A – Acesso à Água
No próximo dia 28 (terça-feira), das 9h às 18h, acontece na Av. Paulista o “Desafio Habitat“, ação realizada pela Habitat para a Humanidade Brasil, ONG que promove a moradia digna para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Na ação, o público será desafiado a carregar um balde de dois litros de água na cabeça e realizar um percurso pré-determinado. Objetiva promover a conscientização e a empatia das pessoas sobre a realidade de milhões de brasileiros, que precisam caminhar longas distâncias no semiárido nordestino para abastecer suas casas com água para o consumo, para cozinhar e para tomar banho. A organização ainda informará a sociedade sobre como cada um pode ajudar (www.facebook.com/habitat.br).
B – 1 Milhão de Livros
A campanha Ler e Brincar, do McLanche Feliz, distribuiu 1 milhão de livros em apenas quatro meses, dois meses antes do previsto, consolidando a marca como incentivadora da criatividade por meio da leitura. Isso em um país em que apenas 56% da população lê assiduamente. A Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald’s em 20 países da América Latina, quer contribuir para a mudança desse cenário e desde 2013 já distribuiu 5 milhões de livros na região. A fim de incentivar a leitura infantil, o McDonald’s inovou e mudou a dinâmica do McLanche Feliz, dando ao consumidor a possibilidade de optar entre uma surpresa e um livro – algo que a companhia jamais tinha feito.
C – Criação de Videogames
Nos meses de dezembro e janeiro, a unidade Mind Makers de São Paulo, escola voltada ao desenvolvimento do pensamento computacional e de projetos maker, oferece cursos gratuitos sobre fundamentos de programação para crianças e adolescentes de 7 a 13 anos, em sua sede na Av. dos Eucaliptos, 331, Moema. São quatro aulas, cada uma com duração de 90 minutos. Haverá turmas abertas a partir de 4 de dezembro. Objetiva ensinar a lógica computacional, utilizando recursos tecnológicos como o ‘Scracth’, linguagem de programação desenvolvida pelo MIT que permite a criação de games personalizados, com cenários diversificados, regras e personagens, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia. Inscrições no tel. (11) 5531-8000 ou pelo e-mail ([email protected]).
D – Estatísticos da USP
Seu projeto precisa da ajuda de um estatístico? Basta você se inscrever gratuitamente na chamada lançada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos. Objetiva selecionar projetos para receberem o apoio dos pesquisadores do núcleo. Os estatísticos farão a análise dos dados, de acordo com a demanda de cada projeto, e apresentarão os métodos e resultados obtidos por meio de apresentação oral e relatório escrito. Serão aceitas propostas de empresas, fundações, indústrias, instituições de maneira geral, do setor público ou privado, assim como de pesquisadores ou pessoas físicas. Para obter informações mais detalhadas, acesse: (icmc.usp.br/e/ad186).
E – Transferência de Matrícula
A Faculdade de Tecnologia Termomecanica, que integra um dos principais projetos sociais da Fundação Salvador Arena na área de educação, iniciou o processo seletivo para transferência de matrícula para seus cursos de bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. Os cursos são totalmente gratuitos, presenciais e oferecidos pelo campus da FTT em São Bernardo do Campo. Poderão participar deste processo seletivo estudantes que estejam regularmente matriculados em curso de bacharelado (anual ou semestral) pertencente à mesma área de conhecimento do curso de interesse. A inscrição é gratuita e deve ser feita até o próximo dia 30 (www.ftt.com.br).
F – Matéria-prima na Moda
O movimento “Sou de Algodão” é uma campanha desenvolvida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, que contempla diversas ações de incentivo ao uso da fibra na indústria têxtil do país, com o objetivo de conscientizar o consumidor final sobre os benefícios da matéria-prima na moda. As ativações contemplam engajamento de influenciadores como estilistas, personal stylists, representantes de marcas que ditam a moda, empresários e blogueiras. Também estão previstas ações em redes sociais, plataformas digitais e um portal de conteúdo sobre o uso do algodão na indústria da moda (http://soudealgodao.com.br/), além de parcerias com marcas, iniciativas com instituições de formação em moda e apoios.
G – Inbound Marketing
Na próxima terça-feira (28), das 19h às 22h, no CO.W. Coworking Berrini (Rua Jaceru, 225 – Vila Gertrudes), acontece um workshop sobre Inbound Marketing, uma estratégia utilizada para aumentar vendas e atrair clientes utilizando publicidade online. Com Marcelo Sales, especialista na área, editor do blog ‘O Cara do Marketing’ e consultor de Marketing Digital. No workshop com entrada gratuita, Marcelo reunirá orientações sobre como essa estratégia, também denominada como Marketing de Atenção, pode aumentar as vendas e atrair novo clientes, fazendo um paralelo entre o panorama atual das empresas e como elas devem se portar com o novo perfil dos consumidores. Outras informações: (www.mycow.com.br).
H – Walking Tour
O Shopping Light – localizado no centro -, preocupado em manter viva a história da cidade de São Paulo, abre as portas novamente para o Museu do Light, que revela detalhes do Edifício Alexandre Mackenzie, inaugurado em 1929 como uma das mais luxuosas construções da época. O local é aberto ao público que se inscrever no Walking Tour ‘Descubra São Paulo a Pé’. O tour acontece uma vez por mês, sempre no último domingo, das 10h30 às 13h (tour externo) e 14h30 às 15h30 (tour interno). A ideia é abordar a história que permeia o local, antiga sede da empresa de energia Light and Power. É gratuito. Necessário o agendamento pelo telefone (11) 3154-2299. Informações (www.shoppinglight.com.br).
I – Mercado da Saudade
Especializado em comercializar produtos nacionais para as comunidades brasileiras que vivem em outros países, o chamado ‘mercado da saudade’ cresce e ganha força. Estados Unidos e Canadá são os principais destinos dos ingredientes brasileiros, um negócio que movimentou US$ 50 milhões no ano passado e deve crescer mais 10% neste ano. A Maricota Alimentos é uma das empresas de produtos regionais que expandiram seus negócios ao exterior. Com uma fábrica em Luz/MG, a empresa exporta mensalmente 50 toneladas de pão de queijo para 17 países, o que representa apenas 5% de sua produção. Somente o mercado americano representa 40% de suas vendas no exterior. A empresa mineira já emprega 500 pessoas e deve faturar R$ 145 milhões este ano. Saiba mais no site: (www.maricotaalimentos.com.br).
J – Transformação Digital
A FecomercioSP reúne especialistas para discutir como o segmento de comércio e serviços vem atuando em relação às mudanças impostas pela tecnologia. Da formação de preços ao atendimento ao consumidor, até o cálculo do estoque ideal, o empresário precisou se atualizar e vai ter que continuar acompanhando as tendências para não perder mercado. O evento ‘A transformação digital e o impacto no comércio de bens e serviços’, que acontece no próximo dia 29, levará aos participantes a opinião de especialistas que vão contar as experiências de suas empresas e o que ainda deve mudar, atingindo diretamente o empresário do comércio e de serviços. Inscrições: (http://www.fecomercio.com.br/evento/a-transformacao-digital-e-o-impacto-no-comercio-de-bens-e-servicos/inscreva-se/login).