Negócios em Pauta 25 a 28/03/2016

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 24 de março de 2016

A – Tempos de Crise

Na próxima quarta-feira (30), às 8h30, Renaldo Gonsalves, vice-coordenador da Faculdade de Ciências Atuariais da PUC-SP, ministra no CIEE uma verdadeira aula para quem quer saber como investir em tempos de crise. Mesmo quem não entende nada de bolsa de valores, alta do dólar e balança comercial pode assistir, pois a palestra também ensinará como entender e se relacionar com o mercado financeiro, sob o título ” Investindo em tempos de crise – Como entender e se relacionar com o mercado financeiro”. Ao final do evento, os participantes receberão gratuitamente o livro Matemática financeira – Guia para investidores no mercado financeiro e de capitais. O encontro será realizado nos Auditórios Ernesto Igel e Mario Amato (R. Tabapuã, 540 – Itaim Bibi). Inscrições obrigatórias e gratuitas no site (www.ciee.org.br/portal/eventos).

B – Ações da Siemens

Cada vez mais os colaboradores da Siemens estão investindo na empresa. Dos 348 mil colaboradores ativos no mundo, cerca de 153 mil – ou 44% do quadro de pessoal da Siemens – possuem ações da empresa. Trata-se de um aumento de 6% em relação à cifra do ano anterior de 144 mil colaboradores acionistas. Este ano, globalmente, mais de 120 mil colaboradores – ou cerca de 38% de todos os colaboradores elegíveis – participaram do Plano de Ações Adicionais da Siemens, o que é cerca de 8% a mais do que no ano anterior e um valor muito elevado em comparação com programas de ações globais similares. Após um período de indisponibilidade de três anos, os colaboradores participantes recebem uma ação sem despesa adicional para cada três ações que possuem. Este ano, a Siemens distribuiu aproximadamente 539 mil dessas ações adicionais em um valor total de cerca de € 47 milhões. Ao todo, quase 80 mil colaboradores em 65 países lucraram com a distribuição.

C – Trabalho como Motor

Americas Society/Council of the Americas organiza no próximo día 31, das 8:30h às 11:00h, no Hotel Unique, o seminário “New Skills at Work: Educação para o Trabalho como Motor para o Desenvolvimento e Inclusão”. O evento examinará a importância da educação técnica para o mercado de trabalho brasileiro e do investimento em capital humano para o desenvolvimento econômico do Brasil. Um grupo de economistas, empresários e acadêmicos discutirão soluções inovadoras de capacitação para promover a inclusão e a mobilidade do trabalho assim como para diminuir o descasamento entre as habilidades ensinadas nas escolas e as competências demandadas pelo setor produtivo. O evento é organizado em parceria com J.P. Morgan, Fundação Getulio Vargas e Clear – Centros Regionais de Aprendizagem de Avaliação e Resultados. Mais informações em ( http://www.as-coa.org/node/55176).

D – Mulheres do Mundo

O Continental Shopping, em parceria com as artistas do Atelier Gladys Ometto e Reinisart, realiza até o dia 31 uma exposição em homenagem a mulheres de todo o mundo.A mostra, que é inspirada em profissões, nacionalidades e estilo de vida de mulheres, conta com manequins de 1,70m de altura customizados com técnicas mista e de colagem. Entre as obras, destaca-se o manequim feito pela artista Gladys Ometto retratando a pintora Frida Kahlo, considerada uma das maiores artistas do século XX e que até hoje é referência mundial. Bailarina, florista, lavradora, musicista, escritora, oftalmologista, médica, policial, gari, roqueira, baiana, cigana e mulheres de países como México, África, Portugal, Japão e Índia estão entre os temas das peças que ficarão expostas em vários ambientes do Continental Shopping.

