Negócios em Pauta 25/05/2023

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 24 de maio de 2023

A – Metrô de SP apresenta obras do artista italiano Tomaso Marcolla

O Espaço Cultural da estação do metrô Trianon-Masp apresenta ao público uma exposição do artista italiano Tomaso Marcolla, intitulada “Pôsteres”. As obras ficarão expostas até o dia 18 de julho. Segundo comunicado, a mostra revela como o artista de Trento está “conectado às questões da atualidade como: desigualdade de gênero, violência e abuso, crise econômica, solidariedade, preservação do meio ambiente”. “Marcolla traz ao público do metrô uma série de colagens digitais que provocam a reflexão sobre como a arte pode falar pelos grupos silenciados. Desde que começou a criar pôsteres, sua técnica mudou, mas a inspiração é a mesma: as notícias, uma questão social, um fato histórico que o atrai particularmente”, acrescentam ainda. (ANSA).

B – Salões de Beleza

O Beauty Fair Summit – Donos de Salão acontece no dia 5 de junho, no Sheraton São Paulo WTC Hotel com a participação de gestores e empresários do setor de salões de beleza. Promovido pela Beauty Fair tem a proposta de profissionalizar a gestão dos salões de beleza, independente do porte dos negócios. Profissionais renomados do setor, como Marco Antonio de Biaggi, Marcos Proença, Vivi Siqueira e Bruno Lotufo estão entre os palestrantes que irão compartilhar seus conhecimentos com os participantes. Em 2022 mais 800 mil profissionais estavam dedicados ao segmento de maneira formal. O ano também regirou aumento de 8% na quantidade de profissionais – como cabeleireiros, manicures, esteticistas e extensionistas de cílios, entre outros, com registro de 109.443 pessoas no sistema MEI. Saiba mais: (https://beleza.beautyfair.com.br/summit-salao-2023).

C – Brazil Forum UK

Entre os dias 17 e 18 de junho, a cidade de Oxford, na Inglaterra, sedia a oitava edição do Brazil Forum UK, evento organizado por universitários brasileiros que vivem no país e que tem como intuito debater pautas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento do Brasil. Com o tema Inovando caminhos, transformando futuros, a edição deste ano reúne representantes do poder público, da sociedade civil, da iniciativa privada e da academia para discussões que atravessam os campos político, econômico e social. A responsabilidade de governos e empresas na implementação de novas tecnologias; a discussão de soluções à crise do sistema prisional brasileiro e o papel fiscal para a recuperação de credibilidade, transparência e crescimento socioeconômico no Brasil são alguns dos outros temas. Mais informações: (https://www.brazilforum.org/).

D – Farmacêutico Português

A Pomada Minancora, um ícone dos cuidados com a pele no Brasil, está comemorando seus 108 anos. Desde sua criação em 1912, a marca tem sido sinônimo de qualidade e eficácia no cuidado com a pele. A trajetória da Minancora começou com o visionário farmacêutico português Eduardo Augusto Gonçalves, que desembarcou no Brasil em 1912 com um objetivo em mente: criar um medicamento revolucionário. Após explorar a diversidade da fauna e flora brasileiras, Eduardo encontrou os melhores ingredientes para formular o produto dos seus sonhos. No entanto, a criação não foi uma tarefa fácil. Após três anos de intensa pesquisa e tentativas, Eduardo finalmente conseguiu combinar cânfora, óxido de zinco e cloreto de benzalcônio em uma latinha laranja, dando início à queridinha dos brasileiros https://minancora.com.br/

E – Expectativa para os Concurseiros

Para quem vem estudando há muito tempo para ingressar na carreira pública,há muitas oportunidades este ano. O governo federal anunciou novas vagas de concurso público para recompor o quadro do funcionalismo, defasado nos últimos anos. Casos como o atraso da análise de processos no INSS, aumento da fila nos serviços de saúde, desassistência a povos indígenas com redução do quadro da Funai, mostram essa defasagem. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse, em abril, que até o fim deste ano devem ser anunciados três blocos de concursos públicos para recomposição de pessoal.

F – Primeiro Lote

A Receita Federal abriu ontem (24), às 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023. O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix. Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio. Para consultar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”. No primeiro lote, considerado pelo órgão o maior da história, serão distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes. A entrega da declaração do imposto começou no dia 15 de março e termina em 31 de maio, às 23h59.

