A – Alura Para Empresas promove live sobre tendências de educação e tecnologia
No dia 29 de novembro, a Alura Para Empresas, solução de desenvolvimento de pessoas em tech, fará uma live exclusiva para discutir as principais tendências que devem impactar as áreas de educação e tecnologia em 2024. O evento acontece às 18h30 e contará com diversos especialistas renomados do mercado. Dentre eles, estão: Luis Henrique Fortes e Rita Ruas, respectivamente, coordenador e gerente de sucesso do cliente da própria escola; Bruna Carvalho, coordenadora de RH da Soluti Digital; e Luciano Santos, escritor, mentor de carreiras e LinkedIn Top Voice. Segundo Adriano Almeida, líder da Alura Para Empresas, a ideia é que esse time ajude outros profissionais a extraírem insights que possam aplicar nas suas organizações. “Companhias de todos os tamanhos e segmentos já estão fechando seu planejamento. E o que elas devem esperar para o próximo ano? É isso que queremos abordar nessa discussão, tanto do ponto de vista da gestão e desenvolvimento de pessoas, quanto do tecnológico”, diz (https://empresas.alura.com.br/live-tendencias-2024).
B – Enpreendimento Verde
A Usina Termelétrica Cidade do Livro, do Grupo IBS Energy, iniciará a sua fase de construção. Com investimento de R$ 650 milhões, será a maior termelétrica do Brasil voltada para a geração de bioenergia e bioeletricidade por meio de múltiplos tipos de biomassa. Localizada em Lençóis Paulista, interior de São Paulo, foi o único empreendimento “verde” a vencer primeiro leilão de reserva de capacidade da Aneel, em 2021. Com 80 MW de capacidade instalada, a planta produzirá energia suficiente para abastecer uma cidade de 1 milhão de habitantes. Entre os principais insumos utilizados para a geração de energia estão o bagaço e a palha da cana de açúcar e o cavaco de madeira.
C – Sustentabilidade e Educação
Reunir as mentes criativas do Brasil para debater sobre sustentabilidade criativa e a educação. Esse é o objetivo do Borogoday 2023, principal evento de transformação criativa do país. Organizado pela Unesco-Sost Transcriativa, a quarta edição acontece entre os próximos dias 1 e 3, em Florianópolis. Com possibilidade de participação presencial e online, o evento espera alcançar mais de 10 mil pessoas com os conteúdos captados durante a imersão. Com a proposta de ser a maior concentração de Borogodó em três dias, a programação reunirá mais de 150 especialistas em inovação, criatividade, cultura, educação, sustentabilidade e diversidade. Saiba mais: (https://www.sympla.com.br/evento/
borogoday-2023-imersao-presencial/2250344?referrer=www.google.com)
D – Lanches e Bebidas
O consumo de lanches e bebidas não alcoólicas fora do lar está em ascensão ao redor do mundo. Na América Latina, por exemplo, apresentou alta de 25% em valor na comparação entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período do ano anterior. As informações da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, apontam ainda aumento de 10% na China e de 9% na Europa. Em relação aos meios preferidos, 8 em cada 10 pessoas comem em restaurantes do tipo Fast Food. Em média, os consumidores visitam esses estabelecimentos duas vezes ao mês, totalizando 24 refeições ao ano. Vale ainda destacar que, entre 2019 e 2023, a modalidade apresentou 30% de alta em valor e cresceu 5% em lealdade. Metade dos consumidores costuma comer no local, mas 26% preferem retirar os pedidos e 24% usam o delivery.
E – Transação Tributária
O governo do estado de São Paulo promulgou a Lei n° 17.843/2023, que estabelece o programa “Acordo Paulista”. A legislação oferece condições flexíveis de Transação Tributária, permitindo que os débitos considerados irrecuperáveis ou de difícil recuperação obtenham descontos expressivos. Para pessoas físicas, microempresas e empresas de pequeno porte, os descontos podem alcançar até 70%, com a opção de pagamento em até 145 parcelas. Nos demais casos, o parcelamento pode ser feito em até 120 vezes. Para Filipe Souza, especialista em recuperação judicial e sócio da LBZ Advocacia, essa é uma determinação importante para aqueles que estão em processo de recuperação judicial, visto que foram concedidas condições especiais de negociação.