E – Finanças & Marketing

A Fundação Getulio Vargas realiza, entre os dias 4 e 8 de abril, a Semana Educação Executiva, com palestras gratuitas de grandes nomes do mercado para abordar os seguintes temas: gestão de pessoas, finanças, relações governamentais, setor automobilístico, marketing e vendas e relações internacionais. As nove palestras ocorrem a partir das 19h00, na Unidade da FGV na Rua Itapeva, 432. Entre os palestrante, Luiz Calado, vice-presidente do IBEF; Mario Mafra, CFO da Wheaton Vidros S/A; Cláudio Tomanini, professor de MBA da FGV; Bruno Cavalcanti Hohmann, diretor de Marketing da Renault; Rodrigo Tavares, fundador e CEO da Granito & Partners; Renard Aron, da Johnson & Johnson, entre outros. As vagas são limitadas, por ordem de chegada e o espaço é sujeito à lotação.Para participar, os interessados devem se inscrever pelo link (http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=2720&;P_IDIOMA=0).

F – Versão Mobile

A versão mobile do site do Estadão, que entrou no ar em maio do ano passado, acaba de receber um dos mais importantes prêmios internacionais para projetos inovadores em mídias digitais no mundo: o Pixel Awards. O site foi vencedor na categoria News & Publications (Notícias e Publicações). O novo site alia o conteúdo do Estadão a recursos inovadores de leitura e compartilhamento de notícias. Com ferramentas de geolocalização, identifica onde está o leitor e fornece informações de trânsito e clima. O projeto foi desenvolvido em parceria com a agência digital Huge. O Estadão Mobile já havia recebido no ano passado o UX Awards, um dos mais importantes na área de experiência de usuários em plataformas digitais, sendo o único vencedor de um país fora dos Estados Unidos e Reino Unido e o único de uma empresa de comunicação.

G – Líderes na Turbulência

Como os líderes dos 25 mais importantes segmentos da economia brasileira estão enfrentando esse longo período de crise? Quais suas estratégias para superar a tempestade e que fatores consideram para tomar suas decisões? Estas e outras questões vitais para a sobrevivência e crescimento dos negócios são os temas centrais do Fórum Allied Minds, programado para o próximo dia 29, na Febraban (Av. Brig. Faria Lima, 1.485). No evento, em primeira mão, o resultado de uma detalhada pesquisa realizada com 175 CEOs, Diretores de Marketing e de RH dos segmentos que movimentam a economia brasileira, como varejo, automobilístico, saúde, tecnologia, finanças, agronegócios, telefonia, alimentação, construção, indústria pesada, eletroeletrônicos, infraestrutura, energia e outros. Outras informações em (www.alliedmind.com.br).

H – Capacitação de Professores

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou protocolo de intenções com a multinacional Microsoft, com o objetivo de promover uma série de ações nos campos da educação, empreendedorismo e inovação. A empresa norte-americana colocará tecnologia de ponta e conhecimento técnico à disposição da Rede Estadual de Ensino, além de ONGs e startups locais.Ao todo, a iniciativa vai beneficiar cerca 800 mil alunos e 36 mil professores, em 1,2 mil escolas. Um dos pontos desse acordo assegura aos alunos da rede pública o acesso à plataforma de produtos Microsoft, incluindo licenças de tecnologias da marca, como o Office 365 Educacional, com Word, Excel, PowerPoint, OneNote e o OneDrive.

I – Arduino Day

No próximo dia 2 de abril, o Instituto Mauá de Tecnologia e a RoboCore realizam o evento mundial Arduino Day 2016. Será um dia cheio de palestras e workshops voltados a todos os aficionados pela plataforma. O objetivo da ação é compartilhar todo o conhecimento, as experiências e projetos feitos com Arduino, que ganhou importância no mundo por ser uma placa de prototipagem fácil de usar e que possibilita automatizar diferentes tarefas e projetos presentes no dia a dia. As pessoas que fizerem as inscrições, receberão a camiseta oficial do evento, acesso ao coffee break, e poderão assistir a todas as palestras do dia, além de escolher entre um dos cinco workshops: Arduino para crianças; Arduino básico; Automação residencial; Arduino + Node.js; Robô seguidor de linha. Mais informações e inscrições: (https://www.robocore.net/modules.php?name=GR_Eventos&;evento=25).

