Negócios em Pauta 25/11/2022

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 24 de novembro de 2022

A – Primeiro caminhão de mineração elétrico a bateria

O programa Early Learner lançado em 2021 se concentra em acelerar o desenvolvimento e a validação dos caminhões elétricos a bateria da Caterpillar nas minas dos clientes participantes. Também busca dar suporte aos compromissos que cada cliente assumiu para reduzir e eliminar as emissões de gases de efeito estufa de suas operações. Um dos principais objetivos do programa é que a Caterpillar colabore mais estreitamente com seus clientes à medida que o setor passa por mudanças transformacionais durante a transição energética. Os clientes Early Learner se reuniram para assistir à demonstração ao vivo do protótipo de caminhão elétrico a bateria da Caterpillar em um percurso de sete km no campo de provas da companhia no Arizona, Estados Undos (https://caterpillar.com).

B – Planos de Saneamento

Até o dia 31 de dezembro, as cidades devem publicar o Plano Municipal de Saneamento Básico, o principal instrumento da política pública de saneamento básico a ser adotada pelo titular do serviço, conforme prevê o Novo Marco Legal do Saneamento. Cada município deve elaborar seu próprio plano. Ele deve trazer o diagnóstico do serviço, o planejamento estratégico, bem como programas, projetos e ações, além do plano de execução, entre outros quesitos. A existência de plano de saneamento será condição para o acesso aos recursos orçamentários da União ou aos recursos de financiamentos geridos ou administrados por órgão ou entidade da administração pública federal, quando destinados a serviços de saneamento básico. Saiba mais em: (https://boletimdosaneamento.com.br/).

C – Artistas Empreendedores

Com objetivo de auxiliar o profissional do setor artístico na gestão de sua carreira e na conquista da liberdade financeira, o Centro de Empreendedorismo de Arte e Cultura, em parceria com o Nubank, realiza no próximo dia 29, das 19h30 às 22h, no Teatro Paulinas (Rua: Dona Inácia Uchôa, 62 Vila Mariana), o 3º Encontro de Artistas Empreendedores, um evento que desde o início de 2022 vem colaborando com a cultura do estado de São Paulo, capacitando artistas e produtores, e fomentando novos empreendedores culturais. O programa conta com uma série de atividades, entre elas palestras, roda de conversa e intervenções artísticas. O foco é o vasto campo de trabalho que a capital paulista oferece, e a importância do mapeamento estratégico da cidade como ponto primordial para uma boa resposta e execução de qualquer projeto cultural. Inscrições: (https://mkt.acriart.org.br/encontrodeempreendedores).

D – Veículo Finalista

O Floripa Square é um dos finalistas do Prêmio Internacional ‘The Drum Awards for Out of Home’, um dos mais prestigiados prêmios para publicidade OOH do mundo, que reconhece campanhas, pessoas e empresas que impulsionam a inovação, a criatividade e a excelência na indústria do marketing. Os vencedores serão anunciados em 6 de dezembro, durante solenidade em Londres. Este é o único projeto brasileiro concorrendo ao Prêmio. A inauguração do complexo ocorreu com a primeira exposição de CriptoArte 3D ao ar livre. E foi justamente a mostra que consagrou o Floripa Square como um dos finalistas do prêmio internacional, em duas categorias: Campanha Local OOH do Ano e OOH Nova Abordagem.

E – 3 Milhões de Passageiros

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou em todo o mês de outubro a movimentação de 3,07 milhões de passageiros. Já o Terminal de Cargas (Teca) teve um total de 25,7 mil toneladas transportadas em outubro de 2022. Contabilizou 2,05 milhões de passageiros provenientes de voos nacionais. Já o tráfego internacional foi responsável por 33,2% do volume total de passageiros transportados em outubro, registrando 99,2 mil viajantes por dia. Ao todo, foram 21.527 pousos e decolagens no período. O aeroporto conta com 34 empresas nacionais e internacionais operando regularmente para 45 destinos fora do país.

