Negócios em Pauta 27/02 a 01/03/2021

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

A – Importância das Máscaras

Um estudo conduzido pela Universidade de Pádua, na Itália, apontou que o uso disseminado de máscaras de proteção evitou pelo menos 30 mil contágios na primeira onda da pandemia do novo coronavírus no país, entre março e maio de 2020. Foram utilizados modelos matemáticos para confrontar os dados de oito regiões similares do ponto de vista demográfico, mas que adotaram medidas diferentes para conter o novo coronavírus. Segundo o bioengenheiro Morten Gram Pedersen, coordenador do estudo, “diversos estudos apoiam o uso de máscaras, e nosso trabalho está em linha com outros conduzidos recentemente na Alemanha e nos Estados Unidos, que correlacionam o uso de máscaras à redução do contágio por Covid-19” (ANSA).

B – Qualificação para Jovens

A Secretaria de Ciência e Tecnologiae a Secretaria de Educação/SP abriram 8.355 vagas para 21 cursos gratuitos de qualificação profissional do programa Novotec Expresso, com apoio das ETECs e FATECs do Centro Paula Souza. No total, 15 regiões do estado de São Paulo serão contempladas com a modalidade. O programa disponibiliza cursos de qualificação profissional a jovens de até 24 anos, com duração de 120 horas, em parceria com escolas técnicas ou instituições tecnológicas de ensino superior. A modalidade será semipresencial e terá aulas remotas na plataforma Microsoft Teams, além de encontros presenciais na unidade de ensino escolhida durante a inscrição. As inscrições, até o próximo dia 9, devem ser feitas pelo site (www.novotec.sp.gov.br).

C – Negociações Internacionais

O Museu Paulista da USP, também conhecido como Museu do Ipiranga, promove o curso de capacitação em Negociações Internacionais nos dias 22 e 23 de março em ambiente virtual. Aberta ao público, a capacitação tem foco em profissionais do setor privado e governamental e em estudantes de graduação e pós-graduação. Objetiva fornecer capacitação técnica e treinamento específico para profissionais e estudantes que desenvolvam atividades relacionadas às negociações internacionais em pesquisa e assessoria especializadas, tanto em empresas privadas como em agências governamentais. O curso será oferecido em três módulos, ao longo da semana, com duração diária de oito horas. Mais informações em: (www.mp.usp.br/chamadas/
curso-de-capacitacao-em-negociacoes-internacionais
).

D – Exportadora de Calçados

A Grendene, maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais, está completando 50 anos desde a sua fundação. A dona de marcas que caíram no gosto da população brasileira, como Melissa, Rider e Ipanema, iniciou as atividades em 1971, em Farroupilha/RS, como fabricante de embalagens para garrafões de vinho, mas viu na indústria calçadista a oportunidade de revolucionar a moda usando o plástico como um caminho para inovação, design, conforto e durabilidade. Hoje, a Grendene está empenhada na jornada pela sustentabilidade e transformação digital, com metas ambiciosas para o futuro, como expandir ainda mais os seus negócios no mercado internacional, avançar no uso de energia de fonte renovável nas suas fábricas, ampliar a utilização de matéria-prima de origem renovável nos calçados e alcançar a neutralidade de carbono (www.grendene.com.br).

E – Soluções Digitais

Fundada em 1989 e listada na Bovespa Mais desde 2013, a Quality Nextech – um dos principais players de tecnologia do Brasil, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e México – anuncia a abertura de mais de 120 vagas para a área de tecnologia nos mais diversos setores. A empresa auxilia seus clientes no desenvolvimento de soluções digitais, integração de serviços, automação de processos com RPA, Outsourcing de TI e GRC. Atua com especialistas em Squads também no desenvolvimento de plataformas digitais e oferece salários competitivos com vagas distribuídas para atuação no Brasil e México. Interessados podem acessar (https://jobs.kenoby.com/quality).

F – Doutorado na Alemanha

O webinário “Doctorate in Germany – Latin America 2021 – How to do doctoral research at TUM and FU Berlin”, que acontece no próximo dia 3 de março de 2021 às 12h, destina-se aos interessados em programas de doutorado na TUM e na FU Berlin. O evento conta com a presença de dois ex-doutorandos latino-americanos, que falarão sobre suas experiências. Em seguida, haverá uma sessão de perguntas e respostas, e espaço para a troca de ideias sobre como obter financiamento para os estudos, além de dicas de como entrar em contato com possíveis orientadores. O evento, transmitido via plataforma Zoom, será em inglês e contará com a participação do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Programa e formulário de inscrição:
(https://tum-conf.zoom.us/webinar/register/WN_uy3L7aeLRnS5Arc0sKtYwA).

