Negócios em Pauta 08/05/2024

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terça-feira, 07 de maio de 2024

A – Limite de captura para a lagosta sinaliza um novo tempo para a pescaria

O início da safra da lagosta de 2024, que aconteceu em 1º de maio, marca um novo horizonte para essa pescaria. O Ministério da Pesca e Aquicultura publicou a Portaria que estabelece o limite de captura de 6.192 toneladas para a lagosta vermelha (Panulirus argus) e a lagosta verde (Panulirus laevicauda). A medida simboliza uma conquista vinda da união e do consenso entre pescadores, a comunidade científica e a indústria que processa e que exporta. A medida impacta direta e positivamente a população de lagostas, que apresentou uma redução de mais de 80% desde a década de 1950, com o início histórico da pescaria nos estados de Pernambuco e do Ceará. Estima-se que, em 2015, o estoque pesqueiro já estava abaixo de 18% de sua biomassa antes da pesca. Esse patamar extremamente baixo representa risco iminente de colapso para uma pescaria tão valiosa, que alcançou, em 2022, uma receita em exportações que chegou à casa dos R$ 400 milhões e que envolve cerca de 4 mil embarcações e mais de 15 mil famílias de pescadores e pescadoras. – Fonte: (https://oceana.org).

B – Ação Solidária

O programa Avião Solidário da Latam acaba de mobilizar uma ação, em parceria com o Movimento União BR, para transportar doações para a população do Rio Grande do Sul, vítima das enchentes. As doações serão levadas pela companhia para Porto Alegre a partir da normalização da operação do Aeroporto Salgado Filho. A parceria dará apoio logístico para as doações de alimentos não perecíveis, roupas, itens de higiene e limpeza. As empresas interessadas em doar podem entrar em contato com o movimento União BR por meio do e-mail ([email protected]). A Latam também vai coletar doações voluntárias de seus funcionários em todos os escritórios e 52 aeroportos no Brasil.

C – Contabilidade e Auditoria

Nos dias 11 e 12 de junho, no Teatro Claro (Rua Olimpíadas, 360), em São Paulo, acontece a 14ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, no formato presencial e online. Promovida pelo Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, o evento terá a participação de cerca de 1.000 convidados, que poderão assistir a painéis sobre as questões que mais impactam e desafiam a Auditoria Independente, como as perspectivas das informações de sustentabilidade e asseguração, atualidades das Normas Internacionais de Relatório Financeiro e as oportunidades e implicações do uso da Inteligência Artificial nas atividades de Auditoria Independente. Saiba mais: (https://www.ibracon.com.br/14conferencia/).

D – Consumidores nas Lojas

A SYN, uma das maiores empresas de aquisição, locação e administração de imóveis comerciais do Brasil, realizou uma pesquisa com consumidores em grandes cidades para avaliar a intenção de compra para o Dia das Mães, uma das datas mais importantes do varejo. O levantamento aponta que 62% dos entrevistados pretendem ir às compras, no meio físico, para garantir o presente, ante 56% que tinham a mesma intenção no ano passado. Diferentemente dos últimos 3 anos, a volta ao ambiente presencial se consolida. Segundo o estudo, cerca de 19% das pessoas ainda estão indecisas entre comprar online ou nas lojas físicas e outros 19% já decidiram que vão adquirir os presentes online. Saiba mais: (https://www.syn.com.br).

E – Campanha Nacional

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul, o Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o país, está promovendo um movimento conjunto de solidariedade. A mobilização visa arrecadar recursos para auxiliar as regiões impactadas. As doações recebidas por meio do Pix da Fundação Sicredi serão destinadas à compra de recursos e mantimentos, que serão distribuídos à população dos municípios atingidos. Os interessados podem enviar suas doações para a chave pix ([email protected]), conferindo o nome favorecido como Fundação Sicredi.

