Negócios em Pauta 25 a 27/02/2023

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

A – Francesa vence ‘Máscara mais bela’ do Carnaval de Veneza

A francesa Karen Duthoit, 40 anos, proveniente da região de Lille, no norte da França, é a vencedora da edição 2023 do concurso da “Máscara Mais Bela” do Carnaval de Veneza. Batizada “Astrostar”, a máscara é composta por centenas de fragmentos de espelhos e com uma clara referência aos signos do zodíaco, o que conquistou o júri, presidido pelo diretor artístico do evento, Massimo Checchetto. A festa acontece sob o lema “Take your time for the original signs” (“Aproveite com calma os signos originais”, em tradução livre), que se inspira no zodíaco. Desde o último dia 11, a Piazza San Marco viu centenas de máscaras e fantasias desfilarem todos os dias, em um triunfo de criatividade e diversão que conseguiu deixar o público sem palavras. Personagens disfarçados de todas as idades e nacionalidades subiram ao palco da “Máscara Mais Bela”, a instalação cenográfica montada na “Sereníssima” para tirar uma fotografia e escolher a vencedora do concurso em 2023 (ANSA).

B – Preferência nas Adoções

O Adote Petz, programa de adoção do Grupo Petz, acaba de divulgar levantamento no qual o seu número de adoções atingiu em 2022 a marca de 66 mil pets adotados, desde a sua criação, em 2007. Pelo 3° ano um dado que se destaca é a liderança dos felinos nas preferências dos tutores, o número de gatos adotados no ano passado foi maior que o de cães, 63% contra 37%. Em 2020 esse número foi de 57% de gatos e 43% de cães, já em 2021 62% de gatos e 38% de cães. O Programa Adote Petz conta com a participação de mais de 120 ONGs e protetores independentes homologados. Por meio do programa, milhares de cães e gatos têm a chance de encontrar um lar. Atualmente, presentes em lojas nas 5 regiões do país, e que possuem espaços exclusivos para adoção. Saiba mais: (https://www.petz.com.br/blog/eventos-petz/).

C – Semana com 4 Dias

Apenas 34% dos brasileiros acreditam que as empresas do país vão adotar uma jornada de trabalho de quatro dias neste ano. É o que mostra a pesquisa “Global Advisor — Predictions 2023”, feita pela Ipsos em 36 países. O número do Brasil vai de encontro com a média global, que é de 37%. Os moradores dos Emirados Árabes Unidos, com 68%, são os que mais acreditam em uma redução da jornada de trabalho. Índia, com 63%, e Indonésia, com 54%, completam o topo da lista. Na outra da ponta do ranking, estão o Japão (15%), Suécia (22%) e Argentina (22%). Os dados mundiais indicam que o debate sobre a redução da jornada de trabalho está longe de um consenso. Outras informações: (https://www.ipsos.com/pt-br).

D – Personalidade Única

Um carro exclusivo e com volume limitado. E o melhor de tudo: elétrico e divertido como um legítimo MINI. Este é o MINI Cooper S E — Multitone Edition. Uma série especial, com pintura, acabamentos e interior exclusivos, que chega ao Brasil com volume limitado à apenas 25 unidades, tornando-o desejado e colecionável instantaneamente. A seleção de cores e tonalidades garantem a personalidade única desta Edição Especial que se apresenta para reforçar que a vida é “Multitone“. Com propulsão 100% elétrica, solução perfeita para mobilidade urbana de forma sustentável, o modelo já está à venda nas concessionárias da MINI no Brasil. Uma característica é a possibilidade de personalizar o nível de eficiência na regeneração de energia por meio de uma chave seletora no painel. O condutor pode optar entre a baixa ou alta regeneração de energia. Saiba mais: (https://www.mini.com.br/).

E – Energia Elétrica

Segundo pesquisa divulgada pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis alcançou a marca de 92% em 2022. O resultado foi obtido devido a vários fatores, dentre eles um cenário hídrico climático mais favorável, que contribuiu para a recuperação dos reservatórios de água e da expansão das usinas movidas pelo vento e pelo sol. Isso só comprova a real participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerada pelo SIN (Sistema Interligado Nacional), que foi a maior nos últimos 10 anos. Ao todo, foram gerados cerca de 62 mil megawatts médios por mês de energia no ano passado. “O país tem forte presença na geração de energia hidrelétrica e tem investido em tecnologias solares e eólicas, as quais têm crescido muito, chegando a essa marca incrível em todo o país”, explica Otávio Pepe, diretor Brasil da Clever Global.