F – Mercado Fotovoltaico

Nos dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, acontece o Encontro Nacional ABSOLAR, promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. O evento reúne os principais profissionais do setor solar fotovoltaico que estão em busca de se atualizar sobre as novidades regulatórias e de mercado, além de conhecer potenciais fornecedores, clientes e parceiros para o seu negócio. O tema do evento para esse ano é: “2 Terawatts de solar fotovoltaica nos próximos anos: estamos preparados?”. Inscrições e mais informações, acesse: (https://encontronacionalabsolar.org.br/).

G – Energia Solidária

A Blue Sol Energia Solar – pioneira e referência no setor de energia solar há 13 anos – anuncia o início do desenvolvimento de um trabalho social importante junto à sua rede de franquias. Trata-se do programa “Energia Solidária”, por meio do qual a empresa se compromete a doar um sistema fotovoltaico, a cada mil projetos comercializados, para instituições selecionadas, que necessitam de apoio para seguir desenvolvendo suas atividades. Com a implantação do programa, a Blue Sol Energia Solar já doou três sistemas fotovoltaicos completos, uma forma de beneficiar entidades, que cumprem papéis importantes na sociedade e nas comunidades em que estão inseridas. Saiba mais em: (https://bluesol.com.br/).

H – Lavagem Ecológica

A Wash Me é uma startup de gestão de lavagem ecológica de frotas que consegue utilizar em cada veículo apenas um copo d’água, ou seja, 400ml. Os produtos aplicados são sempre biodegradáveis e específicos para cada parte do automóvel, desde as lanternas até os assentos. Outro ponto alto do serviço é o sistema “delivery”, no qual a lavagem é realizada no lugar de estacionamento dos veículos. Dessa forma, a startup também reduz a circulação de grandes frotas, diminuindo a emissão de CO2. Seu serviço de lavagem é realizado na empresa do contratante e sua carteira conta com clientes em todo o País. Neste contexto, a startup vem investindo na profissionalização da sua rede, o que envolve a adesão de práticas de governança corporativa. Outras iformações, acesse: (https://www.washme.com.br/).

I – Feira do Livro

A 36ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara acontece entre os próximos dias 26 de novembro e 4 de dezembro. O Brasil estará no evento com uma delegação de dez empresas. A presença é promovida pela Embaixada do Brasil no México em conjunto com o Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro e ApexBrasil. A edição, realizada durante nove dias, terá a presença dos autores brasileiros Nara Vidal, Giovana Madalosso e Raphael Montes, além da tradicional comitiva formada pelas editoras nacionais Girassol, Cedic International Inc., Callis, University of São Paulo Press – Edusp, Editora Rua do Sabão, Global Editora, Mil Caramiolas, Évora Editora, Editora Imeph e Ciranda Cultural (https://www.fil.com.mx/).

J – Equidade Racial

Nos próximos dias 29 e 30, o Pacto de Promoção da Equidade Racial realiza a 1ª Conferência Empresarial ESG Racial no Teatro FECAP (Av. da Liberdade, 532 – São Paulo). Com a participação de CEO’s de grandes empresas, especialistas em indicadores de equidade racial e lideranças negras, o evento tem como proposta discutir sobre o Protocolo ESG Racial, criado pelo Pacto para mensurar e combater o racismo e a desigualdade dentro das organizações, os impactos do racismo no Brasil e as soluções para a dissolução dessas estruturas culturais, sociais e econômicas. Com apresentação da atriz e influenciadora digital Isabel Fillardis, a Conferência acontece das 9h às 18h. Mais informações: (https://pactopelaequidaderacial.org.br/).

K – Franquias Crescem

Demonstrando sua maturidade e que está ganhando ritmo com o arrefecimento da Covid-19, o setor de franquias brasileiro registrou crescimento de 18,7% no terceiro trimestre deste ano comparado a igual período de 2021. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF — Associação Brasileira de Franchising. De acordo com o estudo, feito em parceria com a BR Insights, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período. Na comparação entre os mesmos meses de 2020, a variação positiva foi ainda maior, de 28%. Em relação ao terceiro trimestre de 2019 (pré-pandemia), a receita do franchising também cresceu, superando em 19,2% o montante do período.