F – Check-up Gratuito

A Nissan tem a segurança como um dos seus pilares fundamentais e está comprometida globalmente em contribuir para um mundo com zero fatalidades. Por isso, no mês internacional da conscientização para redução de acidentes de trânsito, a fabricante japonesa lança no Brasil a campanha “Mês da Segurança Nissan”, ação em que as concessionárias da marca em todo país oferecem gratuitamente o check-up para os veículos dos seus clientes. O serviço já está disponível em todo o território nacional e vai até o próximo dia 31. Contempla a avaliação de 21 itens dos modelos da Nissan, como sistema de freios, suspensão, rodas, pneus, óleos, fluídos lubrificantes, entre outros.

G – Empregador Doméstico no DET

O empregador doméstico tem até o dia 1 de agosto para aderir ao DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista). A plataforma foi criada com o objetivo de possibilitar a comunicação eletrônica entre o patrão e a Inspeção do Ministério do Trabalho. O presidente do Doméstica Legal, Mario Avelino, destaca que a obrigatoriedade de cadastro não é apenas uma recomendação, mas sim uma exigência legal. Uma das vantagens é sua capacidade de padronizar e agilizar as comunicações entre os auditores-fiscais do trabalho e os empregadores. O Doméstica Legal preparou um passo a passo para que o empregador não tenha dúvida ao se cadastrar. Confira em: (https://drive.google.com/file/d/
1FJdXml2Bxftye9bjvI74y_B9UspnzAB6/view
).

H – Comercio de Flores

A floricultura nacional está bastante otimista com as vendas de flores e plantas ornamentais para o Dia das Mães. Os produtores, principalmente os associados às cooperativas, já venderam antecipadamente entre 60% e 95%, dependendo da espécie, de toda a produção programada para a data. A expectativa é a de que as vendas sejam 8% melhores do que em 2023. A data responde por 16% do comércio anual de flores e plantas ornamentais, sendo, por isso, considerado o “Natal” da floricultura brasileira. As compras antecipadas de flores pelos distribuidores, garden centers, floriculturas, rede de supermercados e outros varejistas já são uma prática comum há muitos anos. “Essa logística permite aos atacadistas garantirem tanto preço quanto produto para a ocasião”, lembra Renato Opitz, diretor do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura.

I – Correspondentes Bancários

Amanhã (9) e na sexta (10), acontece no Pro Magno, em São Paulo, o Workshop Corban360, evento de capacitação para correspondentes bancários. Contando com o apoio de marcas que são referências do setor, recebe empresários, gestores e consultores do ramo de crédito como principal público, além de diversos palestrantes com grande reconhecimento e expertise nos temas abordados. O correspondente bancário é responsável por atender mais de 50% do público de aposentados, pensionistas, servidores públicos e assalariados que buscam linhas de crédito com taxas acessíveis e chega a lugares das periferias e interiores do Brasil que as grandes agências bancárias não chegam. Saiba mais: (https://workshopcorban360.com.br/workshop360-2024/).

J – Doação em Cripto

A Bitso, líder da América Latina em serviços financeiros baseados em cripto, lança uma campanha emergencial para arrecadar fundos para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A Bitso se compromete a dobrar as doações: a cada real doado pelos seus clientes, a empresa doará mais R$ 1. A arrecadação vai até o próximo dia 12. Para doar, basta realizar uma transferência pelo app da Bitso (Bitso Transfer) em qualquer criptomoeda, para [email protected]. A Bitso irá converter para reais todo valor doado em criptomoedas e depositará, integralmente, o valor em reais na conta SOS Rio Grande do Sul, o canal oficial do governo do Estado para arrecadação das contribuições financeiras.

K – Contact Center para PMEs

A Embratel anuncia o lançamento do Atendimento Fácil, uma solução inovadora que configura de forma personalizada uma central de atendimento em Nuvem em pequenas e médias empresas (PMEs), de acordo com a necessidade dos negócios. A novidade é baseada no Amazon Connect, serviço de contact center omnichannel da Amazon Web Services (AWS), da Embratel e oferece serviço de voz integrado, além de ferramentas automatizadas e dinâmicas para que PMEs proporcionem experiências de assistência elevadas. Mais informações: (www.embratel.com.br/solucoes-de-ti/atendimento-facil).