F – Investidores Anjos

O Greentech Business, ecossistema que fomenta inovação sustentável conectando scale-ups de tecnologia verde com tomadores de decisão, anuncia a criação do Greentech Angels – primeiro grupo de investidores-anjos focado em tecnologias de impacto sustentável. A iniciativa une investidores de grande experiência multidisciplinar em diversos setores da economia, com o objetivo comum de acelerar scale ups, e impulsionar o crescimento de soluções que combatam a emissão de CO2 no ambiente, entre outras questões ambientais. Os critérios para a escolha das futuras investidas são voltados para o potencial de impacto, escalabilidade internacional, alto potencial de crescer receita e a experiência do empreendedor à frente do negócio. Saiba mais em: (https://greentechbusiness.com/pt).

G – Estágio na Itaipu

A Itaipu Binacional, em parceria com a Universidade Patativa do Assaré (UPA), abriu a seleção de estudantes de diversos cursos para o programa de estágio nas férias de julho. A modalidade de férias tem o objetivo de oferecer oportunidades para alunos de cursos superiores que moram em cidades fora da área de influência da Itaipu. Para os estudantes selecionados a Itaipu oferece transporte interno para os escritórios em Foz do Iguaçu e refeição. As inscrições seguem até o dia 31 de março e podem ser feitas pelo site da UPA (www.universidadepatativa.com.br) clicando no banner do programa. A Itaipu Binacional mantém um programa de apoio aos estudantes por meio da hospedagem solidária, na qual empregados voluntários oferecem estadia para os estagiários selecionados. Saiba mais em: (www.universidadepatativa.com.br).

H – Carteira de Crédito

As projeções feitas pelos bancos sobre o mercado de crédito apontam ligeira melhora para este ano – agora é esperada alta de 8,3% em 2023 ante 8,2% em dezembro de 2023, revela a Pesquisa Febraban que é realizada a cada 45 dias, logo após a divulgação da Ata da reunião do Copom. O aumento ocorre devido à expectativa de maior crescimento do crédito direcionado (+8,4% ante +7,7% da pesquisa em dezembro). O levantamento captou melhora da estimativa para a expansão do crédito direcionado tanto para a pessoa física quanto jurídica. A projeção para a carteira do crédito direcionado pessoa física passou de 8,6% para 9,2%, enquanto para a carteira pessoa jurídica, a projeção subiu de 5,8% para 7,1% (www.febraban.org.br).

I – Gastos com Chips

Os dez principais fabricantes globais de equipamentos originais (OEM), e que respondem por 37,2% do mercado total, diminuíram seus gastos com chips em 7,6% em 2022, de acordo com estimativas do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. A inflação global e as pressões da recessão enfraqueceram drasticamente a demanda por PCs e smartphones em 2022, impactando a produção global os fabricantes OEMs. A maioria dos compradores de semicondutores são os grandes fabricantes de PCs e smartphones. “Como resultado, uma queda acentuada na demanda dos consumidores por esses dispositivos impediu que os principais fabricantes aumentassem a produção e as remessas”, diz Masatsune Yamaji, Analista Diretor Sênior do Gartner (https://www.gartner.com/en).

J – Licitações e Contratos

Na quinta-feira (2), o Instituto Paulista de Gestão Municipal, que atua com o propósito de manter e aprimorar o canal de apoio e orientação aos dirigentes dos municípios, realizará o III Congresso de Gestão Municipal, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O Presidente do TCE, Sidney Estanislau Beraldo, além do Secretário diretor-geral, Sérgio Ciqueira Rossi,estão entre as autoridades confirmadas para palestrar. A iniciativa reunirá especialistas de diferentes áreas que envolvem a temática de Planejamento das Contratações Públicas e tem o objetivo de abordar a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos para Municípios, sancionada em abril de 2021, para apresentar as mudanças que entram em vigor em 1º de abril próximo. Inscrições (https://ipgm.com.br/eventos/3-).

K – Futuro da Conectividade

A catarinense FiberX participa do Mobile World Congress 2023, o maior e mais influente evento para o ecossistema de conectividade do mundo, que vai até 2 de março, em Barcelona, com mais de 2 mil expositores de mais de 200 países e territórios. A previsão dos organizadores é receber um público superior a 80 mil visitantes. A companhia brasileira leva seus executivos para conhecer as novas soluções dos parceiros globais, ficar por dentro das tendências do mercado e ampliar o networking com seus clientes e outras empresas globais. Os gestores também acompanha os temas que envolvem a aceleração do 5G, realidade ampliada, abertura e adoção de redes móveis e a expansão das tecnologias digitais para todos os setores da economia (https://www.fiberx.com.br/).