Negócios em Pauta 23 a 26/05/2020

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 22 de maio de 2020

Livros em Casa

É bem no conforto do lar que clientes recebem a melhor para este período de isolamento social: o livro. O pedido é feito por aplicativo WhatsApp e a entrega é feita por um motoboy. O delivery ganha cada vez mais adeptos e ajuda a aquecer o faturamento de lojas da rede Leitura. A estratégia da rede tem dado tão certo que o serviço é oferecido em diversas cidades, como: São Paulo, Campinas, Mogi, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Rio, Campo dos Goytacases, Brasília, Campina Grande, Campo Grande, Goiânia, Recife, Porto Velho, Natal, Palmas, Recife e Vila Velha. Mais informações: (https://institucional.leitura.com.br/category_cidade_estado/delivery-).

B – Contabilidade e Finanças

As dificuldades e desafios encontrados pelos profissionais de finanças e contabilidade diante da inovação tecnológica, será o tema apresentado pela Fipecafi durante o 22º Congresso Anefac, que este ano aborda os “Dilemas Éticos na Transformação Digital”. O evento, que foi aberto na sexta-feira (22), continua nos dias 26 (terça-feira com o tema “Os Desafios dos Profissionais de Contabilidade e Finanças na Era Digital”), e 29 (sexta), pela primeira vez totalmente on-line, reunindo especialistas em RH, administração e finanças para discutirem temas relacionados aos dilemas éticos e o impacto das novas tecnologias na sociedade. O evento é gratuito e a inscrição pode ser feita pelo site: (https://www.anefac.org/congresso-formulario).

C – Fila Virtual

Uma nova tecnologia ajuda a evitar filas e aglomerações e gerar mais comodidade em lojas e supermercados. A Seal Sistemas – companhia que desenvolve tecnologias nos processos de empresas da cadeia de abastecimento – anuncia o lançamento do Sem Fila. Uma solução simples, de baixo investimento e fácil implementação por lojistas de qualquer porte ou segmento, dedicada a melhorar a gestão do fluxo de pessoas dentro e fora do estabelecimento por meio da inteligência tecnológica. Disponível para lojistas e pioneiro nesse modelo, o software envolve a leitura de QR Codes pelos celulares dos próprios clientes, sem que seja necessário instalar nenhum aplicativo. Mais informações: (www.seal.com.br).

D – Preparar para o Enem

Com o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, alunos passam a ter mais prazo para se preparar. Para os que têm acesso à internet, o SAE Digital disponibilizou, de forma gratuita, conteúdos que vão desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio no seu canal de YouTube (youtube.com/saedigital). Até o momento, os conteúdos já tiveram mais de 3 milhões de visualizações e 325 mil espectadores únicos de alunos das redes públicas e privadas. E, agora, os estudantes deste sistema de ensino começam a realizar as avaliações on-line para medir o nível de aprendizagem durante este período de pandemia e também já fazem os simulados do Enem.

E – Abastecimento de Água

Até 31 de julho, podem ser inscritas no Prêmio ANA 2020 boas práticas relacionadas à água e que contribuam para a promoção da segurança hídrica, gestão e uso sustentável dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Na categoria Governo, podem participar órgãos e entidades federais, estaduais, distritais e municipais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Também podem concorrer ações dos Tribunais de Contas, Ministério Público e Defensorias Públicas. Mais informações e inscrições para a premiação, que podem ser realizadas gratuitamente, é pelo hotsite (https://premio.ana.gov.br/).

F – Inovação Pós-crise

No próximo dia 30 (sábado), o Sebrae realiza a 6ª edição do Startup Day, voltado para startups, focado em inovação. O encontro será 100% virtual e gratuito, com uma programação interativa e diversa, que deve reunir milhares de pessoas online. A transmissão acontece por meio do site (www.sebrae.com.br/startupday) e pelo aplicativo (Gamefica.ai).
O evento, aberto ao público, acontece das 08h30 às 20 horas e as inscrições podem ser realizadas no link: (https://www.sympla.com.br/startup-day-2020__852758). Uma ótima oportunidade de traçar estratégias para o mundo do empreendedorismo, principalmente em momentos de crise.

G – Leilão de Imóveis

O Banco do Brasil, em parceria com o escritório Lance no Leilão, vai vender oito imóveis localizados nos estados da Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro (Rio: foto acima). Entre eles estão prédios, dependências e agências desativadas, lojas, um galpão e um apartamento. Com lances mínimos entre R$ 83 mil e R$ 13,7 milhões, é uma oportunidade para diferentes perfis de investidores, pessoas físicas ou jurídicas. O leilão será realizado de forma online, no dia 9 de junho, às 12h, pelo site (www.lancenoleilao.com.br/bb). Os interessados precisam fazer um cadastro com até 48 horas de antecedência, no mesmo portal.

H – Produtos da Apicultura

A comercialização de produtos provenientes da apicultura vem apresentando crescimento no Norte de Minas, especialmente o mel de aroeira. Típico dessa região, é considerado um alimento com propriedades que fortalecem o sistema imunológico. Os destaques nas vendas são o própolis verde, com acréscimo em torno de 300%, e o mel de aroeira, com pouco mais de 30%, gerando aumento de renda para 1.500 famílias de pequenos produtores rurais, organizados em 25 associações comunitárias e numa cooperativa regional com sede no município de Bocaiuva, apoiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Saiba mais em: (www.codevasf.gov.br).

I – Cadastro Positivo

Em decorrência do momento desafiador, a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI) e Serasa Experian realizam, na próxima segunda-feira (25), um evento totalmente digital sobre “Cadastro Positivo”. Junto com as medidas recomendas por autoridades de saúde pública – também se faz necessário buscar soluções que possam agregar no momento atual e pensar na continuidade dos negócios. O evento começa às 15h e, para participar, basta fazer sua inscrição em: (https://acrefi.zoom.us/webinar/register/WN_sUCiwE9mSteWranpe3t_YQ).

J – Retomando Operação

Após forte redução na operação do Grupo Latam Airlines e suas subsidiárias em virtude da Covid-19, a companhia anuncia um aumento gradual de suas operações nos próximos dois meses. Em junho, a operação passará de 5% para 9% da sua capacidade pré-crise e em julho atingirá 18%. A Latam entende a complexidade de tomar decisões neste momento de incerteza e, por isso, vai oferecer mais flexibilidade para a compra e programação de viagens, com descontos de até 20% na tarifa, medidas sanitárias adicionais e orientações aos passageiros para viajar durante a crise.

K – Cursos Gratuitos

Com o propósito de transformar vidas promovendo o saber e a empregabilidade, o Centro Universitário IBMR, do Rio de Janeiro, liberou mais de 100 cursos totalmente gratuitos, na sua plataforma online, para a quem quer impulsionar a carreira e carimbar mais conhecimentos no currículo durante a quarentena. É uma oportunidade para se capacitar e incrementar o currículo sem sair de casa. São capacitações nas áreas mais variadas como educação, direito, tecnologia, negócios, saúde, turismo e hospitalidade, comunicação, entre outros. Ao se cadastrar na plataforma, o usuário seleciona o curso que deseja fazer e tem um período de até 30 dias para concluir os estudos. Confira as opções e faça a sua inscrição em: (http://loja.ibmronline.com.br/curso-gratis).