F – Granéis Líquidos
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inaugurou o pier Ageo São Paulo. O evento, na Ilha Barnabé, margem esquerda do Porto de Santos é um marco, pois há 35 anos não se oferecia um cais público para o setor de granéis líquidos no complexo portuário santista. O início das novas operações no cais tornará mais rápido o recebimento de granéis líquidos em Santos, reduzindo a espera. Também autorizou a Ageo a iniciar investimentos para a implantação da nova bacia de tancagem no seu terminal. Ele agradeceu o presidente Lula e elogiou a memória do fundador da Ageo, Carlos Santiago. O ministro ainda destacou que em dezembro o túnel Santos-Guarujá será anunciado: “uma obra que, depois de cem anos, finalmente vai sair do papel”.
G – Previdência Complementar
No próximio dia 30 (quinta-feira), no Bisutti Boulevard JK, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327, São Paulo, acontece o V Seminário Previdência Complementar em Debate. A edição contará com a participação de importantes autoridades do governo federal. Algumas questões se impõem no presente em busca de respostas: A previdência complementar no Brasil está cumprindo o seu papel na seguridade social? Os riscos na previdência privada continuam os mesmos? O contrato de previdência privada precisa mudar? E o que nos reserva o futuro? Quais as tendências da regulação da previdência complementar? Quais as perspectivas para os investimentos do setor em 2024? Mais informações, confira em: (https://www.eventosprev.org/2023/v-seminario-previdencia-complementar-em-debate/info#agenda).
H – Brasil e Índia
O OneMBA – Global Executive MBA da FGV EAESP realiza na próxima quarta-feira (29), às 19h, um evento presencial sobre as oportunidades de negócios entre o Brasil e a Índia. Durante o evento, também será celebrado os 75 anos de relações diplomáticas Brasil-Índia para promover o crescimento sustentável. Entre os palestrantes estão o embaixador da Índia no Brasil e o diretor de Novos Negócios da Câmara de Comércio Índia-Brasil. Aconrece na Rua Itapeva, 432, andar térreo, salão FGV, em São Paulo. O evento será realizado em inglês. Mais informações: (https://evento.fgv.br/indiabrazil_2911/)
I – Automóvel Usado
Pesquisa da Webmotors mostra que 74% dos respondentes que adquiriram um automóvel usado consideram o carro como uma necessidade em sua rotina, enquanto 56% dos entrevistados que escolheram comprar um veículo zero quilômetro consideram como fatores fundamentais a comodidade, segurança, autonomia e liberdade. Realizado pelo Webmotors Autoinsights, o estudo visa entender as preferências dos brasileiros em relação a veículos novos e usados. Os dados também revelam quais os atributos que mais chamam a atenção no momento de adquirir um automóvel. De modo geral, o preço acessível está em primeiro lugar como fator decisivo na hora da escolha, à frente do conforto (2°) e do baixo consumo de combustível (3°).
J – Ranking de Sustentabilidade
A EcoVadis, uma das mais renomadas agências de classificação de sustentabilidade do mundo, premiou a Fronius, fabricante austríaca de equipamentos e soluções para setores de energia solar, carregadores de baterias e soldagem, como a empresa mais sustentável do ano. A empresa foi condecorada com certificação Ouro, colocando-a no topo do ranking das 5% de empresas que apresentaram melhor desempenho.A Fronius se destacou entre as 100 mil empresas avaliadas, de mais de 175 países e 200 setores diferentes, nos quesitos: meio ambiente, trabalho, direitos humanos e compras éticas e sustentáveis. Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, está localizada em São Bernardo do Campo, e é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias.
K – Microempreendedor Individual
O Santander Brasil começa a oferecer em seu site oficial para clientes empresas uma plataforma que permite a microempreendedores informais abrirem um CNPJ de forma rápida, gratuita e orientada. Qualquer pessoa pode usufruir da gratuidade, não precisa ser correntista ou firmar qualquer compromisso com o Banco. O objetivo com o serviço é facilitar o acesso a quem já empreende, mas ainda na condição de pessoa física, a todas as vantagens de trabalhar formalmente como MEI – sigla para microempreendedor individual. Basta acessar (www.santandernegocioseempresas.com.br/abra-seu-cnpj/). Vale destacar que o interessado deve atender a todas as regras do MEI como, por exemplo, não ter participação societária em outras empresas.