de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova de dente, papel higiênico e absorvente). Outras informações: (https://lbv.org/).

E – Retomando Voos

Os voos no aeroporto de São José dos Campos serão retomados nesta semana, com operações que interligam a cidade com o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. As rotas serão realizadas com as aeronaves Boeing 737, com capacidade para até 186 passageiros. No mês de junho, também estão previstas operações regulares para a capital da Bahia. Na ocasião, serão realizados três voos semanais entre os destinos. Localizado a 100 km da capital paulista, a cidade é vista como fundamental para fomentar o turismo do interior de São Paulo, por estar próxima a grandes polos comerciais. O aeródromo é também o mais próximo de destinos importantes como Campos do Jordão, Aparecida e cidades do litoral Norte do estado.

F – Casa Própria

Com a taxa Selic em queda, os imóveis se tornam ótima opção de investimento. Nesse contexto, quando se pensa em uma forma segura de adquirir a casa própria, o consórcio tem atraído os consumidores. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, a modalidade registrou, no primeiro bimestre do ano, um crescimento de 20,1% na venda de novas cotas, em comparação com o mesmo período de 2023. Uma das possibilidades do segmento é a utilização do FGTS para oferecer lances, complementar o valor da carta de crédito e até quitar as parcelas em aberto de cartas já contempladas e faturadas. Saiba mais: (https://www.bancorbrasconsorcio.com.br/).

G – Trainee Comercial

O Grupo CVLB, que engloba as marcas varejistas Casa&Vídeo e Le biscuit, anuncia o novo Programa Trainee da empresa, a nova edição tem como foco a área Comercial. O objetivo é atrair novos talentos para integrar o time, com oportunidades para profissionais que buscam desenvolvimento e crescimento no mercado. Representa uma chance para recém-formados ingressarem no mercado de trabalho e se desenvolverem. As vagas são para atuação no time Comercial da empresa, com a possibilidade de atuação também na área de Marcas Próprias e Importação. Os candidatos selecionados terão a chance de mergulhar no universo do varejo com um desenvolvimento contínuo. Mais informações:
(https://99jobs.com/cvlb/jobs/353773?preview=true).

H – Um Novo Emprego

Para quem tem interesse em atuar no maior escritório de contabilidade do país, a Contabilizei está com 98 vagas abertas para diversas posições e tipos de perfis. Formada por mais de 1.200 colaboradores, a organização tem profissionais que atuam em Curitiba e em São Paulo, assim como nas mais variadas localidades do país, pois disponibiliza modelos de trabalho remoto, híbrido e presencial. Todas as vagas respeitam a diversidade, valorizam a pluralidade e promovem a inclusão, independentemente da identidade de gênero, orientação sexual, origem, raça, etnia, condição social ou deficiência. Mais informações: Carreiras Tech (https://contabilizeicarreiratech.gupy.io/) ou Geral: (https://contabilizei.gupy.io/).

I – Transparência Salarial

As mulheres ganham 19,1% a menos do que os homens no estado de São Paulo É o que aponta o 1º Relatório de Transparência Salarial já publicado no país com recorte de gênero. O documento, apresentado pelos ministérios das Mulheres e do Trabalho, contém os principais dados extraídos das informações enviadas pelas empresas com 100 ou mais funcionários. No total, 16.536 empresas paulistas responderam ao questionário. Juntas, elas somam 6,2 milhões de empregados. A diferença de remuneração entre homens e mulheres varia de acordo com o grande grupo ocupacional. Em cargos de dirigentes e gerentes, por exemplo, chega a 24,2%. Saiba mais: (https://denuncia.sit.trabalho.gov.br/home?tipo_de_denuncia=28).

J – Conexões Internacionais

A JetSMART Airlines anunciou duas novas conexões internacionais partindo do Brasil. A companhia aérea começou a ligar São Paulo e Florianópolis a Lima, no Peru. O voo que parte de São Paulo, Aeroporto de Guarulhos, para Lima tem escala em Santiago do Chile, enquanto os viajantes catarinenses têm viagem para o Peru com conexão em Buenos Aires, no aeroporto de Ezeiza. Com vistas à expansão para o mercado brasileiro, a JetSMART continua investindo em rotas para países da América do Sul onde já opera voos. Com essas conexões para Lima, os viajantes brasileiros podem conhecer a capital peruana e cidades próximas com as operações da companhia aérea de ultrabaixo custo no país vizinho. Saiba mais em: (www.jetsmart.com).

K – Live Marketing

Nos dias 1 e 2 de agosto, no Anhembi, acontece a 1ª edição Experience Expo 2024. Realizado pela União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, e com curadoria de conteúdo da MCI Brasil, será o evento anual referência para todos os profissionais e marcas envolvidas em criação, planejamento e gestão de atividades relacionadas ao Live Marketing e toda a sua cadeia de valor, como, promotores de eventos, venues/recintos, destinos e fornecedores especializados. Os profissionais e marcas envolvidas com a cadeia de valor dos eventos esportivos, culturais, entretenimento e foco em negócios terão dois dias de atividades, momentos e oportunidades de negócios, networking e atualização. Mais informações: (https://sympla.com.br/evento/eex-experience-expo-2024/2373673).