Negócios em Pauta 16/03/2016

em Negócios em Pauta
terça-feira, 15 de março de 2016

A – Ritos e Ruas

O mundo da fotografia mobile invadiu o Shopping Ibirapuera. Começa amanhã (17) a mostra “Ritos e Ruas” do street photographer Glauco Tavares. Uma exibição inédita que une dois pontos: o tradicional x tecnologia. São 40 imagens, com curadoria da mObgraphia Cultura Visual, que trazem todas as cores e a verdadeira essência de diferentes cidades da Índia, eternizadas pela lente de um celular e apenas ressaltadas com belos efeitos. Ao longo de nove anos e muitas imagens que retratam um país colorido e cheio de segredos, o fotógrafo, pela primeira vez, adotou uma nova ferramenta no seu ofício, as lentes de um celular, mas permitindo que o público passeie pelas emblemáticas ruas das cidades indianas como se estivesse lá (www.ibirapuera.com.br).

B – Cinematografia no Documentário

A Matilha Cultural promove nos dias 2 e 9 de abril o curso Cinematografia no Documentário, realizado pelo cineasta Mauro Martins. O objetivo é promover o entendimento das atividades do diretor de fotografia na elaboração de filmes documentais. O curso contacom apoio da Canon, que cederá duas câmeras profissionais, uma EOS C300 Mark II e uma EOS C100, para o desenvolvimento do curso. Por meio de aulas expositivas, são expostos conceitos, formatos e abordagens relativas a linguagem fotográfica, bem como o papel do fotógrafo na produção de um documentário. Mais informações em (www.matilhacultural.com.br).

C – Monitor Curvo

Profissionais que passam horas na frente do computador precisam ajustar iluminação, brilho e contraste do monitor para manter o conforto dos olhos. A Samsung conta com o monitor LED Curvo de 27″ em seu portfólio, que traz recursos especiais como Eye Saver Mode e o Flicker Free com o objetivo de aumentar o conforto dos olhos durante o uso. O Eye Saver Mode reduz automaticamente a emissão de luzes azuis do monitor, responsáveis por aumentar a tensão ocular. Já o recurso Flicker Free evita a tensão muscular ao redor dos olhos ao diminuir imagens e luzes instáveis. Além dos recursos, os monitores curvos oferecem uma experiência imersiva e, graças à curvatura, os olhos do usuário ficam à mesma distância dos cantos da tela.

D – Mercado de Self-publishing

Cada vez mais, as companhias tradicionais têm perdido espaço para o self-publishing, modalidade que facilita a vida dos escritores, ao permitir a publicação de livros, online ou impressos, sem intermediários. Para se ter uma ideia, segundo o Clube de Autores, primeira startup do gênero na América Latina, o segmento cresceu 38% no Brasil, de novembro de 2014 para novembro de 2015. Nesse período, a empresa ultrapassou a marca dos 50 mil títulos disponibilizados em sua plataforma, respondendo por 83% do mercado nacional. Na contramão da crise, o faturamento do Clube de Autores registrou crescimento de 38%, acompanhando os bons resultados do modelo mundo afora. Saiba mais em (www.clubedeautores.com.br).

E – Microscopia Eletrônica

Estão abertas as inscrições para os cursos da Escola de Microscopia do Laboratório de Caracterização Estrutural da UFSCar. As atividades são projetadas para pessoas que utilizam microscópio eletrônico em laboratórios industriais, acadêmicos e governamentais, como engenheiros, técnicos, físicos, biólogos, médicos, dentistas, cientistas forenses e gerentes técnicos. Até o dia 20 de abril, podem ser feitas as inscrições para o curso de “Introdução à Microscopia Eletrônica de Transmissão e Microanálise”, que ocorre entre os dias 27 e 29 de abril. O curso é coordenado pelos professores Walter José Botta Filho, Alberto Moreira Jorge Junior e Juno Gallego. Mais informações (www.lce.dema.ufscar.br), tel. (16) 3351-8536.

F – Web Services

Há dez anos, a Amazon Web Services tem sido a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente utilizada do mundo. A AWS oferece mais de 50 produtos para computação, armazenamento, banco de dados, analytics, mobile, Internet das Coisas (IoT) e aplicações para grandes empresas, em 32 zonas de disponibilidade (AZs), por meio de 12 regiões geográficas nos Estados Unidos, Austrália, Brasil, China, Alemanha, Irlanda, Japão, Coréia do Sul e Singapura. Mais de um milhão de clientes ativos em todo o mundo confiam nos serviços da AWS para potencializar suas infraestruturas em agilidade e redução de custos. Para saber mais sobre AWS, visite: (http://aws.amazon.com).

G – Viracopos Investe

O Terminal de Carga (Teca) de Viracopos, um dos mais importantes e movimentados do Brasil, responsável por movimentar cerca de 40% de toda carga aérea importada do país, recebeu investimentos para a implantação de um novo sistema de gerenciamento, o WMS (Warehouse Management System), para as operações de exportação e importação. A nova ferramenta é um dos mais importantes e estratégicos projetos para o setor de cargas. “O investimento apresentou imediatos ganhos de produtividade, melhorias de gestão e disponibilidade de informações aos clientes”, avalia o Assessor de Negócios de Carga de Viracopos, Adam Cunha. Os investimentos em melhorias de infraestrutura fazem parte do portfólio do Aeroporto de Viracopos que será apresentando durante a Intermodal South America, entre os dias 5 e 7 de abril, no Transamerica Expo Center.