G – Aston Martin e Honda

A Aston Martin anunciou que utilizará os motores da japonesa Honda a partir da temporada de 2026 da Fórmula 1. A equipe britânica definiu o acordo com a fabricante asiática como a “última peça do quebra-cabeça” para atingir voos mais altos na principal categoria do automobilismo mundial. A Honda deixou a F1 em 2021, mas manteve alguns laços com a Red Bull e a AlphaTauri, equipe satélite da pentacampeã de construtores. Enquanto isso, a Aston Martin continuará usando os motores da Mercedes até 2026, quando haverá uma mudança considerável no cenário técnico da categoria. “A tecnologia e o conhecimento adquiridos com a Fórmula 1 podem ser usados diretamente em futuros veículos elétricos de produção em série, incluindo nossos principais modelos esportivos”, destacou Mibe Toshihiro, CEO da Honda (ANSA).

H – Cantora Italiana

Em sua primeira visita ao Brasil, a cantora italiana Laila Al Habash realizará uma turnê em São Paulo. A estreia da artista nos palcos brasileiros será no próximo domingo (28), na Virada Cultural. Os shows ocorrem para celebrar a Festa da República Italiana, em 2 de junho. Além da capital paulista (28 e 29/5), a cantora também vai se apresentar em Santos (30/5), Jundiaí (1º/6) e Campinas (3/6). Todos os shows são gratuitos ao público. A turnê de Al Habash é promovida pelo Consulado Geral da Itália e pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. O Consulado Geral e o Instituto Italiano de Cultura desde sempre estão engajados na promoção das artes italianas nesta lindíssima e culturalmente rica parte do Brasil”, disse o cônsul Domenico Fornara (ANSA).

I – Publicidades Baianas

O mercado publicitário desempenha um papel crucial no estímulo ao crescimento de setores econômicos importantes no país. Segundo estudo realizado pelo Kantar IBOPE Media, as marcas investiram mais de R$74,1 bilhões em compra de mídia nos espaços publicitários brasileiros apenas em 2022, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. A importância do mercado publicitário na economia baiana também é indiscutível, pois esse setor desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico da região, impulsionando diversos segmentos e contribuindo para o crescimento sustentável. De acordo com estudo da Vanpro, em 2021, 53% das agências baianas aumentaram o faturamento, e em 2023, 70% das agências têm boas perspectivas para o futuro nos negócios, estimulando o consumo e fortalecendo a economia como um todo (ABMP).

J – Fabricante de Aerogeradores

O Grupo Nordex, um dos maiores fabricantes mundiais de turbinas eólicas, alcançou o marco de fabricação de 1.000 torres de concreto no Brasil e está fornecendo seus aerogeradores para alguns dos maiores parques eólicos em instalação atualmente no País, com um volume recorde de atividades de montagem e mão-de-obra alocada na operação. A instalação das 1.000 torres representa 3,3 GW de capacidade instalada dos aerogeradores instalados pela Nordex no Brasil, e equivale a 13% da capacidade total de geração eólica no País. Com mais de 1.300 empregados diretos, atua em três fábricas, localizadas no Rio Grande do Norte, no Piauí e na Bahia. Mais informações: (https://www.nordex-online.com/en/).

K – Transição Energética

O evento ‘ECOA PUC-Rio: Transição Energética’ tem formato híbrido e reúne 70 especialistas nacionais e internacionais. Fortalecendo seu papel de protagonista em questões de interesse mundial e focada em pesquisa, desenvolvimento e inovação, a PUC-Rio realiza o evento gratuito “Transição energética”, que ocorre de forma híbrida, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, das 8h30 às 18h30. Com 70 palestrantes e especialistas de variadas áreas do conhecimento, do Brasil e do exterior, o encontro tem como objetivo discutir diferentes perspectivas da Transição Energética, como a mudança da matriz energética e redução de emissões, temas que se tornaram meta para empresários, investidores, órgãos reguladores e governos, uma vez que está atrelado à agenda de compromissos ambientais.
(http://ecoawordpress.usuarios.rdc.puc-rio.br/evento-transicao-energetica/)