J – Pesquisas Sobre Frutas

Todos os preços de frutas e hortaliças do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em Piracicaba, já estão disponíveis online. Diante do volume de dados e particularidades dos 13 setores que acompanha periodicamente, a equipe Hortifruti Cepea criou um site específico para disponibilizar o conteúdo de suas pesquisas. Neste site estão reunidos preços de comercialização, análises de mercado diárias, vídeos quinzenais, todas as edições da revista impressa Hortifruti Brasil, pesquisas sobre marketing do setor e gestão de propriedades hortifrutícolas (custos de produção) e ainda as principais notícias sobre o setor (“Radar”). Veja em (www.hfbrasil.org.br).

K – Casa Container

A Gypsum, empresa pioneira em drywall, está patrocinando a construção inovadora de uma Casa Container em Taubaté. A Ciazzani, de São José dos Campos, é a empresa que está a frente da montagem dos sistemas drywall que vai dar o acabamento interno das paredes e forros da casa, com o devido conforto térmico e acústico dos sete containers que compõem o imóvel, que é totalmente sustentável. A construção de casas com o uso de containers já tem se tornado popular para as famílias que querem economizar. O tempo de finalização do projeto também é um benefício: a Casa Container de Taubaté começou a montagem em fevereiro e tem previsão de término em junho, o que representa uma economia de 60% do tempo em comparação a uma casa tradicional. Conheça o projeto em (www.guiacasacontainer.com). Outras informações em (www.gypsum.com.br).

L – Gestão Educacional

O vice-presidente de RH da Laureate Brasil, Osmar Stefanini, estará entre os especialistas da área educacional que participarão do XIV Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (Geduc). Com o tema Superando Desafios – Gestão para resultados e oportunidades de crescimento, o evento será realizado de 30 de março a 01 de abril, no Hotel Maksoud. Stefanini será debatedor do Painel “Surfando na crise – oportunidades que fazem a diferença”. A proposta é proporcionar discussões sobre modernas práticas gerenciais e tendências de mercado para a melhoria do ensino e maior eficácia da gestão das instituições. “Por isso, além de concentrar esforços na criação de estratégias que driblem a crise econômica atual, a área de RH precisa ter como prioridade o desenvolvimento e fortalecimento de processos de gestão que foquem na qualidade e sustentabilidade do crescimento do negócio”, reflete Stefanini. Saiba mais em (www.humus.com.br/geduc).

M – Produtividade no Brasil

Com o objetivo de contribuir com a melhoria do ambiente de negócios e produtivo do país, o Curso de Administração da ESPM e o Kaizen Institute promovem, nesta quarta-feira (30), o 1o. Workshop sobre Estratégias e Ações para o aumento da Produtividade no Brasil. Fruto de uma parceria entre as duas organizações, que no final do ano passado anunciaram a faculdade como uma das patrocinadoras do Prêmio Kaizen-Lean, ao lado do Instituto Mauá de Tecnologia e da Fundação Vanzolini, este encontro pretende refletir e incentivar ações que possam aumentar a competitividade das empresas nesse momento. Alguns setores, como o industrial, por exemplo, há algum tempo lutam para manterem suas operações e enfrentam sucessivas quedas de produtividade e, portanto, resultados. Mais informações (www.espm.br).

N – Alternativas ao Petróleo

Alunos e professores da rede estadual paulista podem contribuir na busca por projetos alternativos ao petróleo. Essa é a proposta do Prêmio Zayed de Energia do Futuro, promovido pelo governo dos Emirados Árabes Unidos e com apoio da Secretaria da Educação do Estado. O concurso incentiva a criação de ações de empresas, ONGS e instituições de ensino em energia renovável e sustentabilidade. Na categoria “escolas secundárias globais”, os candidatos devem enviar ao júri ações inéditas de energias limpas pensadas exclusivamente ao ambiente educacional. As opções incluem estratégias para redução de resíduos e até iniciativas para eficiência energética em prédios escolares. Caberá ao Prêmio financiar a conclusão do projeto vencedor. Mais informações em (www.zayedfutureenergyprize.com).