H – Em Meio aos Vinhedos

Fãs de vinho que buscam por experiências diferentes vão se deliciar com as degustações e atividades oferecidas pela Vinícola Matetic, localizada a apenas 120 km de Santiago do Chile, entre os vales de Casablanca e San Antonio. Além de provar a bebida, os visitantes têm a possibilidade de fazer caminhadas, cavalgadas e passeios de bicicleta em meio aos vinhedos, em um campo de 15 mil hectares. Para os que quiserem curtir com tranquilidade todas as atrações, há ainda a opção de se hospedar no hotel La Casona, localizado próximo aos vinhedos e jardins da região. Há dois tours com degustação – o Corralillo e o Equilibrio. Neles os visitantes conhecem a adega e aprendem sobre os processos de vinificação, engarrafamento e envelhecimento da bebida. Outras informações em (http://matetic.cl/en/tourism).

I – BB Cadastra Entidade

A Fundação Banco do Brasil está cadastrando entidades interessadas em prestar serviço de reaplicação de projetos e técnicas de promoção do desenvolvimento social para moradores de empreendimentos do Programa Nacional de Habitação Urbana, financiados pelo BB. As entidades interessadas podem se inscrever até 30 de junho. Criado no âmbito do Minha Casa, Minha Vida, a reaplicação de tecnologias sociais ocorrerá em 124 empreendimentos imobiliários beneficiando grupos de famílias com renda bruta mensal de até R$ 1,6 mil. Com investimento social de R$ 20 milhões, as metodologias serão moldadas conforme a realidade de cada comunidade. O edital com mais detalhes está no site (www.fbb.org.br).

J – Loucos por Padoca

Na sequência da sua série de Paixões Paulistanas 2016, O Espaço As Meninas (Rua Paraíso nº 25, entre as estações Paraíso e Brigadeiro do metrô), promove o 1º Festival da Padoca e da Confeitaria de São Paulo no dia 10 de abril (domingo), das 11h00 às 19h00, com entrada franca. A ideia dos organizadores é reunir num único espaço expositores que ofereçam todo tipo de delícias comercializadas nas padarias paulistanas, como sonhos, pãezinhos, bolos, doces, sanduíches, enfim, tudo aquilo que os “loucos por padoca” mais gostam. Além disso, haverá degustação gratuita de várias gostosuras e sorteios de brindes. Está confirmada a presença do DJ Caio Gracco com o melhor da MPB para os visitantes. Outras informações você envontra em (https://www.facebook.com/events/481109242075701/).

K – Dobráveis e Inquebráveis

A Polaroid Eyewear, inventora das lentes polarizadas e que representa há mais de 75 anos o espírito pop de milhões de pessoas em todo o mundo, lança a nova Twist Collection para a temporada Primavera/Verão 2016: os novos óculos de sol em borracha que se dobram e não quebram. Esta nova linha eyewear é estudada para revolucionar a forma como as pessoas veem os óculos de sol. Com as suas tonalidades vibrantes, a sua flexibilidade e leveza, a Twist Collection da Polaroid é a união perfeita entre coolness e funcionalidade, para um uso indicado em qualquer momento: na praia, na cidade, na montanha e praticando qualquer esporte com a garantia de máximo conforto e resistência.

L – Serigrafia e Comunicação

Entre os dias 3 e 6, acontece no Anhembi a 26ª edição da Serigrafia SIGN, feira que envolve setores como comunicação visual, sinalização, sublimação, impressão digital, impressão têxtil, materiais promocionais, brindes entre outros. O evento reunirá fabricantes de equipamentos e máquinas, mídias, soft signage, routers, engravers, gravadoras a laser, tintas, solventes, látex, lona, papel, vinil e muitos outros produtos e serviços do setor. Empresas como Epson, HP, Serilon, Oce, Flexmag, Caldera, Silksmaq, Mimaki, Roland entre outras, já confirmaram presença. Além da feira, o evento terá como destaque a Arena do Conhecimento, que consiste em um espaço destinado a palestras, workshops e demonstrações ao vivo. Mais informações em (www.serigrafiasign.com.br).

M – Doutorado em Física

Até amanhã (17), estão abertas as inscrições para a segunda chamada do processo seletivo de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física, da Ufscar. A seleção será feita mediante o desempenho no Exame Unificado de Pós-Graduação em Física e análise curricular e documental. Os candidatos para o curso de mestrado devem apresentar, impressos e no formato eletrônico, o histórico de graduação, o currículo com a relação das publicações científicas e os projetos desenvolvidos com bolsa de iniciação científica. Também devem apresentar o currículo e histórico do mestrado. A ficha de inscrição e o Edital, contendo todos os procedimentos, estão disponíveis no site (www.ppgfis.df.ufscar.br). Mais informações tel. (16) 3351-8225 ou ([email protected]).

N – Soluções Sustentáveis

Estudantes de graduação, especialização, mestrado ou doutorado que tenham desenvolvido pesquisa sobre eficiência energética no saneamento podem concorrer aos R$ 75 mil do Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis. Serão premiados os seis melhores trabalhos acadêmicos com valores em dinheiro e com a publicação de um livro em 2017. O Prêmio está em sua primeira edição e é promovido pela Sanepar, que pretende estimular a pesquisa na área e encontrar soluções sustentáveis para a conservação, a racionalização e a produção de energia, um dos principais insumos do setor de saneamento. As inscrições vão até 15 de junho e devem ser feitas pelo site: (http://premio.sanepar.com.br).