Negócios em Pauta 22/12/2023

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

A – Sony Music e Eventim Brasil se unem ao Cubo Itaú para acelerarem estratégias de inovação

A Sony Music, uma das maiores e mais relevantes companhias de música em escala global, casa de artistas consagrados e da nova geração de talentos e a Eventim Brasil, segunda maior empresa do mundo em venda de ingressos, acabam de anunciar uma parceria com o Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, que, desde 2015, conecta as melhores soluções para construir grandes cases de inovação para o mercado. A iniciativa tem o objetivo de impulsionar a indústria de entretenimento e cultura, especialmente no desenvolvimento de soluções tecnológicas diferenciadas para otimizar a experiência das pessoas, consumidoras de música e público de eventos, colaborando na estratégia de negócios ou ainda em novos caminhos que ofereçam experiências inéditas e criativas que engajem os fãs, impulsionando artistas e suas músicas. Ainda, aprimorando a gestão de eventos e a venda de ingressos (https://cubo.network/).

B – Quintais Produtivos

Cento e sessenta famílias de agricultores do Rio Grande do Norte receberam 1,8 mil mudas, entre plantas frutíferas como caju, manga, goiaba, acerola e graviola, que serão plantadas em quintais produtivos para o fortalecimento da agricultura familiar e segurança alimentar do assentamento rural conhecido como Alto da Felicidade. A iniciativa é parte do Projeto Reflorescer, apoiado pela 3R Petroleum, e que coloca em prática ações socioambientais para a restauração florestal de 60 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) e de reserva legal na comunidade. Fonte: (https://www.3rpetroleum.com.br).

C – Veículos Roubados

De acordo com dados divulgados no Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública no último mês de julho, o número de veículos envolvidos em roubo ou furto cresceu 8% em 2022, alcançando a marca de 373.225 ocorrências em todo o país, mais de mil registros por dia. Em 2022, São Paulo teve aumento de 15,4% nesse tipo de crime. Em 2023, já foram registradas 111.778 ocorrências, considerando os meses de janeiro a outubro. Desse total, 47.348 se deram na capital, onde a Av. Sapopemba é considerada a mais perigosa, com 248 incidências no período; Av. das Nações Unidas (173), Av. Raimundo Pereira de Magalhães (158), Av. Ragueb Chohfi (158) e Estrada de Itapecerica (121) completam o top 5 de endereços com maior incidência de sinistros na capital. Fonte e mais informações: (https://www.carbigdata.com.br/).

D – Gestão de Terceiros

A Bernhoeft, especializada em BPO, Cálculos Judiciais, Gestão de Terceiros e Consultoria Tributária, anuncia a realização da segunda edição do GRT Experience, primeiro congresso dedicado à Gestão de Terceiros, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de maio, no Teatro Frei Caneca, em São Paulo. O evento surge após o sucesso da edição anterior, consolidando-se como o principal acontecimento do setor no Brasil. As vendas para o primeiro lote já estão abertas, com preços promocionais disponíveis até 1º de janeiro de 2024, por meio da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/grt-experience-2024-congresso-de-gestao-de-terceiros/2171080?referrer=materiais.bernhoeft.com.br)

E – Gelos para Drinks

A Coco Leve, maior fabricante brasileira de gelos para drinks, anuncia o investimento de R$ 5 milhões no primeiro semestre de 2024, para conseguir suprir o aumento da demanda pelo produto no verão. Atualmente, a fábrica opera com 70% de sua capacidade, produzindo 190 mil unidades de gelos por dia. Até o final deste mês, a sede da indústria, em Atibaia (SP), produzirá com 90% da capacidade, 230 mil unidades/dia. Para suprir a demanda em alta no verão – que promete ser dos mais quentes dos últimos anos, a empresa investe em infraestrutura de estocagem, como a construção de uma nova câmara fria, que aumentará a capacidade de armazenamento dos gelos de 4 milhões para 10 milhões de unidades (https://cocoleve.com.br).

