Negócios em Pauta 23 a 25/03/2024

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 22 de março de 2024

A – Mostra de peças arqueológicas da Itália pré-romana chega a SP

Uma exposição trazendo relíquias da cultura Daunia, datadas dos séculos 4 e 2 a.C., chega a São Paulo. Intitulada “Formas e Cores da Itália Pré-Romana: Canosa di Puglia”, a mostra apresenta artefatos arqueológicos originais, no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, entre os dias 28 de março e 8 de junho. A exposição destaca peças selecionadas dos museus arqueológicos de destaque das cidades de Bari e Taranto, na região da Puglia, além de Canosa, onde muitos dos artefatos foram originalmente descobertos. Pela primeira vez no Brasil, os visitantes terão a oportunidade de explorar uma gama diversificada de artefatos, incluindo armaduras, jóias, cerâmicas, acessórios matrimoniais e outros itens de significado arqueológico. A mostra faz parte do programa “Il Racconto della Bellezza” (“Narrar a beleza”), iniciativa conjunta entre a Direção Geral dos Museus do Ministério da Cultura e a Direção Geral da Diplomacia Pública e Cultural do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, destinada a promover e valorizar o patrimônio cultural italiano no exterior (ANSA).

B – Contas Atrasadas

Os Correios e a Serasa informam que o atendimento presencial para negociações de dívidas com descontos especiais está disponível em todas as agências. Devido à alta procura nas agências centrais das capitais, principalmente, em busca de acordos de contas atrasadas de energia e dos benefícios do Programa Desenrola, há formação de filas e demora no atendimento. Os Correios reforçam que o atendimento está disponível nas mais de 6 mil agências espalhadas pelo Brasil e a renegociação de dívidas pode ser realizada presencialmente, em todos os municípios, sem taxas ou custos adicionais até o final do MegaFeirão, no próximo dia 28. Saiba mais: (www.serasalimpanome.com.br).

C – Jovens Talentos

O Bettha, startup especializada em recrutamento e seleção, em parceria com a Nestlé, líder mundial em alimentos e bebidas, anuncia as inscrições para o Programa de Estágio 2024, que objetiva oferecer oportunidades de desenvolvimento e carreira para jovens talentos, proporcionando uma experiência única no ambiente corporativo. O orograma busca preparar os estagiários através de uma jornada completa de aprendizagem. Com feedbacks constantes, registros de avaliações e possibilidade de movimentações internas ou efetivação, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimento prático e desenvolver suas habilidades profissionais. Mais informações e inscrições no link: (https://www.nestlecomvoce.com.br/programa-de-estagio).

D – Tradição Muçulmana

O segmento de alimentos certificados Halal terá uma representação de peso na Anuga Select Brazil 2024. A Fambras Halal Certificação terá um espaço especialmente preparado para mostrar ao público o conceito Halal, com produtos, serviços, palestras e oportunidades para networking. O Halal Zone será um pavilhão aberto aos visitantes nos dias da Anuga Brazil, de 9 a 11 de abril, no Anhembi, em São Paulo.O visitante encontrará produtos e serviços com a certificação Halal, com acesso a materiais e amostras, e terá à disposição uma equipe de especialistas que compartilharão informações sobre o conceito Halal e o processo de certificação. Saiba mais: (https://anuga-brazil.com.br/).

E – Melhores Cafés

Os vencedores da 33ª edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, criado no Brasil há mais de 30 anos pela marca italiana illycaffè, foram revelados. Criada em 1991, a honraria é a principal premiação do setor cafeeiro no Brasil e marcou o início do relacionamento direto entre a illy e os cafeicultores nacionais, mecanismo mais tarde expandido para outros países produtores. Minas Gerais foi o principal destaque da premiação, pois três vencedores saíram do estado: Décio Bruxel (Cerrado Mineiro), Matheus Lopes Sanglard (Matas de Minas) e Flávio da Costa Figueiredo (Sul de Minas). A cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo e os produtos de todos os participantes foram analisados por comissão composta por especialistas no setor (Ansa).