G – Mercado Aeronáutico

A Boeing projetou uma demanda de 2.610 novas aeronaves na região da América Latina e Caribe ao longo das próximas duas décadas. A previsão reflete o impacto de curto-prazo da pandemia, assim como os fundamentos de longo prazo para viagens aéreas. Modelos comerciais com apenas corredor central representarão 90% dessa demanda por aviões, o que reflete a expansão de oportunidades acessíveis de viagem por toda a região. Esse mercado de 20 anos para aeronaves comerciais está estimado em US$ 365 bilhões, de acordo com a análise Commercial Market Outlook 2020 da Boeing, uma previsão anual da demanda por aviões e serviços comerciais, além da visão da companhia sobre as dinâmicas do mercado no curto, médio e longo prazo. Saiba mais em (https://www.boeing.com/commercial/market/commercial-market-outlook/).

H – Rodada de Empreendedorismo

As dificuldades enfrentadas pelos empresários prejudicam o crescimento da economia e levam muitas empresas a fecharem as portas. Mas este novo ambiente também pode gerar novas ideias e fortalecer as empresas que precisam inovar e “fazer diferente” para sobreviver e vencer. E é neste cenário que se apresenta a Rodada Virtual de Empreendedorismo, uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo. A Rodada chega com o objetivo de ajudar os empresários a criarem novas oportunidades de negócio de forma inovadora, em um mundo pós-pandemia. Os participantes poderão apresentar seus produtos e seus serviços em salas virtuais de reuniões, com até 15 participantes. Será permitida a entrada em até três salas. O evento ocorre no próximo sábado (6), a partir das 9h. Inscrições e mais informações: (https://rodadadeempreendedorismo.com.br/app_siteeditar).

I – Energia Fotovoltaica

A Edmond, fintech que fornece soluções de meios de pagamento para o mercado de energia fotovoltaica (solar), acaba de disponibilizar ao mercado a AppSolar -plataforma de comercialização de equipamentos fotovoltaicos, 100% gratuita, que auxilia integradores e instaladores a formular projetos e gerar os kits de produtos que mais se adequam às necessidades do consumidor final. A tecnologia inovadora e disruptiva com a qual a plataforma foi desenvolvida gera o elenco completo do sistema fotovoltaico em apenas um segundo, basta informar a potência ou o consumo energético em kWh. Ela também apresenta a comparação entre marcas e combinações quanto à produção energética, eficiência e retorno do investimento, para uma melhor tomada de decisão do usuário. Para mais informações, acesse (https://edmond.com.br/).

J – Mulheres que Transformam

A Veedha Investimentos apoia evento que acontece, na próxima quarta-feira (3), às 19h, de entrega do prêmio “Mulheres que Transformam”. A premiação especial tem como objetivo reconhecer aquelas que estão transformando o mercado em diversas áreas: tecnologia, educação, finanças, empreendedorismo, cultura e economia. A escolha das vencedoras será por meio de voto popular. As indicadas ao prêmio foram selecionadas por Rachel Maia (liderança e diversidade), Viviane Senna (presidente do instituto Ayrton Senna) e Fiamma Zarife (diretora-geral do Twitter Brasil). A socióloga Maria Helena Guimarães de Castro, a microbiologista Natalia Pasternak, Djamila Ribeiro, ativista feminista e Laura Carvalho, professora de Economia da USP, são alguns dos nomes em evidência. Para acompanhar a cerimônia acesse: (http://bit.ly/PremioMulheresqueTransformam); para ajudar a escolher as Mulheres que Transformam, acesse: (https://bit.ly/3bD9ThU).

K – Mantendo a Liderança

A Mercedes-Benz fechou o ano de 2020 novamente como a fabricante líder nas vendas de veículos comerciais no Brasil. Pelo 5º ano consecutivo, foi a marca que mais emplacou caminhões no País, conquistando mais de 31% de market share. No segmento de ônibus, com aproximadamente 47% de participação, manteve sua tradicional liderança de 64 anos. “Num ano atípico como 2020, fortemente impactado em todo o mundo pela pandemia do coronavírus, superamos os obstáculos e mantivemos a nossa marca no topo de vendas e de participação de mercado de veículos comerciais”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com isso, o Brasil volta a ser o primeiro mercado do mundo para caminhões Mercedes-Benz, além de ser também o maior para ônibus da marca”.