Negócios em Pauta 26/02/2019

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

A – Educação Básica

A experiência de frequentar uma universidade ainda no ensino médio é o que vai possibilitar o programa Educa SP, lançado pelo governo do Estado de S.Paulo. No projeto-piloto serão atendidos até 30 mil alunos da rede do Ensino Médio em 2019, com acesso a atividades complementares em instituições de ensino superior públicas e privadas parceiras. É um ‘Corujão da Educação’, que vai ocupar os horários disponíveis nas salas de aula de universidades, garantindo melhor qualidade de ensino e motivação adicional para os alunos da rede do ensino médio. Objetiva ofertar conteúdos que deem sentido à trajetória dos alunos e, ao mesmo tempo, fornecer uma amostra da vida universitária.

B – Setor Metroferroviário

Vivendo um período histórico de expectativa de retomada de investimentos no setor metroferroviário, em março está previsto o leilão da Ferrovia Norte-Sul, um trecho de 1.537 km – ligação entre Porto Nacional e Estrela d’Oeste, e que prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos. A ferrovia é considerada a espinha dorsal para o escoamento da produção agrícola do País. Dentro desse cenário de avanços e desenvolvimento, acontece o principal encontro do setor metroferroviário da América do Sul, a 21ª NT Expo – Negócios nos Trilhos, no São Paulo Expo, entre 19 e 21 de março. A expectativa é a de atrair 5.000 profissionais do mercado. Para garantir agilidade, os interessados já podem fazer seu credenciamento: (http://www.ntexpo.com.br/pt/credenciamento).

C – Top of Mind

Com a conquista de cinco troféus, a Mercedes-Benz foi a grande vencedora do prêmio Top of Mind do Transporte 2018, levantamento anual realizado pela revista TranspoData. Foi a marca de caminhão mais lembrada espontaneamente por transportadores autônomos, empresários do transporte, embarcadores e profissionais ligados ao setor. Em sua terceira edição, esse levantamento validou as opiniões de 2,3 mil participantes para 18 categorias. Além de marca de caminhão mais lembrada, a Mercedes-Benz venceu outras quatro categorias: Rede de Concessionários, Caminhão Leve (Accelo) e Caminhão Médio (Atego), repetindo as premiações do ano anterior, além de ganhar na categoria Vans com a Linha Sprinter.

D – Paint the Future

A empresa holandesa de tintas AkzoNobel, que no Brasil é detentora de marcas como Coral, Sikkens e International, abriu inscrições para o desafio global “Paint the Future”, cujo objetivo é criar oportunidades de negócios sustentáveis em colaboração com startups, scale-ups, institutos de pesquisas e empreendedores. A AkzoNobel quer combinar sua escala global, conhecimento e expertise com as soluções geniais de empresas em estágios iniciais e visionários, trazendo mais tecnologia e inovação ao universo de tintas e revestimentos. Lançado em parceria com a KPMG, o desafio dará aos vencedores a chance de firmar um acordo com a companhia para o desenvolvimento colaborativo de um negócio sustentável. Inscrições e mais informações: (www.letspaintthefuture.com).

E – Jornada de Trabalho

O trabalho remoto está presente em cerca de 66% das empresas brasileiras. A modalidade nada mais é do que um estímulo aos colaboradores, poupando-os de recorrentes desgastes, como perda de tempo no trânsito e gastos com refeições fora de casa. Para tornar o home office mais eficiente, o ProdutivoApp (www.produtivoapp.com.br) permite que companhias possam viabilizá-lo sem medo e garante que funcionários atestem o cumprimento de sua jornada de trabalho e das horas extras. O sistema calcula o tempo gasto em cada aplicação ativa no desktop, sejam elas programas do Office, janelas de navegadores ou outros utilitários. Por meio desses números, a plataforma gera um índice de produtividade.

F – Tecnologia Agrícola

Um novo lote de ingressos para a Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começa a ser vendido no dia 1º de março. O valor do ticket é de R$ 45,00 e pode ser adquirido, por meio do link (https://www.agrishow.com.br/pt/visitar/compra-de-ingresso.html). A maior feira de soluções para o agronegócio nacional será realizada entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto. Principal evento de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow 2019 deve reunir mais de 150 mil visitantes qualificados do Brasil e do exterior, que poderão conhecer uma série de novidades preparadas pelas mais de 800 marcas nacionais e internacionais confirmadas no evento.

G – Programa de Estágio

A Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, acaba de abrir vagas para o Programa de Estágio 2019. Apesar de ter maior concentração de oportunidades em São Paulo (escritórios em Jurubatuba e Granja Julieta, na fábrica em Guararema e no centro de distribuição, em Cajamar), o programa também oferece oportunidades em cidades como Curitiba, Eusébio (CE), Blumenau e Rio de Janeiro. O programa de estágio tem duração de até dois anos e aceita inscrição de estudantes com formação prevista entre junho de 2020 a dezembro de 2022. Para mais informações, acesse: (www.99jobs.com/se).

H – Envelhecimento e Saúde

A UFSCar está com inscrições abertas para a especialização em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Em sua décima edição, o curso é destinado a profissionais de Fisioterapia, Gerontologia, Educação Física, Enfermagem, Terapia Ocupacional e outros da área da Saúde para atuação na prevenção e na minimização dos efeitos do processo de envelhecimento, e no cuidado sobre deficiências e incapacidades já instaladas, comuns na população geriátrica. A oferta é na modalidade a distância, com três encontros presenciais, em um total de 360 horas-aula. A partir de um método de educação flexível, o aluno pode gerenciar com autonomia o seu horário e o seu local de estudo. Saiba mais em (www.portaldoidosoativo.ufscar.br).

I – Direito das Diversidades

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está com inscrições abertas no portal (www.direitosbc.br) para o primeiro curso no Brasil de Pós-graduação em Direito das Diversidades e Inclusão Social, coordenado pelas professoras Clarice Assalim, Denise Auad e Eliana Borges Cardoso. O curso é modular, com duração média de 2 anos e o seu diferencial está no conteúdo programático, haja vista que serão abordadas as diversidades do universo cultural, social e de gêneros. Entre os tópicos estão mulher, criança, adolescente, jovem, idoso, LGBTTQI, refugiados, pessoas com deficiência e outras situações de inclusão. A primeira aula acontece no sábado (9/3) às 9h com a professora titular da Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ, Heloisa Buarque de Hollanda.

J – Certificado Halal

A Seara Alimentos participou da Gulfood 2019, maior feira anual de alimentos do mundo, realizada entre os últimos dias 17 e 21, em Dubai, e, já no primeiro dia, teve sua linha ‘Seara 100% Natural’ em evidência. Além de selecionada como finalista do prêmio ‘Most Innovative Meat or Poultry Product’, que elege os produtos mais inovadores em exposição no evento, a linha recebeu o Certificado Halal em solenidade no Stand da Emirates Authority for Standardization & Metrology, única autoridade nos Emirados que determina os padrões de qualidade e desenvolve padrões de excelência.