F – Latas de Alumíneo

A Abralatas, entidade que representa o setor de latas de alumínio para bebidas no Brasil, apresentou dados que revelam que a latinha de alumínio caiu no gosto dos brasileiros. As vendas de novos produtos explodiram em 2023. A água em lata, por exemplo, cresceu 74,6% em 2023 com relação a 2022. A lata, que completa 35 anos de vendas no Brasil, já alcança mais de 20 produtos envasados para todos os tipos de ocasião. O setor também é referência em reciclagem. Nos últimos 15 anos, foram recicladas mais de 95% das latas de alumínio no Brasil, confirmando o país como um dos maiores recicladores de latinhas do mundo e fazendo do segmento um exemplo de economia circular (https://www.abralatas.org.br/).

G – Reinvestimento na Sudene

As empresas instaladas na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) podem utilizar até 30% do seu IR devido para reinvestirem no próprio empreendimento. O Banco do Nordeste convida empresários e representantes de classe para conhecerem mais sobre o assunto nesta quarta-feira, 27, às 9h30, no auditório do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon), na Rua Líbero Badaró, 425, 14º andar, no Centro de São Paulo. A participação é gratuita. As confirmações de presença podem ser feitas pelo telefone 11 2172-4100.

H – Formação de Desenvolvedores (PCD)

A Sankhya, uma das principais desenvolvedoras de software de gestão empresarial (ERP/EIP), em parceria com a SoulCode, edtech brasileira de tecnologia educacional, abre inscrições para o Bootcamp Java Full Stack, exclusivo para pessoas com deficiência (PCD). O programa intensivo de desenvolvimento, totalmente online, ao vivo e gratuito, visa proporcionar inclusão digital e oportunidades reais de empregabilidade na área de desenvolvimento Java Full Stack para os participantes. São 480 horas de conteúdo, ministrados ao longo de um período de 12 semanas. O programa não exige conhecimento prévio ou experiência anterior na área. Saiba mais: (https://soulcode.com/sankhya).

I – Eventos e Turismo

As inscrições para a 25ª Edição do Prêmio Caio já estão abertas para agências especializadas, clientes finais, organizadoras e fornecedores para eventos em todo o país. Considerado o “Oscar dos Eventos” no Brasil, o prêmio contempla trabalhos realizados entre o período de 1 de julho de 2023 a 30 de junho de 2024, nos segmentos de Eventos, Cliente Final, e Serviços para Eventos, além de entregar o Prêmio Caio Sustentabilidade, que reconhece processos ou ações de sustentabilidade ambiental, social ou econômica de eventos, prestadores de serviços ou empreendimentos. Saiba mais em: (https://www.premiocaio.com.br/).

J – Pousos e Decolagens

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou 21,5 mil pousos e decolagens e a movimentação de cerca de 3,2 milhões de passageiros no mês de fevereiro. No mesmo período do ano passado, foram 2,9 milhões de pessoas embarcando e desembarcando pelos terminais. Nos dois primeiros meses de 2024, foram 7 milhões. O mês de fevereiro foi marcado pelo Carnaval. Nesse período, as operações nacionais tiveram uma média de 117 mil passageiros por dia, com 3,5 mil pousos e decolagens. Nas operações internacionais, foram cerca de 42 mil passageiros por dia, com 5,7 mil pousos e decolagens. Em média, foram 196 operações por dia, que ligaram os viajantes a 51 destinos, sendo Buenos Aires, Santiago, Lisboa e Miami os mais procurados.

K – Vagas de Estágio

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná está com mais de 3,6 mil vagas de estágio disponíveis em todas as regiões do estado. Em Curitiba e na região metropolitana, há mais de 1,8 mil oportunidades. Para se candidatar, é necessário ser estudante com idade igual ou superior a 16 anos, regularmente matriculado e frequentando cursos do Ensino Médio, Educação Profissional de Nível Médio, Educação Profissional de Nível Superior, Educação Superior, Pós-Graduação e Educação Especial. As áreas com maior oferta de vagas são Administração, Pedagogia, Direito, Contabilidade, Educação Física e Engenharia Civil. Interessados podem conferir as oportunidades disponíveis e se cadastrar no site (https://www.cieepr.org.br/).