F – Viagens Aéreas

Após amplo diálogo entre o Governo Federal e as companhias aéreas, com o intuito de encontrar alternativas para ampliar o transporte aéreo aos brasileiros, as empresas apresentaram a primeira etapa do plano para oferecer passagens a preços mais acessíveis aos usuários. Entre as principais medidas apresentadas pelas companhias estão: valores mais acessíveis para bilhetes comprados com até 14 dias de antecedência da data da viagem, inclusão de serviços de remarcação sem cobrança de taxa adicional, oferta de tarifas mais acessíveis para compras realizadas em determinados dias da semana; aumento no número de oferta de voos e ampliação da frota aérea.

G – Full Contêiner

As secas dos rios do Norte do país e no Canal do Panamá, as enchentes no Sul e as questões geopolíticas – guerras entre Rússia e Ucrânia e entre Israel e Hamas – fizeram de 2023 um ano desafiador para o comércio exterior brasileiro. Apesar das dificuldades, a Asia Shipping, maior integradora logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo, cresceu quase 4 vezes mais que o mercado na importação marítima full contêiner. Enquanto o crescimento do mercado foi de 6,10%, a empresa atingiu a taxa de 22,42% impulsionada pela recuperação de algumas indústrias, como a de eletrônicos (https://www.asiashipping.co).

H – IPVA 2024

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato em São Paulo em 2024. A tabela de valores venais registra queda nominal de 4,1%, em média, nos preços de venda praticados no varejo, segundo levantamento feito pela Fipe. A tabela foi publicada pela Secretaria da Fazenda na quinta-feira (21), em edição suplementar do DOE. . A pesquisa identificou maior queda de preços de venda para automóveis, que apresentam recuo de 5,11%. As camionetas e utilitários tiveram queda de 4,35%, seguidos de motos, com redução de 2,26%. Os preços de venda de caminhões subiram 0,52% e ônibus e microônibus fecharam 0,69% acima do valor apurado no ano anterior.

I – Brasil Mais Produtivo

As empresas interessadas em ampliar sua produtividade e competitividade já podem se inscrever para participar do novo ciclo do Programa Brasil Mais Produtivo. A iniciativa liderada pelo governo federal, com o apoio do Sebrae, oferece o acompanhamento gratuito de Agentes Locais de Inovação a pequenos negócios com foco no fomento à inovação e utilização de novas ferramentas digitais. O programa é composto por duas modalidades: ALI Produtividade, que é focado no aumento da produtividade por meio da inovação, ou ALI Transformação Digital, focado na adoção de ferramentas tecnológicas para a gestão de seu negócio. Saiba mais em: (https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmaisprodutivo).

J – Sistemas Elétricos

Em 2023, a usina hidrelétrica de Itaipu deve ter uma geração superior a 82 milhões de megawatts-hora (MWh), representando a maior produção dos últimos cinco anos e um aumento de 18% em relação a 2022. A maior geração diária em diversos momentos do ano garantiu este incremento no volume gerado. No último dia 18, Itaipu registrou a produção de 320,95 mil MWh, a maior desde 3 de fevereiro de 2021. De acordo com o diretor técnico, Renato Sacramento, o desempenho de Itaipu em 2023 reforça mais uma vez a importância da usina para garantir a segurança e estabilidade dos sistemas elétricos brasileiro e paraguaio. Em 2024, segundo ele, a expectativa é de se manter o ritmo de produção de 2023, com boa oferta de água em Itaipu.

K – Ranking de Franquias

O setor de franquias no Brasil continua a trilhar um caminho de expansão, impulsionado por diversos fatores, incluindo o crescimento do agronegócio e o destaque de cidades fora do eixo Rio-São Paulo. Segundo o mais recente ranking das 30 maiores cidades que mais cresceram por operações, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising, Londrina, no Paraná, se destaca ocupando a primeira posição, registrando um avanço significativo de 25 posições em relação ao ano anterior. Este cenário revela uma tendência promissora para investidores. Londrina é o segundo maior município paranaense em população, é reconhecida pelo seu papel econômico no agronegócio e no setor industrial. Fonte e outras informações: (https://sonhagro.com).